Home Editorial C-Walk, os passos [ímpares] dos Crips

C-Walk, os passos [ímpares] dos Crips

por RiDuLe Killah

Crip Walk, também conhecido como C-Walk, é um movimento de dança que se originou no início da década de 1970 por membros da gangue Crip do Centro Sul de Los Angeles, e desde então se espalhou por todo o mundo. A dança é principalmente um ato de realizar rápidas jogadas e intrincadas.

História

A rivalidade entre os Crips e o Bloods foi espalhada no mundo do entretenimento, com a adoção da dança de gangue por vários reppers na Costa Oeste dos Estados Unidos, que lhe deram o nome de Crip Walk. A dança envolve o movimento de seus pés, classicamente para a ortografia de C-R-I-P. Essa dança foi usada por Crips em festas para exibir a afiliação, particularmente em relação a gang rival, Bloods. O lance ficou tão sério que a MTV proibiu de transmitir todos os vídeos musicais que continham o Crip Walk.

Bloods e Crips

O Crip Walk originou-se na década de 1970 em Compton, Califórnia. O Crip Walk é enfatizado em muitas músicas de rep, incluindo faixas Xzibit, como “Get Your Walk On” e “Hood Hop” de J-Kwon.

O C-Walk foi originalmente uma dança simbólica estritamente para os membros da gangue Crip no início da década de 1980 no Centro Sul de Los Angeles, no entanto, no início da década de 1990, a dança evoluiu para uma popular dança de hip hop. A dança era usada originalmente pelos membros do Crip para especificar seus nomes e outros símbolos Crip. Os membros do grupo costumavam soletrar a palavra “Blood”, o nome de sua gangue rival, antes de realizar o movimento ágil dos pés. Acredita-se que o Crip Walk foi usado como um sinal para iniciar assaltos — um vigia exploraria uma localização, enquanto outros membros do Crip assistiam e esperavam o C-Walk para indicar que a área é tranquila. Também acredita-se que o Crip Walk era realizado logo após o assassinato de um membro da gangue rival.

Quando Serena Williams venceu o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de 2012 contra a Maria Sharapova, ela fez uma dança da vitória. Mas não era apenas uma dança de vitória.

Exemplos

  • No vídeo “Hoo Bangin”, dos Westside Connection, o repper WC (Neighborhood 111 Crips) pode ser visto fazendo o Crip Walk.
  • Snoop Doggy Dogg (Rollin 20s Long Beach, California Crip) pode ser visto fazendo a dança no vídeo de “Drop It Like It’s Hot” e também em “The Streets”.
  • A música “Get Your Walk On”, de Xzibit, faz referência ao Crip Walk.
  • Kurupt fez uma música intitulada “C Walk”.
  • A jogadora de tênis, Serena Williams, causou uma pequena reviravolta no torneio olímpico de tênis no verão de 2012, quando ela realizou imediatamente o Crip Walk após derrotar a Maria Sharapovain na partida que lhe rendeu medalha de ouro no Center Court de Wimbledon.
  • No vídeo de música “i” de Kendrick Lamar, o artista vê Crip realizando a dança em inúmeras cenas.

Manancial: Wikipedia

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações