Home Noticias Craques no improviso, paulistas se classificam para competição nacional de batalha de rimas
Craques no improviso, paulistas se classificam para competição nacional de batalha de rimas

Craques no improviso, paulistas se classificam para competição nacional de batalha de rimas

por RAPLongaVida

Com improviso e muita criatividade em rimas que variam desde situações rotineiras até posicionamentos sociais, jovens residentes da capital paulista representarão São Paulo em busca do título nacional do Red Bull FrancaMente, uma das principais competições de batalha de rima do País. De modo especial, a disputa é inspirada no maior evento de rap do mundo, o Red Bull Batalla, e chega à segunda edição no Brasil, adaptado com exclusividade à língua portuguesa.

Por meio do aplicativo exclusivo do evento e de modo totalmente online, quatro rappers paulistas se destacaram entre mais de 200 MCs de diferentes regiões e chamaram a atenção de um júri de peso, composto por Kamau, Slim e Mamuti, que os escolheram para as fases qualificatórias. Luís Nascimento (Bigão), Heliabe Ramon (Helibrown), Alexandre Bane e Vinicius (Vinny Nine) agora disputarão uma vaga na Final Nacional: entre os 32 classificados para essa fase, apenas 15 poderão avançar à decisão. 

Para Mamuti, alcançar um consenso foi trabalhoso. “O nível geral me surpreendeu positivamente, principalmente dos MCs que não têm projeção ainda”, avalia. Slim também foi surpreendido pelos inscritos e precisou fazer um trabalho minucioso para chegar na seleção final. “Você precisa conseguir enxergar um potencial no MC”, conta. “Ele pode nem ter mandado a melhor rima, mas dá pra entender quando o cara desenvolve muito bem”, diz. Kamau reforça sobre o processo e o que impacta em um bom resultado. “Freestyle é rima de momento, então, vai de quem estava no melhor momento quando gravou o vídeo e de quem vai estar melhor no dia dos enfrentamentos finais”, afirma.

Bigão, por meio de vídeo que garantiu a sua classificação, expõe o que acredita e deixa claro seu desejo constante de evolução. “Na rima eu já me garanto, por isso me aplico no que faço e sempre viso meu trampo. Busco meu progresso, penso no sucesso, mas não penso nisso como ganância em excesso”. Já Helibrown, participante da primeira edição do evento, que ocorreu em 2018, volta ao torneio em busca do título. “Salva, salve FrancaMente, venho aqui com a franqueza da minha mente. ‘Cê’ sabe que é isso: é emoção e inspiração, mesmo estando ou não na televisão. É isso ‘memo’, eu participei da primeira edição e agora quero chegar na segunda, mas com rima vagabunda, ‘cê’ sabe que é assim que a gente não afunda.”

Nesta etapa de fases qualificatórias, que ocorre durante o mês de junho, MCs do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Belém e Salvador participam de duelos e precisam convencer Clara Lima e Max B.O. de que devem avançar à final nacional, que ocorre em julho e será composta por 16 finalistas (15 vencedores das qualificatórias regionais + vencedor do Red Bull FrancaMente 2018 como convidado). 

Fique de olho nas datas!

Em 2021, o Red Bull FrancaMente conta com fases de inscrições, qualificatórias e final nacional. Confira, abaixo, as principais datas para não perder nada do evento:

28/04 a 16/05: Inscrições

25/05: Anúncio dos classificados para a fase de qualificatórias

31/05 a 06/06: Qualificatórias regionais

24/06: Anúncio dos classificados para a fase final por meio de Live especial no canal da Amazon Brasil, na Twitch.

Julho: Final nacional

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações