spot_img
quarta-feira, abril 24, 2024

Últimos Posts

Documentário sobre mulheres na literatura periférica é exibido no Sesc Araraquara

Parte da série Deslocamentos, o Sesc Araraquara (SP) apresenta, nesta sábado (21) às 15h o documentário “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica“, da jornalista Jéssica Balbino. A sessão é gratuita.

O filme de 66 minutos foi feito de maneira independente e apresenta um recorte da participação feminina na literatura marginal/periférica brasileira nos últimos 15 anos. Nele, 19 mulheres que escrevem suas próprias histórias e são as protagonistas deste universo poético, cheio de incômodos e lirismos, contam suas vivências nos saraus, slams (campeonatos de poesia falada) e no meio editorial.

De acordo com a diretora, o filme é um panorama da literatura contemporânea brasileira feita às margens contado a partir destas vozes femininas. “As mulheres entrevistas debatem o machismo no mercado editorial, nos bares onde ocorrem os saraus, nos slams, nos transportes, em tudo, mas sempre permeado pela poética e força destas representantes literárias”, disse Jéssica Balbino.

O documentário é resultado de uma pesquisa de anos da jornalista, que durante o mestrado em comunicação, debruçou-se sobre a produção literária contemporânea de mulheres, criando um blog para tratar do tema, um mapeamento das mulheres que fazem literatura marginal e o material audiovisual.

Participam do filme as escritoras: Elizandra Souza, Mel Duarte, Luz Ribeiro, Juliana Bernardo, Aline Binns, Roberta Estrela D´Alva, Luiza Romão, Lu Sousa, Rose Dórea, Viviane de Paula, Jenyffer Nascimento, Raquel Almeida, Ryane Leão, Anna Zepa, Eveline Sin, Janaína Moitinho, Lunna Rabetti, Michele Santos e Débora Garcia.

Após a exibição haverá um bate-papo com a produtora do documentário, Jéssica Balbino.

Serviço
O quê: Exibição do documentário “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica”
Quando: sábado (21) às 15h
Onde: Sesc Araraquara
Ingresso: gratuito
Informações: www.margens.com.br

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca