Home Editorial Saiba mais sobre a trajetória do N.W.A

Saiba mais sobre a trajetória do N.W.A

por Dj Abraão

Em 1986 na Califórnia, o crack e a violência dominavam as ruas, e em Compton esse cenário era pior ainda. Compton é uma área ao redor de Los Angeles que sempre teve histórico de tráfico de drogas e prostituição, além do N.W.A, o The Game e o Kendrick Lamar saíram de lá. Buscando uma nova alternativa de vida longe do tráfico o Eazy-E decidiu entrar para o mundo da música. Foi aí então que ele convidou o Dr.Dre para criarem um grupo. Dre chamou o DJ Yella, logo depois chegou o Ice Cube, nascia aqui o N.W.A.

A sigla do grupo significa “Niggaz With Attitude” (negros com atitude) e o maior objetivo do grupo era relatar em suas letras o que acontecia nas ruas.

Em 1987 eles lançaram o primeiro trabalho “N.W.A and the Posse”, o álbum tinha 11 faixas entre elas a Dopeman e Boyz-n-the-hood. O disco não foi aceito na mídia e não vendeu quase nada. Mas após uma mudança na formação do grupo, eles lançaram o disco “Straight Outta Compton”, com letras ainda mais pesadas sobre o cotidiano das ruas. Dessa vez o disco foi bem recebido pelo público e garantiu a fama do N.W.A. O grupo se tornou porta-voz da população que não atentava mais a violência contra os negros, eles ficaram famosos na Califórnia e logo depois por todo país. Mas mesmo assim a mídia ainda não aceitava o grupo e a MTV recusava a exibir seus clipes, alegando muita violência. A música “Fuck The Police” foi a mais famosa do segundo disco dos caras, e rendeu até uma carta do F.B.I intimidando os caras a manearem nas letras.

O Straight Outta Compton vendeu mais de 3 milhões e rendeu aos caras disco duplo de platina. Foi o álbum mais vendido do N.W.A. Com tanto sucesso nas vendas e o F.B.I se preocupando com o grupo, era impossível não falar do N.W.A e a MTV que antes não queria exibir os clipes, agora estavam constantemente gravando com o grupo, aumentando ainda mais a popularidade do N.W.A para além de Compton. Mas com o crescimento da fama e dos lucros, os integrantes começaram a brigar entre si e o Ice Cube decide sair do grupo, alegando que não estava recebendo o que deveria já que havia escrito a maioria das letras.

Ice cube dá início a sua carreira solo e estreia no filme mais notório da cultura negra, o Boyz n The Hood. O filme foi escrito baseado nas histórias do bairro e para que os caras do N.W.A pudessem atuar. Mas só o Ice Cube aceitou o convite. Assim como as músicas do N.W.A o filme foi um marco na história, ganhou vários prêmios e concorreu a duas categorias no Oscar. Após a saída do Ice Cube, o N.W.A lançou seu terceiro CD, o “Efil4Zaggin” (Niggaz 4 Life, ao contrário). Várias ofensas ao Ice Cube e o álbum se tornou número 1 nos Estados Unidos. As denúncias de abuso de autoridade e a linguagem obscena do gangsta rap começaram a incomodar as autoridades, que proibiram as vendas dos CD’s alegando conteúdo obsceno.

Em 1992, 4 policias foram filmados espadando um jovem negro quase que até a morte. O júri os declarou inocente, o que gerou uma onda de revolta pelas ruas do South Central em Los Angeles, resultado de tudo o que o N.W.A vinha pregando. Foram 6 dias de protestos que terminou com 53 pessoas mortas. E os caras estavam por lá. Com a cidade pegando fogo, a guerra continuava dentro do grupo, pois cansado dos desentendimentos com o Eazy-E, Dr Dre saiu do grupo e assinou com a Death Row Records.

O grupo se desfez e os integrantes tomaram rumos diferentes, e as pazes só foram feitas em 1995 após a morte do Eazy-E. O rapper morreu após ser diagnosticado com o vírus da Aids, e após isso o grupo só se reuniu para fazer algumas apresentações comemorativas.

Em Agosto desse ano será lançado o filme “Straight Outta Compton’’, uma cinebiografia do grupo. A produção ficou por conta de Ice Cube e Dr.Dre. Os papéis dos integrantes serão feitos por atores estreantes, já o papel do Ice Cube será interpretado pelo seu filho. Isso gerou uma controvérsia já que o filho do Eazy-E, o Lil Eazy não foi chamado para participar do filme. Jerry Heller antigo agente do grupo também se sentiu insatisfeito em não poder participar do filme.

A História do N.W.AA História do N.W.A Completawww.youtube.com/programaflow

Posted by Flow on Terça, 28 de abril de 2015

 

Por: Natasha Prado (Programa Flow)
Siga: www.facebook.com/flowrj

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações