Compilado por Paul W. Arnold, Paul Cantor, Jon Caramanica, Andrea Duncan, Toshitaka Kondo, Chairman Mao, Adam Matthews e Vanessa SattenDisponibilizado em 1 de Agosto de 1995, logo depois dos projetos de Method Man e Ol’ Dirty Bastard, a vitrine do chef abriu novos caminhos, desviando-se dos últimos projetos do Wu-Tang Clan, que enfatizou ágeis júbilos verbais, trazendo algo completamente inesperado: um álbum dirigido pela narrativa conceitual erigida por dois ambiciosos (Raekwon e, em uma performance de gala, companheiro de rima e Clan, Ghostface Killah). Numa estrutura cinemática, infundida com a personalidade humorística de Rae e o jogo de palavras indelével de Ghostface Killah, também engendrado por um produtor magnífico, RZA, “Only Built 4 Cuban Linx…” inspirou grandes nomes do hip-hop — de Jay-Z, com Reasonable Doubt, até 50 Cent, com “Get Rich or Die Tryin”.
Raekwon the Chef a.k.a Lex Diamonds
RZA a.k.a Bobby Steels
Ghostface Killah a.k.a Tony Starks
Inspectah Deck a.k.a Rollie Fingers
Masta Killa a.k.a Noodles
GZA a.k.a Genius, ou Maximilian
U-God a.k.a Golden Arms a.k.a Lucky Hands
Cappadonna a.k.a Cappachino
Blue Raspberry, vocalista convidado
Nas, participante convidado
1. Striving for Perfection
Raekwon: Essa é uma faixa onde passamos por aí fazendo o que fazemos, ganhando dinheiro. Nós estamos botando os niggas em seus devidos lugares. A batida apenas nos fez sentir como: “Quem é o knucklehead (idiota; tolo) querendo respeito?” Essa foi apenas uma daquelas faixas onde sentimos que tínhamos acabado de roubar um banco e chegamos em casa e gastamos esse dinheiro. Veja esse knucklehead, ao tentar ser hábil com essa grana: “Um para você, dois para mim.” É como, “Quem é você, estúpido? Está achando que sou Tom & Jerry?”
U-God: Eu estava há dois dias fora da prisão. Tinha acabado de sair da penitenciária. Eu voltei para casa durante o álbum de estreia do Wu-Tang, Enter the Wu–Tang (36 Chambers), também. Peguei dois anos de prisão. Fui solto em liberdade condicional — antes do primeiro álbum ter sido finalizado. É por isso que só participo de duas músicas no primeiro álbum do Wu-Tang. Então eu fui violado. Eu fiquei preso por mais oito meses. Então voltei para casa e cheguei participando do álbum de Rae e Ghost [Ironman]. Quando eu fiz o meu verso para “Knuckleheadz”, foi um tempo de aparecimento, todos tentando entrar nesse mundo do rep. Não tive a chance de fazer meus vocais. Quando eu ia fazer, fui preso novamente.
3. Knowledge God
4. CriminologyParticipação de Ghostface
5. Incarcerated Scarfaces
6. Rainy Dayz
Participações de Ghostface e Blue Raspberry
Blue Raspberry: Fiquei no microfone cantando aquela velha canção de Barbra Streisand e Donna Summer [“No More Tears (Enough is Enough)”], que [reproduz] “It’s raining, it’s pouring, my love life is boring me to tears”. Eu estava apenas cantando isso, e então RZA começou a tocar uma faixa. Então é aí que “It’s raining, he’s changing” veio. Esse foi o tipo de estado mental em que me coloquei. Eu fiquei um pouco perplexo no meio, então tipo, “No sunlight, more gunfights”. Quando eu disse “No sunlight”, RZA completou com “More gunfights”, que me levou para um outro domínio da música, onde eu poderia ir em frente e completá-la.
7. Guillotine (Swords)
Participações de Ghostface, Inspectah Deck e GZA
8. Can It Be All So Simple (Remix)
Participação de Ghostface
9. Shark Niggas (Biters)
10. Ice Water
Raekwon: Todo mundo do bairro conhecia Cap. Sabíamos que Cap poderia rimar, e acho que ele estava ficando quente naquele momento, também. Eu e Ghost já havíamos deixado nossa parte. Então, precisávamos que ele fizesse a sua. Ele entrou bem no meio, e fez o que fez.
Cappa derrubou GZA e derrubou todos [os outros que rimaram nessa faixa]. Ele praticamente chutou os niggas para fora na força da rima; mas também, quando ele disse certos nomes que eram do bairro, todos ficaram loucos. Então ele ganhou um pouco com um deslizamento de terra. Mas GZA veio afiado. Então GZA sentiu-se um pouco roubado. Ele precisou voltar para casa como, “Yo, tanto faz.” Nós rimos dessa merda até hoje. Tipo, um mano roubou GZA. Mas Cap venceu. Uma ocorrido engraçado.
RZA: No lado A, você tinha U-God botando para foder com eles. Na minha cabeça, no filme, ele já matou. Agora lá estava chegando um novo nigga, com um novo flow e tal.
11. Glaciers of Ice
Participações de Ghostface e Masta Killa
Quando voltei, foi como se fosse uma nova e diferente batida com o tambor sobre. Ele fez Blue Raspberry bater certo nas notas. Ele tinha que gritar, fazer o lance ficar louco. Essa merda não é mais que um festival de AK-47 com todos os gritos. Foi como se ele tivesse num tiroteio com um monte de niggas do Iraque.
12. Verbal Intercourse
Participações de Ghostface e Nas
13. Wisdom Body
Participação de Ghostface
Tinha uma falha nessa faixa, da maneira que ele fez pela primeira vez no ADAT. Ele nunca veio com a mesma umidade da voz. Ele é mais agudo quando outros produtores trabalham com ele. Sua voz deve ser comprimida em 90 mhz e inclinada para baixo. Eu sei disso; outros produtores e engenheiros não sabem disso. Eu tinha nove compressores — um para cada MC — que eu poderia simplesmente corrigir.
14. Spot Rusherz
15. Ice Cream
Participações de Ghostface, Method Man e Cappachino
16. Wu-Gambinos
Participações de Ghostface, Method Man, RZA e Masta Killa
RZA: Agora que esses caras se juntaram, eles pisaram fundo, eles conseguiram uma fatia maior. Eles deveriam chamar os caras sinistros para isso. É Rae recebendo o resto do time para tornar esta coisa oficial.
Na verdade, essa foi a primeira vez que todos assumiram outro nome para acompanhar o conceito do álbum. Isso foi feito intencionalmente. Nós tínhamos provavelmente 11 músicas no álbum. Todos vêm com seu nome Gambino. Meu nome era Bobby Steel, de quando eu tinha 12, 13 anos, então eu trouxe isso de volta. Era eu e Ghost para colocar nossos versos por último. Ele é o último; todo mundo estava na faixa. Tru Master tinha que ser o engenheiro para me gravar. Eu deixei os niggas saberem que também sou parte do projeto. Eu também estou nessa pelo dinheiro. Para mim, foi uma chance de mostrar aos niggas, porque não fui ouvido por um minuto.Masta Killa: Tudo foi feito no mesmo lugar. E foi uma coisa bonita de se ver. Wu-Gambinos: você vê Meth entrar; ele colocou seu verso. Você vê Deck entrar; ele coloca seu verso. RZA está lá; ele coloca seu verso. É inspirador ver outros MCs chegando pesado assim. E não apenas MCs. Esse é seu irmão. Essa é sua família. É como os Jackson 5 e tudo mais. Eles estão todos em uma sala. Foi mágico. RZA era o Beethoven de tudo isso. Eu acho que ele orquestrou essa parada toda. Muitas vezes os irmãos vinham e era como se você entrasse e fizesse o seu. Quando seu álbum foi concluído, você entrou para ouvir o que ele engendrou, colocando seus toques mágicos nas coisas.
Method Man: Estávamos chapados, apenas relaxando. Era sempre uma atmosfera descontraída porque estávamos muito acostumados a estar lá, dormindo no chão e tudo mais. Então era como estar em casa, escrevendo rimas em sua própria casa. Você ia do chão para a cabine gravar. Foram necessárias três horas, apenas para colocar vocais nessa faixa.
Ghostface
Esta foi uma das primeiras músicas gravadas para o Cuban Linx…, porque nós conseguimos tirar isso da trilha sonora do filme Fresh. Rae escreveu tudo isso, e depois era só finalizar. Então, eu estava ali. Eu era o co-compositor, tipo, “Eu vou falar nessa parte.” Há muitas coisas que eu e Rae fizemos assim. Eu poderia escrever e ser como, “Yo, aqui, filho apenas diga essas partes.” Mas naquilo, ele fez isso. Nós gravamos no mesmo dia.
GZA: Alguns artistas trabalham juntos. Eu escrevi umas linhas para os irmãos, e eu tive linhas dos irmãos. É assim que finalizamos.
18. North Star (Jewels)
Raekwon: “North Star” era uma faixa que eu realmente quis muito no meu álbum. Era uma faixa que senti que a vibração era como uma imagem em movimento. Eu estava tendo uma visão dessa música: eu podia ver uma criança olhando pela janela, apenas comendo uma barra $100,000. Ele poderia estar no sétimo andar, oitavo andar. E ele apenas olhava pela janela, olhando para todos esses niggas lá fora, na rua, fazendo as coisas. Como eles comem, como eles conseguem dinheiro. Como eles estão tentando obter esse dinheiro. Então essa batida sempre me lembrou algo calmo, de um problema e teatral que está prestes a acontecer.
RZA: “Fly Bitch Shit” e “North Star” era uma música, mas eu as separei. A ideia era que Rae fizesse tudo o que tinha que fazer. Tudo acabou agora. O trabalho acabou. A missão acabou. É um fechamento perfeito para o álbum.Papa Wu foi um mentor muito inteligente na juventude para mim e Ol’ Dirty Bastard . Eu formei o Wu-Tang Clan. Todo mundo tinha a inteligência e a astúcia do conhecimento de rua, conhecimento de si mesmo. Eu o trouxe para ser um mentor para esses caras, eu os amo e você é a única pessoa que conheço que tem a inteligência para mantê-los em sincronia com o conhecimento. É muito venenoso, a menos que tenham uma orientação adequada. Ele era o homem mais inteligente que conheci em um determinado momento da minha vida. Seu nome costumava ser Freedom Allah. Ele era do Five Percent.