Home Editorial Buscando novas possibilidades, Tatiana Bispo segue sua trilha no Neo soul

Buscando novas possibilidades, Tatiana Bispo segue sua trilha no Neo soul

por Erica Bastos

No dia 14 de setembro, a cantora Tatiana Bispo lançou música e videoclipe “Não Quero Parar”, com participação do rapper Amiri e produção da Gang Prod., selo de produção audiovisual composto somente por minas. Essa decisão de gravar um vídeo somente com mulheres envolvidas na produção condiz com a crescente luta das minas de estar em uma cena que as represente, é necessário que as mulheres, principalmente a mulher negra, estejam ocupando todas as esferas de uma cena. Ciente e dialogando com essa questão Tatiana acerta em cheio em fazer essa opção.

Com isso não é de se estranhar que o coletivo Rimas & Melodias, tenha sido ideia dela, que resolveu chamar as atuais integrantes para uma cypher e que evoluiu para este coletivo, após identificarem que tinham muito mais em comum. “A ideia inicial do Rimas & Melodias era fazer somente uma cypher, mas depois que reunimos o time para falar sobre o projeto, todas foram sugerindo detalhes que deixaram tudo mais rico. Foi uma sintonia maravilhosa que fez a ideia inicial evoluir para o coletivo, que hoje é um dos meus maiores orgulhos”, revela a cantora.

Rimas & Melodias (Foto: Nice Lima)

Tatiana Bispo entra nos destaques do R&B e Neo soul brasuca, ao lado de alguns talentos que a nova cena nos apresenta, dona de uma voz suave e letras sensíveis, a música de Tatiana é envolvente, mostra uma identidade, que tem essência e lógico sensibilidade, porém isso não quer dizer que não se pode falar de assuntos mais densos e complexos. Tatiana se encontrou neste estilo onde tem um jeito de passar seu recado à sua maneira. Ainda assim, mesmo sabendo desse novo respiro que o R&B tem dado no Brasil, com destaques para Tássia Reis, Fabbricio Oliveira, Tatiana Bispo entende que o caminho desse estilo musicais ainda está longe do ideal e muito a caminhar “Comemoramos cada evolução, mesmo que ainda singela e muitas vezes até um pouco confusa. Mas ainda quero ver a cena maior. Tem muita gente talentosa, que faz a parada de coração mesmo e que merece estar nos line ups de grandes shows, festivais, etc.”.

Falta evoluir mas Tatiana já vem traçando seu caminho, além do single “Não Quero Parar”, Tatiana vem lançando alguns trabalhos ao longo da sua carreira, aos poucos e com os pés no chão, a elogiadíssima “Asas”, música em parceria com Alt Niss, outro nome forte do R&B brasileiro, mostra sintonia e qualidade das duas cantoras, tem um disco de singles e outro trampo com o Rimas & Melodias. Com esses trabalhos em sua carreira, ela prepara seu novo disco e sente momento de amadurecimento para tal empreitada, “Está sendo um desafio novo para mim que até então só tenho singles e um disco com o Rimas & Melodias. Tudo é mais complexo quando fazemos um álbum, mesmo que um EP, mas eu estou adorando. Tenho uma pequena equipe que entende o que quero fazer e que também me faz enxergar novas possibilidades que até então eu nem imaginaria. Acho que é o meu momento certo sim. Entendo como um aquecimento para um álbum maior no ano que vem”, declara a rapper.

Com inspirações dos clássicos do R&B como Erykah Badu, Aaliyah, SWV, Destiny’s Child, Janet Jackson, Brandy, D’angelo, Blackstreet, Jill Scott, Dwelle, Lauyn Hill ao jazz de Ella Fitzgerald e do nosso gênio Djavan, Tatiana gosta sempre de lembrar que é cantora de Neo soul e R&B que é o ritmo que se identifica que a trouxe para a música, lógico que este estilo musical sempre esteve ao lado rap, mas é isso o que ela faz “Foi no R&B e Neo soul que me encontrei, musicalmente falando. Foi onde me identifiquei com vozes e instrumentais. Obviamente eu não estou presa a isso. Pode ser que futuramente eu cante músicas de outros estilos, mas por enquanto, talvez por ainda não ter um álbum. Sempre quando possível, eu explico esse lance do R&B porque apesar da cena estar crescendo no Brasil, ainda é algo que muita gente não conhece. Muitas pessoas, por exemplo, acham que eu sou rapper.

Foto: Lion Culture Films

Desfeita a dúvida Tatiana está pronta para mostrar seu trabalho, seu talento e somar com essa cena do “R&B” brasileiro, que tem mostrado força e mais bacana ainda que as minas estão no destaque.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações