Home Noticias Fabrício Boliveira viverá Luiz Gama em “Prisioneiro da Liberdade”, de Jeferson De

Fabrício Boliveira viverá Luiz Gama em “Prisioneiro da Liberdade”, de Jeferson De

por ZonaSuburbana

Baseada na história real de Luiz Gama, a produtora Paranoid se prepara para filmar no final de janeiro de 2019 o longa-metragem, Prisioneiro da Liberdade, do diretor Jeferson De, o mesmo diretor de Bróder (2010) e O Amuleto (2015). A obra, que tem roteiro assinado por Luiz Antonio F. Neto, será protagonizada por Fabrício Boliveira, além de contar com Zezé Mota na pele de Francisca, negra livre e vendedora de ovos, e Caio Blat no papel de Rui, estudante de direito e admirador do Dr. Luiz Gama, entre outros nomes.

Com roteiro de Luiz Antonio F. Neto, numa coprodução com a Globo Filmes, em associação à Buda Filmes e distribuição da Elo CompanyPrisioneiro da Liberdade contará a história de um homem negro que, apesar de nascer livre, é vendido pelo próprio pai aos dez anos em um acerto de dívidas, e sofre na pele tudo o que significa ser um escravo. Esse mesmo homem consegue se alfabetizar, estudar e se tornar um dos mais respeitados advogados da história: um intelectual que conquistou não apenas sua própria liberdade, mas também a de outros 500 escravos nos tribunais, se transformando em ícone da luta pela abolição da escravatura.

É fundamental apresentarmos, e pela primeira vez no cinema nacional, a biografia de um homem negro e a sua contribuição intelectual para o Brasil. Além disso, precisamos cada vez mais amplificar essa parte da história brasileira, que é tão importante para seu povo, principalmente para nós, afrodescendentes”, conta o diretor que foi apresentado ao roteiro por Heitor Dhalia, cineasta e sócio da Paranoid. “O filme mostrará a vida de um ser humano com diversos talentos, com uma inteligência fora da curva, um abolicionista, poeta e advogado, apresentando a família e a força de Luiz Gama, que diante de ameaças de morte, não negou a luta por um país justo para todos, tal qual desejamos ainda hoje”, completa Jeferson De.

Com locações em Paraty (RJ), Cunha (SP) e Paratinga (BA), as gravações terão duração de um mês, sob uma equipe e elenco formados majoritariamente por profissionais negros. Além de Fabrício Boliveira, Zezé Mota e Caio Blat, nomes como Dani Ornellas, Francisco Gaspar, Mariana Nunes, Pedro Guilherme, Romeu Evaristo, Samira Carvalho, Sidney Santiago e Teka Romualdo também estão confirmados na obra. Boliveira fará o papel do protagonista na vida adulta, já que o filme abordará ainda fases de Luiz Gama na infância e na adolescência.

Temos para essa produção grandes nomes e talentos negros e negras que estão sendo fundamentais para consolidar a ideia da grandeza deste filme. Estamos narrando e fazendo a história. É uma grande oportunidade de apresentar Luiz Gama para àqueles que não tiveram a chance de conhecer sua história e seu papel fundamental”, conclui o diretor.

A obra ainda conta com o direcionamento da professora e Dra. Ligia Fonseca Ferreira, uma das maiores pesquisadoras sobre a história de Luiz Gama, responsável pela tese sobre sua vida e obra, a qual foi publicada pela Universidade Sorbonne de Paris. Ligia é também autora de Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e outros poemas (Martins Fontes, 2000) e Com a Palavra Luiz Gama, além de ter experiência na área de Letras com ênfase em Luiz Gama, abolicionismo e o negro na literatura brasileira (século XIX- início século XX).

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações