Home EditorialDinossaurosRAP Disco Rap: “Non Ducor Duco” do MC Kamau

Disco Rap: “Non Ducor Duco” do MC Kamau

por Jefferson Ferreira

No dia 4 de agosto de 2008, o rapper Kamau trouxe ao mundo o disco “Non Ducor Duco”, segundo trampo, com nome inspirado no lema do brasão da cidade de São Paulo, com significado: “Não sou conduzido, conduzo”. Esse álbum trouxe uma musicalidade ainda pouco explorada no rap daquela época, com rimas melódicas, temas introspectivos e os love songs do romantismo de Kamau, porém sem deixar de lado as criticas sociais e a dura realidade dos jovens de periferia.

Non Ducor Duco” veio recheado de participações especiais, nesse trabalhou colou o DJ Willian, DJ Suissac, Parteum, Rashid, Stefanie, Emicida, Rincón Sapiência, Nave, Munhoz, Rael, Jeffe, KL Jay, Rick, Emicida, Thalma e o saudoso DJ Primo. Além desse time de peso, o álbum contém produções do próprio Kamau, como nas faixas “Komwé” e “Instinto”.

O disco é um clássico do rap nacional, muitos nomes da atual cena beberam dessa fonte. O álbum consagra a transição entre as fases do rap, quando a clima gangsta é deixado de lado e entra uma parada mais introspectiva, reflexiva, o que na época era o underground do gênero no Brasil.

O registro de Kamau é importante também pela sua concepção e construção, o fato de trabalhar com diversos beatmakers em suas 17 faixas, com letras que conversam diretamente com o jovem, abordando seus dilemas, e com a atmosfera paulistana, que vai desde o nome do disco a locações citadas nas músicas, tudo isso traz algo memorável, e pode ser sintetizado como Kamau cita em seu verso na letra “Avuá” (ouça aqui), do Emicida e da banca do Laboratório Fantasma: “Pra que alguns se sentissem no topo, alguém tinha que ser fundamento!

Confira aí esse trampo:

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações