Home Editorial Conheça o Movimento Musical liderado por Criolo, Rael, Yzalú e Liniker

Conheça o Movimento Musical liderado por Criolo, Rael, Yzalú e Liniker

por Dj Abraão

No Brasil os movimentos musicais e seus representantes marcam gerações. Podemos citar como exemplo a Bossa Nova, Tropicalismo, a resistência do Samba nos anos 80 e o próprio Rap Nacional nos anos 90. Hoje em dia não é diferente, a geração de hoje tambem tem um movimento pra chamar de seu, e é a Música Periférica Brasileira. Geralmente são artistas negros, que saem de diversos pontos perifericos de SP e influenciados pelo soul, mpb, samba e rap, fazem um som original e marginal, umas forma diferente mais arrojada de reivindicar seus direitos e falar de amor.

Um dos ícones desse movimento é o rapper Criolo, influenciado por Cartola, Chico Buarque e Racionais, estourou no Brasil com seu álbum ‘Nó na Orelha’, que trouxe uma forma diferente de cantar rap, que encantou tanto a periferia quanto a classe media, e seus shows são lotados tanto no Brasil como no exterior.

Rael por sua vez tem influências óbvias de Gil e Milton Nascimento, ele canta e rima como o Criolo, mas o seu diferencial fica por conta de saber tocar violão, conquistou o Brasil com a música ‘Envolvidão’, uma música de amor com levada pop, mas no seu repertório tem músicas de protesto como a música ‘É o Moio’.

A representante feminina dessa banca é a cantora e compositora Yzalú, ela ficou conhecida por fazer releituras de raps dos anos 90. Suas principais influências são Gal Costa, Marisa Monte e Sabotage. Em seu primeiro CD ‘Minha Bossa é Treta’, misturou MPB Popular e Rap. Suas músicas mais conhecidas são ‘Mulheres Negras’ composta pelo rapper Eduardo, e ‘Figura Dificil’, música inédita do Sabotage.

Temos também o Liniker, que é uma mistura perfeita de Tim Maia e Ney Matogrosso, um artista que veio pra ficar, que também ficou conhecido pela internet, seus vídeos chegam a mais de 1 milhão de acessos, ele por sua vez não canta músicas de protesto, deixando isto por conta de sua imagem defendendo a liberdade e o direito de cada um ser como quiser ser sem rótulos ou padrões.

Por: Coletivo MBTV

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações