Home Rap Nacional Brisa Flow fala sobre amor e coragem entre pessoas originárias em “Making Luv”
Making Luv - Brisa Flow

Brisa Flow fala sobre amor e coragem entre pessoas originárias em “Making Luv”

por ZonaSuburbana

A artista originária Brisa Flow lança no dia 13 de maio o single “Making Luv”, que precede seu terceiro álbum, “Janequeo”, previsto para o começo de junho. A canção, com beat do estadunidense Tidus e participação de Ian Wapichana, fala sobre o afeto entre pessoas originárias.

A canção surgiu quando o Tidus, um beatmaker e MC muito talentoso de Las Vegas, me encontrou na internet e me falou que queria produzir uma música comigo. Quando ele me enviou esse instrumental, eu fiquei empolgada  e senti que queria fazer uma música e  gravar um clipe com originaries protagonizando afeto, já que infelizmente não vemos isso nos videoclipes . Não vemos corpas de pessoas originárias se relacionando em conteúdos de audiovisual e esse é um reflexo do colonialismo que não nos quer felizes. Ainda vivemos em Abya Yala o genocídio dos povos originários que mata  para garimpar e vender terras, destruindo culturas,  línguas e conhecimentos nativos . Diante desse cenário violento, a prática do afeto entre pessoas indígenas torna-se um ato político. Quando eu escrevi “Making Luv“, é uma música sobre amor em seus mais íntimos significados de companheirismo e coragem”.

Gravado em uma reserva da Mata Atlântica, em parceria com o coletivo Mi Mawai, o audiovisual ilustra o entrelaçar dos corpos pelas tranças e o movimentar dos mesmos com a Terra e as águas, como práticas de amor não coloniais. A construção da obra aconteceu de forma horizontal e coletiva e a harmonia da vivência se reflete no resultado.

Eu já tinha trabalhado antes com o Mi Mawai, o coletivo é  aliado dos artistas originários. Eu fiz a trilha sonora de um documentário que eles realizaram sobre o direito autoral na música indígena”, explica Brisa. “O que muita gente não sabe é que eu e o Ian não éramos namorados nessa época. Nós nos conhecíamos como companheiros de trabalho no MECAInhotim, mas começamos a nos relacionar depois desse videoclipe”.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações