spot_img
quarta-feira, abril 24, 2024

Últimos Posts

Publicação “Mulheres de Palavra”, traz um retrato das Mulheres no rap de São Paulo

Publicação “Mulheres de Palavra” dá voz às mulheres que encontram no rap o lugar e a vez de se mostrarem, inteiras e sem concessões.

Capa, livro "Mulheres de Palavra"
Capa, livro “Mulheres de Palavra”

As narrativas femininas de 10 rappers do Estado de São Paulo são o mote da publicação “Mulheres de Palavra: Um Retrato das Mulheres no rap de São Paulo, que encontra nestas MC’s a voz de um universo cultural ainda predominantemente masculino. São elas: Bia Doxum, Brisa De La Cordillera, DJ Niely, Dory de Oliveira, Luana Hansen, Lunna Rabetti, Odisseia das Flores, Preta Rara, Priscilla Fêniks e Sharylaine.

A obra mostra os trabalhos artísticos dessas mulheres em consonância com suas vidas sociais e familiares, extrapolando o palco. A publicação vai além: busca entender a ancestralidade no trabalho e na poesia de cada uma destas mulheres, uma vez que, em sua maioria, são negras.

Mulheres, meninas;

Para elas o rap é veículo de informação e condução. Nada deve ficar calado: feminismo, machismo, assédio, aborto, racismo, ancestralidade. Tudo tem que ser cantado, rimado. E elas sabem fazer isso como ninguém, porque têm inteligência, intuição, força. E todas elas têm algo em comum: o amor ao rap, amor ao movimento hip-hop, amor na sua arte, amor na sua caminhada, amor na sua verdade e de ser uma mulher de palavra.

Ter em mãos o livro “Mulheres de Palavra” é sentir também a expressão e a sexualidade nas letras dessas mulheres, bem como em seu visual, seja nos palcos, seja no cotidiano. A partir daí, está travado o diálogo por meio da presença feminina na cultura brasileira.

A publicação foi idealizada pelas pesquisadoras Fernanda Allucci, Ketty Valencio e Renata R. Allucci, com registro audiovisual de Ricardo Dutra e Samuel Malbon e textos de quatro autoras convidadas, Daniela Gomes, Izabela Nalio Ramos, Nerie Bento e Roberta Estrela D’Alva e será distribuída gratuitamente nos principais equipamentos culturais de São Paulo.

O projeto foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do PROAC Editais.

“Mulheres de Palavra”: A publicação poderá ser encontrada em bibliotecas públicas, centros culturais, pontos de cultura, além dos principais equipamentos relacionados com a cultura hip-hop.

Mais informações: www.mulheresdepalavra.com.br

Sobre as autoras:
Fernanda Allucci é pesquisadora de políticas públicas, urbanidade e movimentos sociais.
Ketty Valencio é graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação (FESPSP) e especialista em Bens Culturais.
Renata R. Allucci é doutoranda em Urbanismo pela PUCCAMP e Mestre em História pela PUC/SP.

MULHERES DO RAP DE SÃO PAULO

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca