Home Editorial Nos EUA, exposição fotográfica com ícones do hip hop mostra a origem e a força da criatividade negra

Nos EUA, exposição fotográfica com ícones do hip hop mostra a origem e a força da criatividade negra

por ZonaSuburbana

No Brasil, em meio a tantos casos de racismo e questionamentos de rappers brancos sobre a legitimidade do discurso antirracista no hip hop, uma exposição como esta é mais que necessária

Segundo o site All Hip Hop, a exposição “Represent” – que apresenta mais de 400 fotos- apresenta alguns dos momentos mais raros compartilhados entre os ícones da cultura de rua.

O evento está rolando no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Instituto Smithsonian, localizado em Washington D.C. (EUA).

“O exibição destas fotografias irá desafiar nossos visitantes a ver o hip-hop dentro do contexto de uma longa tradição de realização criativa negra”, diz a curadora Rhea Combs.

Em 2015, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana adquiriu as fotos da coleção de hip hop da galeria Eyejammie, originalmente compilada por Bill Adler, respeitado historiador musical, profissional que já trabalhou na Def Jam e estudou o hip hop desde os anos 80.

De acordo com Combs, essas imagens contribuirão para a coleção de artes e entretenimento do museu, projetada para explorar como os movimentos culturais, como o hip hop, influenciaram a nação.

O RAP NÃO TEM COR?
No Brasil, em meio a tantos casos de racismo e questionamentos de rappers brancos sobre a legitimidade do discurso antirracista no hip hop, uma exposição como esta é mais que necessária.

Um debate sério sobre o privilégio branco e a branquitude deve ser desenvolvido urgentemente. Revelar as origens do rap e do hip hop num país racista como o Brasil não é mero passadismo ou vitimismo.

Esquecer a história negra da cultura de rua só favorece os racistas.

Nesta semana, a Coluna Robotofavil apresenta uma série de reportagens sobre o rap do final da década de 80.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações