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sexta-feira, abril 26, 2024

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Publicidade de tênis promove discórdia entre Mano Brown e Nike

O líder do grupo Racionais MC’s questiona a multinacional sobre o uso indevido de sua imagem em campanha publicitária de tênis.

Há cerca de um ano, alguns veículos de comunicação — inclusive ligados ao rap nacional — noticiaram que o rapper Mano Brown, líder do grupo Racionais MCs, seria o “garoto propaganda” de um comercial da Nike. A campanha publicitária se referia a um novo modelo de tênis da categoria sneaker, que é uma linha de calçado casual voltada para a moda urbana.

Quatro meses depois de lançada a propaganda, o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, informou que Mano Brown enviou uma notificação extrajudicial para a marca de tênis questionando o uso de sua imagem, que, segundo a reportagem, teria sido sem autorização.

Neste domingo, 29 de abril de 2012, a Veja falou novamente sobre o caso e disse que a multinacional tenta uma negociação com o cantor para evitar um processo judicial. Segundo a reportagem, a Nike admitiu o erro e retirou a publicidade do ar, mas não pagou qualquer tipo de indenicação ao ícone do rap.

O site Lancenet também divulgou o caso e aproveitou uma entrevista para perguntar diretamente ao diretor da empresa. “Houve um erro nesse caso, mas não sei de que tipo. De fato, poderíamos ter feito melhor”, admitiu o diretor de comunicações da Nike para a América Latina, Mário Andrada.

Até o momento não há qualquer ação judicial sendo movida. Contudo, se o caso for levado ao judiciário e houver uma condenação, a quantia pode ser elevada. Isto porque alguns fatores, como poder aquisitivo da “vítima” e o fato dela ser ou não pessoa pública, são levados em conta quando da fixação do valor da indenização.

Fonte: Cultura de Rua UOL

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