Home Noticias Ratin, Campeão Nacional do Red Bull BC One National 2014

Ratin, Campeão Nacional do Red Bull BC One National 2014

por Dj Abraão

O público que lotou o Via Matarazzo, na zona oeste paulista, pra assistir as batalhas entre os melhores do breakdance brasileiro foi surpreendido pela vitória de Gustavo Henrique Cabral, o b-boy Ratin, de apenas 22 anos. Natural de Sertãozinho, interior de São Paulo, Ratin venceu todos os duelos eliminatórios e representará o Brasil na final latino-americana, em agosto. “Quero chegar na final com bastante coisa nova, muito movimento de explosão, vou treinar muito até lá”, diz Ratin.

Há dois anos competindo no Red Bull BC One, a batalha que se estabeleceu como a mais relevante da cena do breaking mundial, Ratin nunca havia chegado tão longe. No ano passado, ficou entre os melhores 16 b-boys do país, mas se machucou e não pôde enfrentar a batalha. Agora Ratin disputa o título mundial do Red Bull BC One e enfrentará os melhores b-boys da América Latina junto com o segundo e terceiros colocados, o também paulista Luan, 23, de Bauru e o b-boy Iguin, 19 anos, de Anápolis, Goiás.

A competição entre os melhores b-boys da América Latina será em Belém, dia 30 agosto. Os melhores b-boys que saírem das batalhas de Belém vão buscar o título de campeão do mundo em Paris, em novembro. “Se eu for pra Paris na final mundial, aí sim tem que explodir, ir com dinamite!”, brinca Ratin. O Brasil já teve um campeão mundial em 2010, o b-boy Neguin, que hoje integra o Red Bull BC One All Stars, um time com os melhores b-boys da cena mundial. No time das estrelas está também o brasileiro Pelezinho, que foi jurado da batalha que elegeu Ratin. “A cada competição dá pra ver o Ratin crescendo. Ele mostrou por que estava nesta competição. O Ratin tem carisma, um estilo largado e ao mesmo tempo tem movimentos precisos”, diz Pelezinho.

A competição foi suada, o rapper Kamau foi o MC que conduziu os duelos entre os 16 b-boys que vieram de sete eliminatórias regionais feitas em Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e São Paulo. Quem conduziu o ritmo da batalha homem-a-homem foi o som do DJ Pogo no palco do Genoveva, no último domingo, na capital paulista. No mesmo palco, performance de Fernandinho Beat Box e até da dupla de grafiteiros Os Gemeos, que são conhecidos por dançar break desde os anos 80 na estação de metro São Bento, e invadiram o palco do Red Bull BC One para matar a saudade do break ao lado de amigos como MC Jack.

Os b-boys Pelezinho, Andrezinho e Aranha foram os jurados da batalha que elegeu os três melhores b-boys que disputarão a final latino-americana do Red Bull BC One, no dia 30 de agosto, em Belém.

Sobre o campeão nacional:
B-boy Ratin
22 anos
De Sertãozinho, São Paulo
Dança desde 2005
Crew: Killa Rockers
Outros interesses ou referências: sapateado antigo, capoeira e cultura hip hop

Sobre o Red Bull BC One: 
Desde que foi criado, em 2004, o Red Bull BC One estabeleceu-se como uma das mais relevantes competições da cena b-boying mundial, sendo palco para inúmeros dançarinos, caso dos brasileiros Pelezinho (que já disputou quatro edições do Mundial) e Neguin, único latino americano a conquistar o cinturão de campeão.

O Red Bull BC One é a competição mais importante de b-boys homem-a-homem no mundo. A cada ano, milhares de b-boys competem nas City Cyphers, finais nacionais, por uma vaga nas seis finais, realizadas na Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Oriente Médio e África. Os vencedores vão para o Red Bull BC One World Finals, em que 16 irão participar, mas apenas um sai coroado campeão.

O primeiro Red Bull BC One foi criado em 2004, na Suíça. Desde então, a competição anual viajou da Alemanha para o Brasil, África do Sul, França, EUA, Japão e Rússia.

Sobre o Red Bull BC One All Stars:
O time de b-boys da Red Bull surgiu em 2010 e reúne alguns dos principais nomes da cena em atividade. São os b-boys Cico (Itália), Hong 10 (Coreia do Sul), Lil G (Venezuela), Lilou (França), Neguin (Brasil), Pelezinho (Brasil), Ronnie (EUA), Roxrite (EUA), Taisuke (Japão) e Wing (Coreia do Sul).

+em redbull.com.br
Red Bull BC One National Final 2014_1 Red Bull BC One National Final 2014_2 Red Bull BC One National Final 2014_3 Red Bull BC One National Final 2014_4 Red Bull BC One National Final 2014_5 Red Bull BC One National Final 2014_6 Red Bull BC One National Final 2014_7 Red Bull BC One National Final 2014_8

Fotos: Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool

Você pode gosta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações