Home Editorial Do underground ao afropop, rapper Eldo Boss leva pluralidade nas suas músicas

Do underground ao afropop, rapper Eldo Boss leva pluralidade nas suas músicas

por ZonaSuburbana

Salvador respira cultura, histórias e expressões. Uma cidade repleta de cores, temperos e centenas de detalhes no seu dialeto. E é essa pluralidade da capital baiana que Eldo Boss busca levar na sua musicalidade. Para o rapper, a cidade “é um organismo onde todos nós somos células fundamentais”, e é através do rap que ele achou o meio de transmitir suas ideias.

Carioca, Eldo Boss mora na Bahia desde os quatro anos de idade. Hoje com 30 vividos, o arquiteto e urbanista já carrega uma vasta bagagem na cena underground de Salvador. O músico já passou por bandas de HardCore, Metal, Jazz e música instrumental de influência africana. Apesar do amplo repertório musical, o rap sempre esteve entre as preferências de Eldo.

O rapper lançou em maio deste ano o seu primeiro single, intitulado “Assaltante da Cena”. A música, que leva produção de Victor Haggar, do selo Maximus, já apresenta as referências de Eldo do rock e afropop. Ele conta que a faixa fala muito sobre seu “ponto de vista sobre a música e os diferentes preconceitos que existem na ‘cena’ que prega tantas coisas antagônicas”.

Ainda em maio, Eldo Boss apresentou a música “Idioma das Ruas”, que também leva a assinatura da Maximus e do Estúdio Ruído Rosa, de Dill Pereira. Questionando os valores da sociedade e a mesmice dos debates da população, o rapper propõe na música falar “sobre o cotidiano e como as pessoas estão submersas em experiências tão líquidas”.

O rap transmite isso, as letras falam da rua, dos convívios cotidianos. Quero passar isso nas canções. Como nós interpretamos o espaço ao nosso redor, quais são os valores primordiais para o coletivo na formação da sua identidade?”, provoca o artista.

Em julho, dois meses após lançar o seu primeiro trabalho, o rapper divulgou a lyric vídeo da música “Morrendo cedo para se tornar um Hit”. A faixa traz um estilo mais undergroud que é representado não só na letra, mas também nos bastidores. Ela contou com a produção de Davizera, também conhecido como Beirando Teto, do estúdio Nausea Records, um dos nomes de grande destaque na cena rap underground de Salvador e outras regiões do Brasil.

Com três trabalhos lançados neste ano, Eldo Boss pretende apresentar ainda mais a sua música ao público. Ele já está produzindo uma faixa com participação de Vagabundo Prodígio e outra solo, além do EP que pretende divulgar no fim do ano. O artista já revela um pouco do que o público pode esperar: “Tenho algumas canções construídas, mas quero testar antes e escolher as certas. Elas vão passar muito pela linguagem baiana e a estética da cidade”.

Eldo Boss, natural do Rio de Janeiro, o cantor e compositor Eldo Boss morou em diversas cidades até chegar a Salvador. Na capital Baiana desde os 20 anos, ele se formou em Arquitetura e Urbanismo e, em paralelo, frequentou a cena underground da cidade.  Começou a cantar com 16 anos em bandas da escola, mas foi aos 17 que entrou em uma banda estruturada de HardCore.

Com o nome de registro Eldo Luiz, o artista acrescentou o “Boss” ao nome após ser apelidado por amigos assim. A palavra ‘Boss’ é do inglês, mas sua tradução significa ‘Chefe’, e essa é uma visível característica do rapper. O nome foi dado por ele sempre acreditar em tudo o que fazia, e como estava à frente de tudo, os bastidores e até mesmo o público logo o apelidou de Boss.

Entre suas referências musicais, se destacam grupos como Racionais MCs, Apocalipse 16, Dj Alpiste, Gabriel Pensador, Beastie Boys e Facção Central. Além dos grupos de rap, ele lembra também bandas como Planet Hemp, Rage Against the Machine, Red Hot Chili Peppers, P.O.D., Flow de Zack de la Rocha e Ad-Rock.

Como ambição para a carreira, ele busca sempre profissionalizar o trabalho, além de manter o máximo de qualidade e buscar parcerias musicais. O EP ao fim do ano promete ser um grande registro oficial de sua carreira.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações