Home Agenda Festival de Rap Lusófono [Ponte Rio-Lisboa]

Festival de Rap Lusófono [Ponte Rio-Lisboa]

por Dj Abraão

21/07 das 17h às 21h [Evento de Encerramento] Festival “Terra do Rap” – 1º evento Festival de Rap Lusófono – trás Afrika Bambaataa e intercâmbio de Rap entre países, onde a Língua Portuguesa é o idioma oficial!
No próximo domingo, o Teatro SESI Centro receberá a grande festa de encerramento do Festival “Terra do Rap” [1º evento Festival de Rap Lusófono]. O evento conta com uma programação super especial de total integração entre as cidades, homenageando o criador da Cultura Hip-Hop Afrika Bambaataa – que estará presente e ainda apresentará um Dj Set especial em comemoração à conexão das cidades do Rio e de Lisboa por intermédio do Rap. Haverá um Debate com formadores de opinião acerca da importância do Rap e a lusofonia urbana; Apresentações Musicais dos jovens que participaram da Oficina de 3 a 5 de julho e um show de encerramento unindo no palco os protagonistas da “Ponte Rio-Lisboa” em uma espécie de mixtape ao vivo, com os Mcs [Rio: Vinícius Terra/ Shawlin/ Dughettu/ Xará/ Akira Presidente] [Lisboa: Sr.Alfaiate/Dama Bete/Xeg/Allen Halloween].
Apresentação musical dos participantes da Oficina “Rap/Beat (Produção Literária & Musical)”; performance do resultado final do projeto (Com DJ Flávia Xexéo e L-Ton).

Debate “Trovadores do Século XXI: potencialidades e possibilidades de aproximação entre Rio e demais capitais de países da lusofonia a partir do Rap” (Com DJ Saddam; Rui Miguel Abreu; Arthur Moura e Rafael dos Santos).
Participação Especial do Deejay Afrika Bambaataa (artista homenageado nesta primeira edição do Festival “Terra do Rap”).

“Terra do Rap” [Ponte Rio-Lisboa] é o 1º evento de cultura Hip-Hop com ênfase no intercâmbio entre países onde a Língua Portuguesa é o idioma oficial. No mês de julho, a cidade do Rio de Janeiro tornar-se-á capital do Rap Lusófono, ou seja, a Terra oficial do Rap produzido entre os países de Língua Portuguesa: Oficinas; Workshops; Debates; Gravações de Músicas Exclusivas e Shows Inéditos serão as atividades realizadas por artistas cariocas de cultura urbana em parceria com os seus pares de Lisboa. Nesta primeira edição teremos como artista homenageado “Terra do Rap” ninguém menos que o criador da Cultura Hip-Hop: o Dj Afrika Bambaataa – que estará presente e trocará uma ideia com a plateia sobre a importância do Rap na união das nações lusófonas–. O “Embaixador do Rap Lusófono” – responsável pela “Ponte Rio-Lisboa” em toda a programação – será o rapper carioca Vinicius Terra artista que morou em Lisboa e excursionou com o seu EP de estreia, entre 2008 e 2011, “Quando a Bossa Encontra o Rap” em várias cidades do continente europeu. Teremos ainda como “Curador do Rap Lusófono” o deejay e jornalista Rui Miguel Abreu: responsável por lançar novos artistas de Rap em Portugal e gerir a carreira de importantes nomes da cena lisboeta.

Participam deste projeto desde o último di 03/07, cerca de 120 envolvidos entre beatmakers; rappers; deejays; poetas; improvisadores; produtores; equipe técnica; formadores de opinião e jovens artistas inscritos para a participação nos Workshops e Oficinas conduzidos por artistas do Rio e de Lisboa. Todos os artistas, do Rio e de Lisboa envolvidos no projeto, tem em sua trajetória discos lançados e comercializados em seus países e, sobretudo, relevância no mercado fonográfico alternativo – que se estabelece cada vez mais graças ao advento das redes sociais, sites e blogs especializados acerca do gênero Rap.

Artista Homenageado “Terra do Rap” (21/07)
É impossível falar das últimas quatro décadas de história da música e da cultura urbana sem citar o nome Afrika Bambaataa. Considerado o Pai do Hip-Hop, todas as suas articulações, em meados da década de 1970 ecoam até hoje, não somente pelos guetos do mundo, mas também em todo o “DNA” da cultura Pop. É por intermédio desta forma de pensar arte (fomentada nos guetos nova-iorquinos) que hoje Rappers, Deejays, Grafiteiros e B.boys fazem do Hip-Hop uma cultura de resgate à autoestima. Não fosse pelo pensamento de Bambaataa – artista homenageado e com presença confirmada nesta primeira edição do “Terra do Rap” – talvez a ligação entre a juventude contemporânea das periferias urbanas do Rio de Janeiro e de Lisboa seria possível apenas pela questão de termos o mesmo idioma; o Rap (a lírica da Cultura Hip-Hop) aproximou os artistas dessas duas cidades para que possamos debater as transformações de nossa Língua, assim como fomentar a indústria criativa e a fruição da cultura urbana lusófona.

Informações:
http://terradorap.com/
Programação:
http://terradorap.com/programacao
Link oficial do evento:
https://www.facebook.com/events/549949228398654/

Teatro SESI Centro:
(até 350 lugares, classificação: 14 anos / Entrada Franca)
Av. Graça Aranha, 01 – Centro – Rio de Janeiro-RJ

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações