Home Editorial Nas, Jay-Z e Snopp Dogg nas cartas: designers que colocaram grandes rappers nos baralhos

Nas, Jay-Z e Snopp Dogg nas cartas: designers que colocaram grandes rappers nos baralhos

por ZonaSuburbana

Minority Classics × Sayori Wada

Os rappers são representados na cultura de maneiras bem diversificadas e uma delas está nas cartas. Objeto tão importante no entretenimento da sociedade contemporânea, vários designers e ilustradores já tiveram a brilhante iniciativa de colocar personalidades como Notorious B.I.G., Tupac, Nas e tantos outros estampados no baralho.

A marca japonesa de roupas chamada Mynority Classics pode não ser muito popular no ocidente, mas eles fizeram um trabalho espetacular ao colocar vários rappers conhecidos nas cartas. Para produzir a arte da coleção, a artista japonesa Sayori Wada usou todo seu talento para desenhar os rappers com o estilo de caligrafia tradicional do Japão. Entre os rappers ilustrados no deck, ela usou nomes como Nas, Big L, Just Ice, Heavy D, Snopp Dog, Jay-Z e vários outros.

O trabalho do desenho é todo em preto e branco e fica nítido o talento da ilustradora em representar tão bem os rappers. Além disso, se trata de um baralho completo e isso significa que é possível praticar a maioria das modalidades mais conhecidas e famosas do poker — como o Omaha, que usa um baralho padrão de 52 cartas.

O preço para adquiri-lo, no entanto, é um pouco caro. Na conversão da moeda japonesa para o real, o baralho sai por aproximadamente R$ 93 reais (sem contabilizar o frete e o imposto de importação). No entanto, para quem é fã de rap e gosta de um bom carteado, esse se trata de um investimento que pode valer a pena.
Um detalhe bem interessante é que na parte traseira das cartas há a ilustração de uma fita cassete, algo clássico dos anos 1980 e que fez parte da indústria durante muito tempo.

Já na Amazon internacional é possível encontrar vários baralhos que tenham como temática rappers do passado e do presente. Um dos mais requisitados é o “Classic Hip Hop Playing Cards”, que conta com rappers como The Notorious B.I.G., Tupac, Jay-Z, Nas, Snopp Dog, Enimem, etc.

Classic Hip Hop Playing Cards

Esse deck foi feito pela empresa Class of ’93 e tem disponibilidade de entrega para o Brasil a aproximadamente R$ 85 (sem contabilizar o frete).

Direto de Atlanta, a designer Khia Jackson fez um trabalho bem legal ao fazer um deck com o tema “Hip Hop Playing Cards: The 1998 Deck”. Ela incorporou toda rivalidade dos rappers daquela época e traduziu isso para os designs das cartas.

Por que 1998? Era claro para mim que as maiores rivalidades na história do Hip Hop tinham que ser ilustradas. Afinal de conta, os jogos de cartas são uma batalha”, disse Jackson. “Um dia eu estava lendo uma capa de revista antiga e vi personalidades como Foxy Brown, Missy Elliott, Lauryn Hill e Lil Kim. Isso me inspirou e se trata de uma era histórica. E assim o deck de 1998 nasceu.

Uma curiosidade bem legal envolvendo rappers é que recentemente uma americana chamada Kenyatta Forbes lançou uma nova modalidade das cartas chamada Trading Rappers.

Forbes contou para o site Refinery 29 que o jogo é bem divertido e se trata de algo bem social e que reúne várias pessoas na mesma mesa. Trading Rappers tem seu baralho próprio em que cada carta representa um rapper diferente. Os jogadores precisam colocar a carta em jogo. Com elas em ação, eles precisam debater entre si sobre quem é o melhor rapper.

Quando criei esse jogo, estava pensando em algo que abrangesse discussão e conversa. Aí eu tive a ideia de colocar isso em cartas, pois é uma maneira bem interativa de juntar as pessoas e criar um clima legal. E para isso é divertido ter caras rappers icônicos estampados nas cartas”, disse Forbes sobre a criação de Trading Rappers.

Não faltam opções para você ter um deck com vários rappers famosos em casa. O preço pode sair um pouco caro, visto que não há muitos disponíveis no Brasil, mas é um objeto de decoração, coleção ou até mesmo para usar na rotina que pode qualquer fã de cartas e rap adoraria ter.

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações