Home NoticiasEstilo de Rua Marca mineira lança coleção inspirada no empoderamento das mulheres negras

Marca mineira lança coleção inspirada no empoderamento das mulheres negras

por ZonaSuburbana

A nova coleção de Primavera/Verão 2017 da marca Lolita Az Avessas incorporou a cultura negra e urbana em seu design, introduzindo contemporaneidade e um toque ultra feminino em peças como saias, vestidos, blusas, croppeds, calças e moletons com modelagem ampla, confortável e moderna.

O lançamento da coleção, intitulada “Protagonistas”, será no próximo dia 07 de outubro às 11h horas na página oficial da marca no Facebook. Já o desfile de lançamento acontecerá, no mesmo dia a partir das 20h30, na loja Real Vandal localizada no Ed. Maletta, no centro de Belo Horizonte.

A nova coleção tem como inspiração o incômodo da estilista Lorena Santos em relação ao lugar da mulher negra perante o mercado de trabalho e a sociedade. “As mulheres negras continuam sendo invisibilizadas em todos os sentidos e circunstâncias. Sempre são tratadas na terceira pessoa do plural e, isso, sempre me causou repulsa”, afirma a estilista.

A nova coleção trabalha de forma conjunta com um vídeo que vem contemplar e legitimar a atuação dessas mulheres em universidades e organizações de ensino, assim como a atuação delas no mercado de trabalho em diferentes profissões como: artistas plásticas, cineastas, produtoras culturais, empresárias, educadoras, entre outros. O vídeo será uma prévia do que a coleção reserva ao público.

14483655_1120245011389214_448147235_nAs modelos selecionadas são mulheres reais e com diversidade estética e corporal. “Teremos também, neste editorial de moda, uma modelo transexual e outra com a doença vitiligo, pois queremos mostrar que o papel da moda é justamente refletir e desconstruir padrões e comportamentos que não nos representam e na maioria, das vezes, nos oprimem. Essas duas presenças serão o grande diferencial nesse trabalho”, conta Lorena.

As peças vêm repletas de estampas que ressaltam a ancestralidade africana em especial dos povos Akan (grupo cultural presente no Gana, Costa do Marfim e Tongo), além disso, a marca apostou na estética das mulheres negras nas estampas, assim como as “Tags” (que são uma forma de escrita oriunda do grafite, que é um dos elementos da Cultura Hip Hop).

Mais uma vez a estilista trabalha com a moda urbana atrelada a cultura negra, agregando através da moda: voz, autoestima, representatividade e empoderamento feminino, além de diálogos e reflexões.

Sobre a marca Lolita Az Avessas: Lorena Santos é figura conhecida no circuito cultural e alternativo de Belo Horizonte, desde 2009, quando lançou a sua marca Lolita Az Avessas, que une a moda de rua à elementos da cultura negra. Ao andar pela cidade seus acessórios de cores vibrantes e seu vestuário urbano repleto de representatividade são facilmente reconhecidos entre os jovens. Seu público está nas feiras de moda, exposições de arte, teatros, shows, eventos de Hip Hop, festas LGBT, Viaduto Santa Tereza, Edifício Maletta e Praia da Estação.

Hoje, a designer vê o número de “adeptos”, como chama carinhosamente os seus clientes, expandir além das Minas Gerais, por meio das redes sociais.

14408229_878933385572089_1190101339_oDe acordo com Lorena Santos, o nome “Lolita Az Avessas” nasceu como uma subversão, ao perceber que sempre fazia as coisas de um jeito contrário ao que se esperava, mas sempre atingindo respostas e expectativas positivas. “O nosso objetivo é sempre propor originalidade, remar contra a maré, ser algo incrível e desejável, sem abrir mão do conforto e qualidade dos nossos produtos”, destaca a designer.

Em 2015 a estilista lançou sua primeira coleção temática “Filhas de Zumbi” que foi inspirada em uma coletânea de textos, para comemorar o mês da consciência negra em novembro.

No mesmo ano, ela também lançou a coleção “Afro Divas” inspirada na mulher negra contemporânea que atrelou uma variedade de estética e corpos, o que é uma característica muito presente no trabalho da estilista Lorena Santos.

Serviço:
Lançamento oficial da coleção “Protagonistas” por Lolita Az Avessas
Acesse: www.facebook.com/LolitaAzAvessas
Data: 07 de outubro de 2016 (sexta-feira)
Horário: 11h
Desfile de lançamento
Data: 07 de outubro de 2016 (sexta-feira)
Horário: 20h30
Local: Av. Augusto de Lima, nº 233, 2º andar – loja 21 – Ed. Maletta.

Fotos: Carolina Aiala

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações