Home EditorialDinossaurosRAP Disco Rap: “Só Sangue Bom” do grupo Realidade Cruel

Disco Rap: “Só Sangue Bom” do grupo Realidade Cruel

por Jefferson Ferreira

Em 1998, o grupo de Hortolândia Realidade Cruel debutava no rap nacional com o álbum “Só Sangue Bom”, lançado pelo selo RDS Fonográfica e com produção do Aliado G do grupo Face da Morte, sob o selo do FDM Produções, enquanto que a masterização ficava a encargo do lendário DJ Raffa.

O Realidade Cruel era formado por Douglas, Keno, Flagrante e o DJ Bolha, e nessa estreia o álbum teve nove faixas e contou com a participação do padrinho e conterrâneo Aliado G, que somou nas faixas “Intro” e na titulo “Só Sangue Bom”, um dos destaques do disco, e que seria repedido no disco do Face da Morte, “O Crime do Raciocínio”, na música “Tático Cinza” e também num projeto de 2003 que promoveria a fusão entre os dois grupos, lançando o álbum “De Quem É A Culpa?”, sob o nome de Face Cruel.

Grande sucesso do álbum foi o som “Dia de Visita”, sendo executada fortemente em rádios do gênero como a 105 FM, no programa Espaço Rap. A música contém sample do grupo KC & The Sunshine Band, com a faixa “Do You Wanna Go Party”, o que ajuda a dar a atmosfera que a letra da música quis passar ao retratar um dia de visita da família a um detento e o cotidiano no sistema carcerário brasileiro.

O álbum traz a essência do hip hop da segunda metade dos anos 90, com temas direcionados a violência, miséria, descaso politico e drogas, porém com a identidade do Realidade Cruel, que buscava a sincronia dos temas pesados com a harmonia de samples e beats sempre bem estruturados. O disco “Só Sangue Bom” além de ser um marco para o rap nacional, despontando um dos mais importantes grupos, também deu voz ao interior paulista, fortalecendo a cena do rap na região e, ao lado do Face da Morte, impulsionando outros grupos em suas carreiras, como o Inquérito, que hoje é sucesso consolidado.

Confira essa obra no Spotify:

E também no YouTube:

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações