Home Noticias Estudante lança revista digital para pessoas negras, indígenas e LGBT

Estudante lança revista digital para pessoas negras, indígenas e LGBT

por Erica Bastos

Na semana passada foi lançada a revista digital “BARÁ”, projeto que nasceu de um trabalho de conclusão de curso de História da Arte de Amanda Felício, formada pela – UNIFESP.

A revista foi criada para que negras/os, indígenas e LGBT+ possam se ver representados.

Sabemos o quanto esses espaços, ao longo da nossa história escravagista, foram sempre fechados, impossibilitando de todas as maneiras que este grupo se veja, troque informações e cresça, “São poucos os espaços onde pessoas negras, indígenas e LGBT+ podem expor suas produções, seus saberes e estudos, por isso precisamos criar lugares que nos têm como protagonistas, onde fomentamos conteúdos, dialogamos e fazemos parte da construção de conhecimentos sem intermediários que insistem em falar de nós e por nós quando convém, de modo utilitarista ou com discursos clichês.”, afirma Amanda.

O projeto nasce coletivo, colaborativo e sempre com um tema, nesta sua primeira edição o “CORPO” é o ponto que liga seus colaboradores, entre artistas visuais, músicos, pesquisadores, etc, todos trazendo sua vivência, experiência, conhecimento e principalmente voz. Abaixo trecho de um dos textos da BARÁ, de Carol do Vale.

A minha cor que salta aos olhos de quem me vê, meus traços físicos, meu cheiro, meu cabelo, tudo isso já foi objeto de ataque para desconstruir qualquer tipo de orgulho que eu tentasse construir. A nossa autoimagem é totalmente diluída pelos valores eurocêntricos, quando entramos em estado de negação a esses valores, sofremos com a violência múltipla de um sistema que tenta desmontar a todo momento o nosso corpo como um corpo político.

Nos últimos tempos mesmo com o surgimento e democratização dos meios de comunicação, por conta da internet, a visão eurocentrada e principalmente distante vem mostrando como a mídia, a literatura e as artes visuais ainda nos enxergam. Então a presença de uma plataforma que extrapola o mundo acadêmico e que se torna- acessível para todos nós, é de muita importância para a construção de um novo tipo de comunicação que seja mais abrangente e que dialogue melhor com a diversidade da nossa sociedade.

Revista Bará: www.revistabara.com
Facebook: www.facebook.com/RevistaBara
Instragram: www.instagram.com/revistabara

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações