Home Editorial Conheça Kranium, nova aposta do Dancehall
Conheça Kranium, nova aposta do Dancehall

Conheça Kranium, nova aposta do Dancehall

por RAPLongaVida

Aposta para o cenário musical em 2021, o jamaicano Kranium é um dos maiores representantes do dancehall, estilo popular de música jamaicana que conquistou o mundo. O artista segue uma escalada global e já ultrapassou a marca de meio bilhão de streams e mais de 350 milhões de views com os clipes lançados.

Nascido Kemar Donaldson, o jovem jamaicano mudou com a família para os Estados Unidos aos 12 anos e, desde muito cedo, já mostrou o talento musical. Com referências do reggae, hip hop, soul e R&B, e inspiração em músicos como Beenie Man, Bounty Killer e até do tio – o ícone do reggae Screwdriver, Kemar foi criado em um lar cristão cercado pelo gospel. Ele desenvolveu uma intensa paixão pela música que se espalhou por outros gêneros, incluindo o dancehall.

Depois de se formar na academia de música de Screwdriver, Kemar mudou-se para o Queens, onde andou para a cena reggae que prosperava entre a grande população caribenha nos bairros periféricos de Nova York. Kemar começou a gravar em Nova York por volta de 2008, ganhando o nome de Kranium por sua habilidade de gravar músicas “direto da cabeça”, sem caneta ou papel. “Eu conhecia todos os DJs que tocavam todas as noites e nunca parava de dar novas músicas a eles”, diz Kranium. Todo verão no Queens, eu tinha uma música em destaque”, revela o artista. Foi aí que ele gravou o hit Nobody Has to Know”.

Em 2020, a caminhada de sucesso de Kranium seguiu com o lançamento de “Gal Policy”, um dos singles favoritos dos fãs, que acumula mais de 25 milhões de visualizações no clipe oficial no YouTube. No Brasil, o artista já ultrapassa a marca de 1,4 milhão de streams. Conquistado pelo país, em breve, o artista deve lançar um novo projeto com influências de ritmos brasileiros.

Drake a cantou no palco durante apresentações ao vivo. Amber Rose dançou no Instagram. A canção abriu caminho nas paradas mundiais do iTunes Reggae, entre nomes como Bob Marley e UB40. A melodia irresistível da música e a letra sedutora acumularam mais de 5 milhões de reproduções no Soundcloud e mais de 40 milhões no YouTube, catapultando a carreira de Kranium: da cena dancehall underground de Nova Iorque a uma apresentação no BET Awards e à assinatura com a Atlantic Records – uma distribuição nacional Warner Music Brasil. “Nobody Has to Know” já soma, atualmente, mais de 119 milhões de streams globais.

O sucesso da música ajudou Kranium a fazer história como o primeiro artista de dancehall baseado em Nova Iorque a conseguir alcance internacional desde Shaggy. O segundo hit do artista “Can’t Believe Feat. Ty Dolla $ign e Wiz Kid” acumulou mais de 9 milhões de streams no Spotify e figurou na 12ª posição nas paradas de reggae. O single também levou o nome de Kranium para fora dos Estados Unidos, atingindo a posição #4 nas paradas de reggae no iTunes do Reino Unido e figurando entre as 20 melhores em nove outros países, incluindo Nigéria e Grécia.

O primeiro EP, “Rumors”, alcançou mais de 307 milhões de streams até o momento, e ainda é considerado como um dos projetos mais sólidos de dancehall de todos os tempos. Kranium conseguiu se manter consistente ao longo dos anos e o álbum de estreia, “Midnight Sparks”, prova exatamente isso. O projeto é baseado em afrobeatsafrowave e dancehall. Singles como “In Charge”, “Hotel” feat. Ty Dolla $ign e Burna Boy, “Proud” feat. Mahalia, e “Just The Style ft. Alkaline”, mostram a engenhosidade e criatividade musical do artista.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações