Home Agenda Coletivo DiJejê oferece curso online sobre a importância do Candomblé

Coletivo DiJejê oferece curso online sobre a importância do Candomblé

por ZonaSuburbana

Entre os dias 20 de janeiro e 19 de fevereiro, o Coletivo Di Jejê oferece curso online sobre a importância histórica do Candomblé. A formação acontece na plataforma gratuita Moodle e as inscrições podem ser feitas aqui até o dia 20 de janeiro.

Por meio de vídeos, leitura de textos, debates, e outras atividades, o curso pretende apresentar as quatro nações do Candomblé, Efons, Jejês, Yourubas, Bantus, e as suas respectivas contribuições para a cultura brasileira. Entre os temas abordados, estão vestuário, alimentação, oralidade, expressões, hábitos, costumes e musicalidade.

Jaqueline Conceição, fundadora do Coletivo Dijejê e idealizadora do curso, destaca a importância de se debater o candomblé no país. “Essa é a religião criada em território nacional mais antiga que se tem notícia. Há a presença de referências europeias, indígenas, mas há uma supremacia da tradição africana. É importante discutir o Candomblé não só pelo viés religioso, preceitos e fundamentos, mas pela importância e pelo legado que ele traz para a sociedade brasileira“.

O Coletivo Di Jejê, especializado em debater o papel da mulher negra na sociedade, aponta durante o curso que ela tem papel central no Candomblé. “Não dá para falar de Candomblé sem falar de mulheres. No Brasil há grandes nomes, de duas líderes religiosas, a Mãe Stella de Oxóssi e Mãe Menininha de Gantois, dois nomes importantes para manter a memória negra, a resistência negra a partir da prática religiosa. São mulheres reconhecidas internacionalmente, e são dois legados vivos sobre a importância da mulher ocupar os seus espaços de origem, que é qualquer lugar onde ela quiser estar“, explica Jaqueline Conceição.

Serviço:

Curso on line: A importância histórica do candomblé: um estudo sobre as quatro nações
Inicio: 20 de Janeiro
Término: 19 de Fevereiro
Valor: 60,00
Vagas: 20 lugares

Bibliografia básica:

Verger, Pierre. Orixás.
Prandi, Reginaldo. A mitologia dos orixás
Candomblé: uma religião de corpo e alma
Santos, Maria Stella Azevedo. Meu tempo é agora.
Verger, Pierre. Lendas africanas dos orixás.
Santos, Edmar Ferreira. O poder dos candomblés.

Documentários:

Devoção
Mensageiro entre dois mundos
Na rota dos orixás
Exu: o guardião do saber
A cidade das mulheres

Filmes:

O jardim das folhas sagradas
Meninos de Areia
Tenda dos Milagres

Conteúdo:

Módulo I – Os efons
Módulo II – Os jejês
Módulo III – Os yorubas
Módulo IV- Os bantus
Módulo V – As mulheres no candomblé
Módulo VI – Para fora dos terreiros: das comidas ao sistema de organização social

ImagemDijeje

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações