Home Editorial Confira o videodocumentário “A Evolução da Revolução: O Rap em um Novo Tempo”

Confira o videodocumentário “A Evolução da Revolução: O Rap em um Novo Tempo”

por Dj Abraão

“A Evolução da Revolução” é um videodocumentário produzido por estudantes de jornalismo da PUC-Campinas, sob orientação do professor Carlos Gilberto Roldão.

O projeto é sobre o cenário musical do Rap, focando nas letras que evoluíram. O Rap é um dos cinco elementos da cultura Hip Hop, que tinha como finalidade dar voz aos moradores das regiões periféricas. O ritmo musical chegou ao Brasil, especificadamente em São Paulo nos anos 90, as letras abordavam a pobreza, o racismo, violência, injustiças e os embates com a polícia. Hoje, as letras do Rap “saíram” da periferia para retratar outros temas, como amor, futebol, feminismo, dificuldades do dia a dia e entre outros. Com isso pode ganhar maior visibilidade, chegando à mídia nacional e tornando-se o gênero musical mais ouvido do mundo, em 2015, de acordo o “mapa-mundi musical” do Spotify, maior plataforma de música streaming do mundo.

“A Evolução da Revolução: O Rap em um Novo Tempo” é um videodocumentário que vai mostrar como se transformou a letra do Rap nacional nos últimos 25 anos. Entre os entrevistados estão: Thaíde, Kl Jay, Dexter, Kamau, Max B.O, Leonardo Cunha (Casa1), Yzalú, Fábio Rogério (105Fm), Renan Inquérito e Marcello Gugu.

Com produção e direção por Bruna de Oliveira Fernandes, Danilo Leone, Jonathan Fuzari, Lucas Badan Siqueira e Nathalia Bueno.

Edição por Tiago Machado.

Imagens de Alex Barbosa, Danilo Leone, João Queiroz e Rafael Turchetti.

Trilha por Marcio Mouse.

Uma realização LABIS- Laboratório de Imagem e Som (PUC-Campinas).

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações