spot_img
segunda-feira, março 4, 2024

Últimos Posts

3º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABmais discute a Arte como forma de vida

No ano em que o Estatuto da Juventude completa uma década, o Sesc coloca em pauta o tema Como viver da Arte na juventude?, no 3º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABMais, que acontece na cidade de Petrolina, em Pernambuco, entre os dias 3 e 5 de outubro. O evento é uma ação desenvolvida no âmbito do Projeto Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, o LABmais, uma plataforma educativo-cultural idealizada para dialogar com o público jovem a partir de tecnologias de experimentação, comunicação e socialização.

O fórum tem como bases questões de ocupação, territorialidade e diversidade, que nortearão as reflexões de trabalho. Temas como economia da cultura, sustentabilidade, produção cultural, posicionamento nas redes sociais, saúde mental, acesso e permanência fazem parte da programação, composta por painéis de debates e oficinas. O encontro também prevê atividades culturais e interativas, como a Mostra Audiovisual – Produções LABmais, espetáculos de música e dança e feirinha criativa.

As juventudes têm importantes contribuições a oferecer em todos os âmbitos. Elas são as protagonistas deste evento. O Fórum Nacional Sesc de Juventudes foi pensado e articulado com os jovens nos laboratório dos estados em que o projeto LABmais é desenvolvido. Tomamos como base o que preconiza o Estatuto da Juventude e a Agenda 2030 da ONU, que é tomar decisões com metodologias participativas”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

Criado pela lei 12.852, de 2013, o Estatuto da Juventude dispõe sobre os direitos dos jovens, bem como os princípios e diretrizes das políticas voltadas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade, público que soma mais de 47 milhões no país. O documento tem como objetivo estabelecer critérios para o enfrentamento de questões pertinentes à essa faixa etária, bem como amparar o posicionamento social dos jovens.

Criado em 2021, o LABmais – Laboratório de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes é uma plataforma educativa e ao mesmo tempo um laboratório artístico com foco no trabalho com juventudes, protagonistas da produção e difusão dos conteúdos. As ações realizadas têm a mídia, arte e tecnologia como elementos determinantes para garantir aos jovens uma posição equânime de inserção no mercado de trabalho.

O projeto é realizado em 16 estados e já formou gratuitamente 1.631 jovens para o desenvolvimento de diferentes conteúdos em múltiplas plataformas. Utilizando de práticas de experimentação, criação, comunicação e socialização, o LABmais movimenta a produção de podcasts, filmes, clipes, ensaios fotográficos, book trailers, dentre outros processos artístico-culturais, sintonizados com tecnologias de interação midiática comuns a essa geração.

Por meio do projeto, são realizadas ainda atividades sistemáticas e fóruns regionais e nacional, com o objetivo de trazer questões das juventudes para o centro das suas ações voltadas a esse segmento.

Interessados em participar do 3º Fórum Nacional Sesc de Juventudes do LABmais podem se inscrever gratuitamente no período de 4 de setembro a 2 de outubro, pelo site. Confira a programação:

3/10/2023
20h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Abertura com Departamento Nacional do Sesc e Departamento Regional do Sesc em Pernambuco

21h | Restaurante Sesc Petrolina
Apresentação Musical com Killauea “Show Garota Fashion”


4/10/2023
10h às 12h | Sesc Petrolina
Oficinas

14h às 16h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Painel: Políticas Públicas e o protagonismo jovem no desenvolvimento de produções culturais

16h às 17h| Sesc Petrolina
Feirinha Criativa

17h às 19h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Painel: Os Territórios como Potenciais para Criação e Produção Artístico Cultural

20h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Mostra Audiovisual – Produções LABmais
 

5/10/2023
10h às 12h | Sesc Petrolina
Oficinas

14h00 às 16h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Painel: Saúde mental, corporeidade e a classe artística

16h às 17h| Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Feirinha Criativa

17h às 19h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Painel: O corre do cotidiano: acessibilidades e permanências

20h| Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Espetáculo de Dança Eu Vim da Ilha

21h | Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
O Espetáculo é a Periferia

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca