Home Noticias Lata 65, projeto que transforma idosos em grafiteiros

Lata 65, projeto que transforma idosos em grafiteiros

por Dj Abraão

Projeto Lata 65 transforma idosos em grafiteiros e leva mais cor às ruas de Lisboa, Portugal

Lata65 - Portugal2015Através de workshops práticos e teóricos sobre grafite e intervenções urbanas, o Lata 65 mostra que é possível motivar idosos, quebrar suas rotinas e provar que a idade é só um número. Lara Pebble Rodrigues, fundadora do projeto, conta que, inicialmente, a ideia era desenvolver um evento pequeno e pontual, mas a criatividade e empolgação dos participantes foi tanta, que a oficina de uma semana se desenvolveu no projeto que já está ativo há 4 anos.

O Lata 65 tem como objetivo “aproximar os idosos de uma forma de expressão associada aos jovens; demonstrar que a arte urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a democratização do acesso à arte contemporânea, pela simplicidade e naturalidade com que atinge as mais variadas faixas etárias; demonstrar que a idade é (apenas) um número.”

As oficinas são divididas em quatro módulos, com no máximo 15 pessoas em cada turma. Primeiro, os idosos aprendem um pouco mais sobre a história da arte de rua, depois criam seus próprios stencils e, por fim, colocam a mão na massa e produzem um mural. As atividades são realizadas em espaços livres, com o auxílio de um artista profissional, e a arte produzida serve para dar mais vida à áreas pouco atrativas da cidade.

Mais de 100 idosos, entre 65 e 85 anos, já estiveram envolvidos com o Lata 65 e a ideia só cresce mais a cada ano. Para arrecadar o dinheiro necessário para a compra dos equipamentos, o projeto vende bottons com a logo do Lata 65 e qualquer pessoa pode contribuir. Para demais localidades, fora de Portugal e da Europa, o valor de um botton é 4,50 euros e de cinco é 14 euros. Para comprá-los, basta escolher a quantidade desejada, fazer o depósito na conta bancária indicada, enviar o comprovante de pagamento e o endereço onde deseja receber a encomenda. Cada ajuda é extremamente importante para comprar tintas, luvas, máscaras e continuar trazendo mais idosos para o projeto.

www.facebook.com/Lata65

Projeto Lata65_Portugal (1) Projeto Lata65_Portugal (2) Projeto Lata65_Portugal (3) Projeto Lata65_Portugal (4)

Você pode gosta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações