spot_img
terça-feira, março 19, 2024

Últimos Posts

Senzala Hi-Tech lança o single “Na Terra da Pilantragem”

Comemorando dez anos na estrada, a banda Senzala Hi-Tech lança nesta sexta-feira, dia 19, o single “Na Terra da Pilantragem” em todas as plataformas digitais. Com produção de Minari, também integrante do grupo, a música tem elementos do rap com samba reggae e traz figuras como o Zé Carioca, o famoso “jeitinho brasileiro” e a malandragem enraizada na cultura nacional. A canção faz parte do novo disco, intitulado “Represença” e que será lançado na primeira semana de agosto.

A construção da música foi baseada na série Better Call Saul, que mostra um advogado pilantra que vive fazendo trambique. É uma canção potente, que traz elementos sociais brasileiros e uma forte crítica à política nacional”, explica o vocalista e compositor Diogo Silva. “Acho que o que mais marca o trabalho é a liberdade sonora na construção musical e o tom crítico e de contestação. Vejo o Senzala não só como uma banda, mas como um instrumento de luta e comunicação em busca de equidade em um mundo cada vez mais injusto. Tentamos trazer para a discussão não só a luta do povo preto, mas de todas as minorias que juntas se tornam maioria”, comenta Mirani.

Há 10 anos o grupo Senzala Hi-Tech traz elementos do rap com influências do samba, reggae, dub, sons da África às Américas. A banda tem referências do Afrofuturismo, movimento estético-artístico que valoriza a ancestralidade africana na formação das culturas afro diaspóricas e suas conexões com o futuro. “Terra da Pilantragem acontece dentro de um possível sistema capitalista, onde a grande maioria sem capital vive à mercê do estado de abandono total, sendo assim manipulados como uma massa de manobra daqueles que detém o poder”, comenta MC Sombra.

Para criar a capa do single e também do disco, o percussionista da banda Junião – também responsável pelas artes da banda – buscou referências na Europa dp começo do século XX, com pintores cubistas, faustas e surrealistas. Passando pela arte africana, muralistas mexicanos para chegar até ícones da resistência e luta antirracista como Emory Douglas, ilustrador e designer dos Panteras Negras. Com quatro integrantes, a formação do grupo se dá por similaridades no engajamento musical e social de cada um e a mistura de estilos musicais. No vocal, MC Sombra (membro do grupo SNJ) e Diogo Silva (atleta olímpico de Taekwondo), Minari (membro do SNJ) é o produtor musical da banda, e o cartunista Junião, que fica responsável pela percussão e pelas artes de trabalho do Senzala Hi-Tech.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca