spot_img
quarta-feira, abril 24, 2024

Últimos Posts

2009: “Dinheiro não é necessariamente algo que eu mais preciso”, Eminem

Está vazio sem ele, não é? Um das maiores super-estrelas do planeta, Eminem esteve em um hiato de três anos, lidando com problemas pessoais muito pesados. Ele está de volta agora, no entanto. E até seus truques antigos. Doente. Porém mais saudáveis ​​do que nunca.

Um dos artistas que mais vendeu no hip hop (seus 34 milhões de vendas totais de álbuns ocupa o segundo lugar apenas para a 2Pac), Eminem tem estado fora de ação principalmente nos últimos três anos. Depois de uma turnê europeia realizada no verão de 2005, o ícone turbulento ficou fora de foco para lidar com um crescente problema de drogas — um exacerbado, no próximo ano, pelo fracasso de seu segundo casamento com Kimberly Scott e ainda mais pela perda de seu melhor amigo e parceiro de rep, Proof, que morreu em um trágico incidente de tiro em um bar na 8 Mile Road.

Mas ele está de volta. Esta primavera marca a disponibilização de seu sexto álbum, Relapse. A julgar por uma rápida audição, os singles de instalação “Crack a Bottle (com os pilares colegas da Interscope Records Dr. Dre e 50 Cent) e “We Made You”, e algumas faixas seletivas inéditas, é óbvio que o príncipe quer recuperar seu trono. Com uma ênfase no humor exagerado, a ultraviolência imersa na TV que o revirou para fama há 10 anos, Em fazendo um golpe no seu disfarce Slim Shady, com um aceno para o herói favorito da Marvel, o franco-ator Frank Castle a.k.a The Punisher. “The Punisher pareceu apropriado para o meu retorno à cena”, ele disse. “Shady com uma vingança!”. Todos sentem a ira. No vídeo para o primeiro single, “We Made You”, Kim Kardashian recebe o tratamento de queimador de madeira.

Entrevista por Datwon Thomas

XXL: Onde você esteve? Parece que toda uma geração de hip-hop passou no tempo em que você esteve ausente.

Eminem: Sim, bem, houve algumas coisas que influenciaram nesse fator. Antes de tudo, fiquei durante sete anos direto sem nunca ter dado uma pausa. Chegou ao ponto em que eu senti que precisava retroceder. Após a última turnê, Anger Management 3, como todos sabem, entrei em reabilitação por um problema de droga que, honestamente, não melhorou quando entrei em reabilitação. Eu não estava pronto para entrar em reabilitação. Eu senti que, na época, todos os outros estavam prontos para ir. E eu não estava pronto.

Você não estava pronto mentalmente?

Eu não estava pronto mentalmente. Eu não estava pronto para desistir das drogas. Na verdade, não pensei que teria um problema. Basicamente, entrei e saí. Eu recaí, e eu passei os próximos três anos lutando com isso. Além disso, naquela época, eu sentia vontade de me afastar, porque o problema da droga estava complicado. Eu pensei tipo, “Talvez se eu fizer uma pausa isso ajude.”

Comecei a entrar mais no papel do produtor… Ainda posso estar lá com minha música, como no álbum “Re-Up”, mas não tenho que estar no centro das atenções durante todo o tempo.

Que tipos de drogas você estava tomando?

Desde o começo da minha carreira, mergulhei em Vicodin, Valium, Ambien. Era como uma coisa recreativa que, por algum motivo, quando começou pela primeira vez, como êxtase e merdas assim, consegui usar e me abster disso. Beber, consegui usar e me abster disso. Mas lentamente começou a progredir. Por um tempo, houve, tipo, de quatro a seis meses, onde lutei contra o êxtase. Eu estava usando isso antes de cada show.

Então, você iria sair, basta esses shows…

Sim, tipo, na Warped Tour, eu e Proof dividimos um ou o que quer que fosse, e em cima disso, eu estava bebendo e tudo mais. Então eu voltei para casa e pensei, “Tudo bem, eu não vou fazer isso em torno das crianças.” Então, esse era o tempo em que eu me mantinha longe disso. Eu fiquei em casa por uma semana, duas semanas ou o que quer que fosse, eu não usava. Então eu voltava à turnê e então… Começou aquele vício de fazer isso o tempo todo se as pessoas tivessem. Eu não carregava essa merda comigo. Eu não teria isso sozinho. Se estivéssemos em torno desse tipo de atmosfera de festa e alguém tivesse a droga, que a minha música naquela época sempre atraía essa multidão, como as crianças e tal, acabaríamos saindo com algumas crianças de alguma forma, e as pessoas vinham ao nosso redor e diziam, “Ei, eu tenho cogumelos, eu tenho isso, eu tenho aquilo.” Lentamente, depois de um tempo, tornou-se um vício onde comprávamos na estrada. Então, nós dizíamos tipo, “Quem tem o E?” Tornou-se algo onde eu não estava fazendo mais porque as pessoas tinham isso, eu estava comprando essa porra e usando por vontade própria. Então chegou a um ponto em que senti que eu precisava estar no palco.

O meu maior problema era na hora de dormir. Eu tomava NyQuil e merdas assim. Eu pensava, Ok, bem, isso funcionou ontem à noite. Mas eu tenho que levar mais esta noite, porque não vai funcionar. Agora eu preciso de uma receita para algo. Eu tenho que ver meu médico.

Por que você não conseguia dormir?

Está entre o cronograma e toda a merda quando começa a ficar louco. Quando você está no ciclo do álbum e fazendo turnês e coisas assim, o horário… Você precisa estar em algum lugar em determinados momentos. Você só conseguiu aquela pequena janela para dormir. E se você não dormir, você está meio fodido no dia seguinte. Então, foram todas as coisas mentais que eu atravessei. Eu lutava com o êxtase, meio que lutava com bebida. Mas eu consegui cortá-lo, o que eu nunca entendi sobre pílulas. Mas isso é obviamente o que você aprende na reabilitação. Certos viciados podem não se preocupar… Talvez eu não tenha um problema com licor. Mas se eu beber licor e ter ressaca no dia seguinte, eu estarei gritando por um Vicodin. “Oh, eu queria ter um Vicodin!” Então, basicamente, eu lutei e segui com comprimidos prescritos, tipo, nos próximos três anos. Então, todos sabem, atravessei um divórcio. Eu estava tentando juntar minha família. Isso acabou não funcionando. Então, perdi meu melhor amigo. Era meio como passar por essas lutas. Nada disso foi fácil. Meu vício piorou cada vez mais.

Quando você soube que era hora de você ir à reabilitação?

Havia um monte de momentos em que sentia, quero fazê-lo, quero fazê-lo. Ah, talvez não seja o momento. Talvez eu apenas adie isso para outra hora. Comecei a perceber, tipo,
Eu consegui me refugiar dos holofotes e senti que queria estar com minha família e passar mais tempo com meus filhos e coisas assim. Mas o tempo todo, eu passei maior parte do tempo em casa. Então estou perdendo as melhores partes da vida. Houve vários momentos. Eu não estava enganando ninguém além de mim mesmo. Eu tive que chegar a essa realização. Na época, tenho 35 anos, por quanto tempo eu continuarei fazendo isso? Eu senti como se eu precisasse crescer, e se eu não crescesse, era tipo, agora ou nunca.

Sem Proof aqui, existe alguém que possa ajudá-lo com o peso emocional com o qual você está lidando?

Eu sempre tive um círculo muito junto. Todos os caras do D12, todos no círculo, gerentes e outros membros da nossa equipe, sempre estiveram lá desde o primeiro dia. Todos sentiram sua perda, de seus filhos, para sua esposa, para todos. Mas, por algum motivo, em retrospectiva, o jeito que eu sentia era quase como se tivesse acontecido só comigo… Talvez naquela época eu estivesse um tanto egoísta com isso. Foi muito complicado. Era algo que acabava de me perseguir. Eu tinha acabado de entrar em um lugar tão escuro que, com tudo, as drogas, meus pensamentos, tudo. E quanto mais drogas eu consumia, e era tudo depressivo que eu estava tomando, quanto mais deprimido eu me tornava, mais auto-aversão me tornava… Por sinal, agora estou no ponto em que eu estou falando melhor sobre isso. Demorou um bom tempo para eu sair desse lugar onde eu nem conseguia falar sobre isso sem chorar ou querer chorar… Proof era a âncora. Ele era tudo para o D12. E não apenas o grupo — para mim, pessoalmente, ele era tudo.

Quando eu digo que entrei em um lugar escuro, parece que eu literalmente cavei um buraco. Houve dias em que eu simplesmente me sentava o dia todo e tomava pílulas e tentaria me entorpecer. Era quase uma desculpa para eu tomar mais pílulas, tipo, “Acabei de perder a Proof, então está tudo bem para eu tomar um par de pílulas.”

Eu comecei a ficar fora de controle com meus pensamentos, com as drogas, com tudo. Quando eu ia ao estúdio, continuei tentando escrever canções sobre ele. Acho que talvez tenha escrito e gravado pelo menos cinco ou seis músicas sobre ele. Nenhuma delas saiu do jeito que eu queria, e todas me fizeram deprimido. Todas as músicas me fizeram ir mais fundo naquele buraco… Nada que eu escrevia era bom o suficiente para ele. Tudo era, como, auto-aversão.

Você já assumiu alguma responsabilidade pessoal pelo que aconteceu com ele?

Sim, também passei por esse tipo de coisa. Eu pensava, Bem, talvez, se eu estivesse com ele no clube naquela noite… Eu estaria tentando descontraí-lo e fazê-lo parar de ir tanto aos clubes.

Como você reagiu a todas as informações conflitantes que surgiram imediatamente após o incidente?

Eu ouvi um monte de histórias conflitantes, e nenhuma delas fazia sentido para mim. Havia coisas que eu tinha ouvido dizer que eles estavam dizendo, que Proof atingiu o cara primeiro. É assim que não está no seu personagem para fazer isso. Havia outras histórias que corresponderam ao que eu sabia que Proof tinha feito. Eu tive que passar pelo processo em minha cabeça, tipo, independentemente do que aconteceu, aconteceu. Não vai trazê-lo de volta. Não sei se aceitar é a palavra certa, mas estou lidando com isso. A vida para mim nunca será a mesma.

De que forma a morte da prova afetou seu trabalho?

Houve papo de dois anos que não conseguia escrever nada. Com o que estava acontecendo e o lance da minha dependência, eu simplesmente não conseguia. Eu estava tão confuso em minha mente que tudo o que estava escrevendo não valia a pena gravar. Eu ia gravá-la, e eu chegava na metade de uma música e era como, eu não gosto disso. Eu gravava uma música, e no dia seguinte eu seria como, Nah, isso não soa como eu. E então comecei a ir no estúdio e a tentar o freestyle. Como, eu fazia uma linha de cada vez e dizia: “Pare a gravação”, e eu pensava, “Ok, eu tenho uma linha aqui.” Você sabe, meio que Jay-Z. Obie também fez isso.

Você sabe, então foi quase assim, não sei se eu estava me desafiando a ver se eu podia realmente fazer isso ou se eu estava sendo preguiçoso com a escrita porque eu não estava sentindo o que eu estava realmente escrevendo… então, fazendo isso, eu poderia passar mais tempo e me sentir bem em gravar música apenas fazendo batidas. Mas então, quando saí da minha área de escrita, entrei no estúdio com Dre… Minha primeira viagem foi em Orlando. Nós tínhamos planejado a viagem para, tipo, duas semanas, e eu liguei para ele, e eu disse a ele: “Eu não sei, cara, eu poderia parar com esse lance de escrever.” E ele respondeu: “Uhul! É isso o que eu queria ouvir!” Eu fui para Orlando, e acho que escrevi 11 músicas nas duas semanas que ficamos lá. Uma vez que começamos a recuperar essa química, foi tão louco que fiz dois álbuns em seis ou sete meses. Eu literalmente estava escrevendo músicas mais rapidamente do que eu poderia gravá-las. Vou tirar um dia para fazer vocais, e minha voz seria para os próximos dois dias. Então eu vou ter que descansar minha voz. Então, entre os dois dias que estou descansando minha voz, eu estou escrevendo duas ou mais músicas. Antes que eu soubesse, nós tínhamos dois álbuns de material.

Seu novo single, “We Made You”, faz assaz referência ao som de Amy Winehouse. Como você manteve a música nova durante o seu tempo livre? Você estava muito na Internet?

Nah, eu não estava. Ou eu vou comprar CDs ou tenho Paul ou alguém me enviando algo que eu ainda não tenha ouvido.

Fiquei acordado na música, e obviamente vejo televisão e vi o que estava acontecendo. E sem citar nenhum nome, senti que o hip-hop estava indo para baixo. E parecia um pouco fugaz. Você sabe, nesses três anos, era como se todos se preocupassem com o refrão e a batida; ninguém realmente se importava com o conteúdo. Mas com esse novo álbum do T.I., com esse novo álbum recente de Lil Wayne, parece que as coisas estão ficando bem melhores agora. Você pode apreciar Lil Wayne usando palavras díspares para rimas e rimas que você realmente conhece. Ou T.I., onde você ouve umas palavras e pensa, Uau, ah, eu gostaria de ter pensado nisso! Você entende o que eu quero dizer? Parece que agora o hip-hop está se preocupando mais.

Vamos falar sobre seu novo álbum. O material que está para sair parece ser um retorno ao louco, torcido e psicopático que você dropou há 10 anos no The Slim Shady LP. Como um tema tipo de matador em série.

Há muitas coisas lá da mesma forma. Quando cheguei de Orlando, apenas o título, Relapse, travou em mim. A palavra ficou na minha cabeça. Eu perguntei a Dre: “O que você acha que as pessoas mais querem ouvir de mim?” Ele respondeu: “As pessoas querem ouvir você perdendo sua mente fodida de novo.” Relapse não significa só sair da reabilitação, mas eu queria voltar para a ideia de Proof de “Vamos apenas dizer a parada mais fodida que podemos.” Então, eu voltei a essa direção.

Com todo o hype em torno da sua volta com este novo álbum, e com o terrível estado do negócio de gravação, o negócio do hip-hop em particular, você sente que está voltando para salvar seu selo, ou o hip-hop como um gênero, ou mesmo a indústria da música como um todo?

Eu não sei se eu sinto que estou voltando a salvar algo assim. Quero dizer, obviamente, se eu puder, você sabe, salvarei o selo e ajudarei a gerar mais dinheiro para isso, que também é ótimo. Eu adoro ser respeitado pela música que eu faço, e é por isso que estou por isso. O belo desse álbum é que não espero que faça nada… O dinheiro não é necessariamente algo que eu mais preciso, então estou fazendo isso porque eu quero fazer. Estou fazendo isso porque quero pessoas ouvindo a música e gostando da música… Se as pessoas gostam, legal. Se não gostarem, não ouçam. Eu certamente gosto mais dos benefícios do que do que vem com ele. Se posso ajudar a gerar mais dinheiro para o selo, então é bom. Mas, no fim das contas, é apenas sobre a música.

Manancial: XXL Magazine

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca