Home EditorialDinossaurosRAP Nossa história: Você conhece o grupo Região Abissal?

Nossa história: Você conhece o grupo Região Abissal?

por Dj Cortecertu

No final dos anos 1980 e início dos 1990, a produção do rap brasileiro estava em seu início. Coletâneas como Hip Hop Cultura de Rua e O Som das Ruas já tocavam nos bailes black e parte dos jovens da periferia de São Paulo já conhecia os artistas dessas compilações.

Festivais de rap foram organizados por equipes de baile como Zimbabwe (Zâmbia), Kaskatas, Black Mad, entre outras produtoras que apostavam no estilo e também lançavam suas coletâneas. Na verdade, o rap brasileiro esteve fortemente ligado ao trabalho das equipes, que possuíam selos e o capital para investir nas gravações dos artistas e na distribuição dos discos, além de também dominarem a parte de divulgação, pois algumas destas empresas tinham programações nas emissoras de rádio.

Com o passar do tempo, grupos que se destacaram nas coletâneas – e outros que não participaram dessas compilações – passaram a ter seus discos lançados. A dupla Thaide e DJ Hum, os grupos Região Abissal, Racionais MC’s, Pepeu, Os Metralhas, DJ Raffa e os Magrellos, entre outros artistas, traziam seus “discos cheios”.

Os primeiros independentes
Hoje, na coluna DinossaurosRAP, deixamos um documentário sobre o Região Abissal, grupo que trouxe uma proposta independente de produção e uma proposta temática diversificada. O disco “Hip Rap Hop” saiu pela gravadora Continental, mas sua gravação envolveu várias discussões sobre padrões de qualidade sonora, pois os produtores da empresa não entendiam nada de rap.

O filme tem depoimentos de alguns integrantes do grupo, além das participações de Eliane Dias (empresária do Racionais), Sharylaine, Thaide, KL Jay (Racionais), Nelson Triunfo e Ogi. Assista ao doc Hip Rap Hop: Região Abissal – O Primeiro Disco De Um Grupo de Rap Nacional.

Parte 1:

Parte 2:

Leia Também:
Music Non Stop entrevista DJ Giba
Região Abissal no Red Bull Station

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações