spot_img
terça-feira, março 19, 2024

Últimos Posts

1995: Tupac é condenado por abuso sexual

[Publicado em 8 de Fevereiro de 1995 por George James, do The New York Times]

Tupac Shakur foi sentenciado em 7 de fevereiro de um ano e meio a 4 anos e meio de prisão por abusar sexualmente de uma fã e ele pediu desculpas a sua vítima. Mas mesmo quando se desculpou, ele disse que não cometeu nenhum crime.

Totalmente recuperado das feridas de bala sofridas na semana em que estava em julgamento, o artista de 23 anos usou seu discurso para argumentar, que seu sucesso como rapper e ator de filme talvez fez com que ele perdesse o “foco”. O rapper, famoso por suas letras que muitas vezes lidam com violência e sexo, disse então que estava deixando seu destino nas mãos de Deus.

Fui baleado cinco vezes e ele me trouxe tão longe”, disse Shakur. “Eu coloco minha fé em Deus. Mais uma vez, não tenho vergonha. O que acontece, aconteceu por uma razão. Eu deixo isso nas mãos de Deus.

O Sr. Shakur e seu representante, Charles Fuller, de 24 anos, foram condenados em 1 de dezembro por abuso sexual em primeiro grau, mas foram absolvidos das acusações de armas e sodomia. O Sr. Shakur deve cumprir 18 meses de pena por acusação de abuso sexual antes de ser elegível para liberdade condicional.

Ele foi preso seis vezes desde 1993, em incidentes que vão de assalto a tiroteio, em que as acusações foram eventualmente descartadas.

Os dois homens reconheceram no julgamento que eles tiveram sexo oral com a mulher, mas insistiram que era consensual.

A declaração do Sr. Shakur seguiu uma emoção pela vítima no caso, uma mulher do Brooklyn de 21 anos, a quem o Sr. Shakur foi considerado culpado por tocar nela em seu quarto no Parker Meridien Hotel em 18 de novembro de 1993, quando ela tinha 19 anos.

Fiquei impressionada e admirada por esse cara, Tupac Shakur”, disse a mulher com uma voz firme e estável, explicando por que ela tinha ido ao hotel. “Ele aproveitou seu estrelato para abusar de mim e trair minha confiança.

O caso surgiu de um encontro entre a mulher e Tupac e outros três homens, incluindo o Sr. Fuller, num quarto de hotel no 38º andar do Parker Meridien.

A mulher declarou ter tido relações sexuais consensuais com o Sr. Shakur em uma boate quatro dias antes. Mas no quarto do hotel, ela disse que o Sr. Shakur queria compartilhá-la com seus amigos, que sentiram atração pela mesma. A defesa disse que tinha feito as acusações por ciúme quando viu o Sr. Shakur com outra mulher.

Em sua declaração no Tribunal Supremo do Estado em Manhattan, a mulher disse que o Sr. Shakur e os três amigos “abusaram dela como animais”. Desde então, ela disse que recebeu telefonemas ameaçadores, vive com medo constante, sofreu pesadelos e, enquanto Tupacera glorificado por seus aliados e fãs”, ela era vista como uma vilã.

Argumentando com uma frase severa, ela concluiu, “Ele não deveria ter permissão para usar seu chamado status de celebridade para evitar as consequências de suas ações.

Quando ele entrou e saiu do tribunal, o Sr. Shakur sorriu alegremente com cerca de 35 partidários, entre eles várias mulheres jovens que choraram ao ouvir a sentença. Em um ponto, durante um recesso, uma das mulheres se inclinou sobre o trilho e o beijou na bochecha antes que um oficial do tribunal a ordenasse de volta ao assento.

Quando a vítima se dirigiu ao tribunal, o Sr. Tupac olhou intensamente para ela. Então ele se levantou e se desculpou com ela. Mas ele continuou dizendo, “Não me desculpo por um crime.” Ele acrescentou, “Espero que com o tempo você venha e diga a verdade.”

Não estava claro pelo o que ele pedia desculpas. Mais tarde, ele pediu desculpas novamente, dizendo, “Eu estava tão envolvido na minha carreira que não vi isso, que não estava mais concentrado.” Ele também se desculpou com “a juventude da América”.

Não tenho vergonha”, ele disse. “Eu não sinto vergonha.

Mas o juiz Daniel P. Fitzgerald disse, “Este foi um ato de violência brutal contra uma mulher indefesa.” Ele disse que o Sr. Shakur tinha sido o “instigador” de um “abuso arrogante da vítima” que culminou com uma crescente exibição de arrogância enquanto ele seguia sua carreira.

Dirigindo-se ao juiz antes da sentença, Tupac disse, “Quero dizer, sem desrespeito, juiz — você nunca prestou atenção em mim. Você nunca olhou nos meus olhos.”, ele acrescentou, “Você nunca usou a sapiência de Salomão. Sempre senti que você tinha algo contra mim.

O juiz Fitzgerald não respondeu à queixa da estrela do rep.

Ele poderia ter dado a provação ao Sr. Shakur ou imposto uma sentença máxima de 2 a 7 anos.

Reconhecendo que o Sr. Fuller não tinha antecedentes criminais, o juiz Fitzgerald lhe deu quatro meses de prisão e cinco anos de liberdade condicional. O Sr. Fuller, gerente de estrada do Sr. Shakur, estabeleceu a data entre a mulher e o Sr. Shakur e depois ficou de lado durante o ato sexual, disse o juiz, desempenhando assim um “papel substancial”.

Michael Warren, advogado do Sr. Shakur, e Robert Ellis, do Sr. Fuller, disseram que apelarão.

A advogada adjunta, Melissa Mourges, na busca da pena máxima, disse que o Sr. Shakur havia sido preso.

Manancial: The New York Times

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca