Home Editorial Florianóia – Ritmo e Poesia na Melhor Capital do País [Documentário]

Florianóia – Ritmo e Poesia na Melhor Capital do País [Documentário]

por Jay Nensei

Florianópolis foi a capital brasileira com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2013, mas está longe de ser perfeita. O rap da cidade é uma das vozes que se levantam para questionar e discutir o que há por trás da “Ilha da Magia”.

Neste documentário, o rapper Rael LdC e o grupo Arma-Zen representam o cenário atual do ritmo em Florianópolis. Mizinho, o pioneiro do gênero na cidade, e Edsoul e Wagner Kchaça, rappers da primeira geração, fazem um resgate histórico das rimas de Floripa. Angela Maria de Souza, pesquisadora da UNILA, com diversos trabalhos sobre o hip hop em Florianópolis, contextualiza o movimento na cidade.

“Tudo surgiu na disciplina do curso de Jornalismo da UFSC em que tínhamos quatro meses para desenvolver um documentário. O Giovanni e eu escolhemos esse tema com o intuito de mostrar o que as letras dos grupos de rap de Florianópolis falam da nossa cidade e dar voz a esse discurso que mostra outra realidade. Aproveitamos a oportunidade também para fazer um resgate histórico do movimento na Capital.

Buscamos ser objetivos na hora de editar e as entrevistas foram tão boas, que o resultado também foi legal, embora tenha ficado muita coisa de fora. Depois de finalizado a gente vê como esse trabalho foi importante para a nossa formação e esperamos que contribua também para o movimento hip hop de Florianópolis.

Quanto ao título, ‘Florianóia’ é o nome de uma música do Arma-Zen (um dos nossos entrevistados), que mostra uma parte de Florianópolis que pouca gente conhece. Pedimos ao grupo, eles autorizaram e a gente batizou o trabalho com esse nome. Já a expressão ‘ritmo e poesia na melhor capital do país’ é relacionado ao resultado do IDH 2013, divulgado em julho e que colocou Floripa como a melhor classificada entre as capitais. Isso acaba mascarando diversos problemas que a cidade tem e nada melhor que o rap para trazer a tona esses problemas e lançar um pouco de realidade na ‘Ilha da Magia’.” disse o estudante Lucas com exclusividade para ZonaSuburbana. Vida longa Rap Floripa!

Este documentário foi produzido por Giovanni Bello e Lucas Inácio, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho foi realizado para a disciplina Grande Reportagem em Vídeo durante o segundo semestre de 2013.

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações