Mac Wayne, rapper de 37 anos foi condenado na terça-feira a seis anos de prisão por seu papel em uma grande rede de tráfico de drogas que distribuía heroína, metanfetamina e fentanil no condado de King e em outros lugares de Washington, dizem autoridades.
Telefonemas gravados capturaram Wayne Frisby, conhecido como Mac Wayne, negociando drogas e discutindo como ajudar um suspeito de assassinato a fugir da lei, de acordo com a Procuradoria dos EUA para o Distrito Oeste de Washington.
Os investigadores combinaram a voz do rapper, comparando as gravações com um documentário da Amazon Prime sobre ele, no qual ele discute ser um traficante de drogas e cafetão, disseram promotores federais em um comunicado à imprensa.
Frisby se declarou culpado nesta primavera de conspiração para distribuir substâncias controladas, disseram os promotores, e ficará sob liberdade supervisionada por quatro anos assim que sair da prisão.
Frisby foi uma das 11 pessoas indiciadas em dezembro de 2020 em conexão com a distribuição de drogas nos condados de King, Pierce, Snohomish e Lewis, disseram os promotores.
As autoridades apreenderam grandes quantidades de metanfetamina, heroína e pílulas suspeitas de fentanil no caso, segundo os promotores. As autoridades também apreenderam cerca de US$ 525.000, uma conta bancária contendo US$ 100.000 e 24 armas.
Os promotores pediram a um juiz que sentenciasse Frisby a oito anos de prisão, observando que os envenenamentos por drogas em Washington aumentaram cerca de 30% em 2020, enquanto metanfetamina e opióides sintéticos estavam envolvidos em um número crescente de mortes relacionadas a drogas, de acordo com a Universidade de Washington’s Addictions, Instituto de Drogas e Álcool.
Michael Nance, advogado de Frisby, disse que, de muitas maneiras, é um milagre que Frisby ainda esteja vivo.
Frisby sobreviveu a um tiro quase fatal na cabeça aos 17 anos que o deixou permanentemente cego, disse Nance. Frisby não sentiu que tinha muitas opções e se viu dentro e fora do tribunal, disse Nance.
Frisby está pronto para seguir em frente depois de completar sua sentença de prisão, concentrando-se em criar sua filha, que agora tem 1 ano de idade, e continuar fazendo rap, disse Nance, acrescentando que seu cliente é brilhante e talentoso, mas precisa de apoio.