Home Rap Nacional DAMATTA lança videoclipe para “Novos Ricos”
DAMATTA - NOVOS RICOS

DAMATTA lança videoclipe para “Novos Ricos”

por ZonaSuburbana

DAMATTA, cria da Zona Norte do Rio de Janeiro, se lança como artista! Quando o curso da humanidade muda, DAMATTA sentiu a necessidade de expor seus sentimentos em forma de canções que abrangem seu cotidiano e o cotidiano dos que a cercam. Nasce um novo sonho, o de cantar a verdade, cantar o que vive, cantar o que vê, cantar o que sente. A artista uniu toda a experiência adquirida através da sua produtora DAMATTA CREW, que desde de 2016, vem apostando sempre no corre coletivo e independente de artistas pretos, periféricos e LGBTQIA+, buscando através da música um lugar de afirmação, ambição e potência.

Novos Ricos”, seu primeiro single, estabelece um discurso que vai na contramão do governo atual, colocando o subúrbio como centro da economia, da criatividade e da prosperidade de um modo geral, que fica ainda mais nítido no videoclipe roteirizado pela própria artista em parceria com Ana Acioli que também assinou a direção. A faixa conta com produção musical de Lubrax, Beno, Sh1ft e com a participação do percussionista argentino Maximiliano Zambrano. As gravações foram feitas no Rio e em São Paulo, com trocas intensas entre todos os envolvidos. Lubrax deu um toque especial nas guitarras, levando o ritmo musical Drill pra uma outra vibe. Podemos dizer que o som é um AfroFunkDrill.

O clipe de “Novos Ricos”, filmado e editado por Lipe Combo, coloca mais uma vez o povo como protagonista, promovendo um tapete vermelho das diversidades, com um desfile da vida real.

O clipe de novos ricos fala sobre as lembranças pessoais de DAMATTA e o local escolhido foi sua área, Fazenda Botafogo, onde é casa ha mais de 50 anos da famosa Feira de Acari. A feira de Acari passou a funcionar no final dos anos 70 e sua fama virou sinônimo de produtos baratos, sem imposto e sem notas fiscais. Quando se aproxima  da feira, pode-se ouvir vendedores gritando coisas do tipo: “Se é roubado não sei, mas juro por minha sogra que não fui eu que roubei”.

Ao longo da feira é possível encontrar de tudo. Produtos essenciais ou de última geração, de papel higiênico a videogames, a maioria das mercadorias você encontra pela metade ou por um terço do preço de mercado.

A fama da feira é tanta que chega a ser citada músicas como “Feira de Acari” de Zeca Pagodinho, “W / Brasil (Chama o Síndico)” de Jorge Ben e a “Feira de Acari” de MC Batata que foi tema na novela Barriga de Aluguel. Quem nunca dançou o refrão: “É sim, lá em Acari!”.

Ana Acioli que fez a direção e também é nascida e criada na área, mora no Parque Columbia, bairro vizinho de Acari. Damatta destaca que quando pensou em gravar na feira foi por todos os exemplos que ela sempre viu de pessoas ali ganhando a vida como podem. Seja por desespero, necessidade ou por gosto.

A própria cantora já vendeu e comprou coisas na feira.

A música fala sobre ser um novo rico, e a riqueza que ela destaca no clipe quando convida pessoas e vendedores reais da feira para desfilar na passarela do

$uces$$o. Sabemos que a palavra sucesso tem um significado diferente para cada pessoa, para muitos vendedores o sucesso, a vitória está em vender suas mercadorias no domingo para garantir o sustento da semana. Acari é considerado um dos bairros mais violentos do Rio de Janeiro. Um dos propósitos do clipe é mostrar que mesmo nos confins da cidade existem coisas boas, e Damatta quer mostrar isso através da sua arte. Ela quer colocar sua área no mapa, contar a sua história e a história de um lugar genuíno, tanto para a cantora quanto para o Rio de Janeiro.

Com filmagens e edição de Lipe Combo e Luiz Kunner nas artes visuais, Damatta trouxe para o processo do clipe uma equipe formada por “Crias” em parceria com a plataforma Dicria, fundada por Ana Acioli. A equipe do clipe é majoritariamente preta, e LGBTQIA+ Igor foi selecionado através de um edital com bolsa remunerada para fazer um Laboratório de Corre. Firmando assim um dos compromissos da Damatta Crew e da Dicria enquanto produtoras que é promover a diversidade. Por conta da pandemia a equipe foi bem reduzida.

Gostaríamos de agradecer aos parceiros que somaram com a gente: Anastacia Monteiro (assistente de produção), Marcos Vasc (Maquiagem), Crazy Jeff (Fotografia), Cesar Varella (Assistente de Direção), Wendel (Figurino), Eric  Bordallo (Coreografia), Stetefani Prado (Dançarina). Contamos também com reforços a distância. Equipe online:  Leticia Ribeiro – SP (Designer), Ingrid da Matta e Marcius Victoriano”- Lisboa.

Novos Ricos” vem para engrandecer e afirmar o mantra: “Sinta o sucesso, você já trabalha para isso!

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações