Home Editorial Willian Machado, pioneiro da fotografia de breaking no Brasil

Willian Machado, pioneiro da fotografia de breaking no Brasil

por Dj Abraão

Com certeza quem é do hip hop, mais especificamente do Breaking e da dança sabe quem é o fotógrafo Willian Machado, mas o que poucos sabem é a história dele, é aí que o ZonaSuburbana entra!

Fomos atrás dos fatos perguntando diretamente ao público que está envolvido na cena Breaking, pois infelizmente existem poucos artigos relacionados a essa nova cultura de mídia aqui no Brasil.

willianmachadofotografia

Willian Machado, fotógrafo dos maiores eventos de Breaking do Brasil;

Preparem-se caros leitores, vocês saberão a origem de Willian Machado e como este jovem de apenas 26 anos mudou o cenário Brasileiro de Breaking!

Nascido na Capital de São Paulo no dia 01 de Julho de 1990, Willian Machado não iniciou sua carreira diretamente na fotografia, apesar de ter fotógrafos em sua família, começou sua vida carregando caixas em uma loja de brinquedo na Zona Norte de São Paulo. Em 2010 começou a trabalhar em um renomado estúdio de fotografia em São Paulo onde conheceu o amigo Daniel Souza e deu início à sua jornada fotográfica. Estudou fotografia de forma totalmente autodidata, lendo revistas, vendo videos na internet e estudando sua câmera. Sua paixão pela dança o levou ao caminho de fotografias de dança que era escasso no mundo e inédito no Brasil, então em 2013 chamou seu amigo Daniel para fazer a cobertura de dois eventos públicos de dança chamados Jam Olido e Racha na Arena em São Paulo, foi o suficiente para seus nomes engajarem pelo Estado, Willian Machado por suas fotografias e Daniel Souza por suas imagens de video.

Willian se tornava o fotógrafo pioneiro em fotografias especializadas em Breaking no Brasil desde então colocando bboys e bgirls no ápice de seus movimentos.

Com o sucesso e qualidade de suas artes, foram convidados em 2014 para a cobertura do Racha na Arena novamente, mas infelizmente Daniel tinha seguido em outro caminho nos filmes, por conta disso o evento teve apenas a cobertura fotográfica pelo Willian. Desta data em diante, não houveram limites, o reconhecimento foi imediato, em um único ano fotografou as etapas de campeonatos mundias de breaking mais consagradas do Brasil, Red Bull Bc One e Freestyle Session.

Além de ter fotografado outros eventos neste mesmo ano, foram estes dois que colocaram seu nome ao lado da elite mundial de fotógrafos de dança e breaking, então veio o convite da Poiesis juntamente com a Fábrica de Cultura do Cachoeirinha para que fizesse sua primeira exposição fotográfica, então Willian criou a primeira exposição fotográfica de Breaking da América Latina que contou com a apoio e patrocínio de grandes marcas, principalmente de sua patrocinadora oficial New Era Brasil.

No inicio de 2015 inaugurou seu estúdio fotográfico em São Paulo, fotografou a Freestyle Session Latin América Tour passando por Peru e Argentina, retornando ao Brasil para a grande final Latino Americana. Foi um dos coordenadores do Mês Hip Hop da Cidade de São Paulo, fotografou muitos campeonatos de breaking pelo Estado de São Paulo e foi fotógrafo oficial dos dançarinos franceses da Beyoncé no workshop que ministraram no Brasil, os grandes Les Twins, servindo de inspiração para muitos fotógrafos que migraram para as fotografias de breaking no Brasil.

Em 2016 foi o ano de se reiventar, Willian Machado fundou a The King Entertainment em sociedade com mais 3 pessoas do cenário cultural visando enaltecer ainda mais o hip hop e o breaking brasileiro. Além deste grande ato, continuou com seu estúdio fotográfico expandindo para outras áreas da fotografia, mas sem deixar o Breaking e a Dança de lado. Entre grandes eventos e competições de 2016 fotografados, IBE The Notorious e Awards Chemical foram os eventos que mais repercutiram suas fotografias durante o ano.

Willian Machado é um dos fotógrafos mais importantes do movimento hip hop no Brasil e suas fotografias são reconhecidas mundialmente entre os praticantes da dança Breaking.

Confira a lista de competições e eventos que ele fotografou até hoje:
• The Notorious IBE Brazil
• Red Bull BC ONE Cyphe Brazil Final
• The King Of The Night – Championship
• Thriller Live Brazil
• Les Twins Workshop
• Freestyle Session Latin America Tour (Países: Argentina, Perú e Brasil)
• Bboy in Shanghai
•Quebrada Viva Battle
• Identidade Hip Hop
• Jova Soul
• Resistentes
• King Of The Beat
• Encontro Swag
• Master Crews
• Gloriosas Batalhas
• Batalha Final
• Racha na Arena
• Jam Olido
• Gigantes vs Gigantes
• Batalha de Danças Urbanas da Cidade de São Paulo
• Rock Master Party
• DMC World Djs Championship
• Mês Hip Hop da Cidade de São Paulo

Confira alguns trabalhos do fotógrafo Willian Machado:

Nós do ZonaSuburbana esperamos que tenham gostado da cobertura jornalistica que fizemos, e em breve faremos sobre outros grandes nomes da cena hip hop no Brasil.

Para fazer esta cobertura, além de sairmos investigando e perguntando via internet sobre os fatos, usamos fontes de outros sites e videos. A cultura hip hop no Brasil é bem restrita e não tem apoio das grandes mídias, por conta disso é tão dificil de achar fontes confiáveis online! Mas conseguimos!

Fontes:
www.vice.com/pt_br/article/exposicao-o-breaking
neweracapsbr.blogspot.com.br/2014/09/willian-machado-e-o-breaking.html
www.youtube.com/watch?v=_ep3PXRhPm8
www.youtube.com/watch?v=yN9thfuPUgA
www.fabricasdecultura.org.br/programacao/bate-papoexposicao-o-breaking
www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/vila-nova-cachoeirinha/biblioteca/o-breaking-exposicao-fotografica-por-willian-machado
www.fabricasdecultura.org.br/noticias/exposicao-fotografica-e-encontro-com-fotografo-willian-machado-na-fabrica-vila-nova-cachoeirinha

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações