Home Editorial Blogueiros do rap? Mas quem são vocês?

Blogueiros do rap? Mas quem são vocês?

por Dj Cortecertu

Nestes últimos dias recebi um e-mail de uma assessoria de imprensa que anunciava o início de uma campanha de crowdfunding, até aí está tudo dentro da normalidade. O que me deixou intrigado foi que no orçamento detalhado havia uma verba destinada ao processo de divulgação do disco do artista. Alguma parte dessa grana será destinada aos blogs que repercutem o que é feito no rap? Minha experiência como vovozinho blogueiro diz que não, foram raras as vezes que isso aconteceu. Artistas ganham editais, descolam financiamentos, mas se esquecem dos blogs.

Imaginem quantas matérias loucas poderíamos fazer se tivéssemos investimento vindo de dentro da própria cultura. Não falo de matérias compradas, falo de anúncios, falo de parcerias no sentido real da palavra parceria. Muitos até ironizam a situação dos blogs e suas limitações. Vivemos sempre na linha entre a existência e a morte por insuficiência financeira, mas estamos trabalhando sério, também corremos e lutamos para captar recursos que estão além da cena hip hop, montamos nosso castelo. Independência financeira é independência editorial.

Conhecemos bem os custos de produção de clipes, mixtapes, singles, CDs, eventos. Sabemos o quanto é difícil a vida do artista independente, mas jogamos do mesmo lado, temos gastos consideráveis para manter uma estrutura que não desapareça, que não apague a nossa construção da história do rap e do hip hop.

A grana que poderia girar entre nós, recursos vindos de dentro do “movimento”, poderia proporcionar a cobertura de cenas além do que está aparecendo, poderia dar condições para a elaboração de reportagens, notas e posts exclusivos, mas essa realidade ainda não está sendo vivida pela maioria dos blogs. Temos nossos defeitos e vícios, mas acreditamos nos artistas e investimos tempo, grana, debates, discussões, reuniões, entre outras coisas, para noticiar o que rola no cenário.

Quando os artistas que tiverem condições financeiras e sensibilidade para mudar essa situação começarem a investir na mídia alternativa, o barato vai ficar louco, pois teremos mais meios para dar visibilidade ao que está rolando na base da cultura de rua.

Aos DJs e MCs que perguntam “mas quem são vocês pra ficarem de orelhada?” fica aqui minha resposta: Somos aqueles que – na época em que muitos artistas do rap iniciaram suas carreiras – não perguntamos: Quem são vocês? Estamos no mesmo time, celebramos e vivemos o hip hop, escolher divulgar o rap brasileiro ao invés de apenas focar a cena estrangeira é uma prova disso.

Você pode gosta

3 comments

João Paulo 26/07/2016 - 00:15

DEMAIS! cade o botao de curtir aqui? rsrrsrs
venho aqui dizer que apoio totalmente esse seu desabafo/opinião em numero, genero e grau…
mas porque? vou dizer varias opinioes MINHAS a respeito disso :
não canso de me decepcionar por exemplo com o EMICIDA grande empresário, que já foi um artista sem um puto no bolso como ele adora dizer, hoje ele paga muito dinheiro para distribuidora de porte nacional para divulgar seus trampos, e ja cansei de ver o nome e o rosto dele ESTAMPADO na capa da rolling stones, a musica dele é legalzinha mas não é nada DEMAIS a ponto de aparecer tanto na mesma sem pagar nada…
pra mim a zona suburbana é de longe o melhor site de noticias do rap no brasil com noticias que eu nunca saberia se não fosse por vocês…
sou estudante de produção musical e ultimamente acompanho o rap nacional mas nao ando ouvindo muito o rap nacional..
o que isso quer dizer?
não tem artistas que no meu gosto PESSOAL estão me agradando na cena como me agradava a 7 anos atrás PORÉM como um estudante de producao preciso estar antenado e vendo o que estão fazendo em questao de ritmos, instrumentos, flows e letras ou seja vendo o que está pegando no geral.
E por isso voces servem muito para minha formação musical, por tratarem de TODAS informacoes do hiphop nacional e internacional, o site mais democratico de todos! divulgam mcs famosos e os nao famosos todos tem espaço aqui e vejo isso e eu agradeço demais o que fazem!
eu estou curtindo mt o rap gringo coisa que eu nao gostava ate tempos atrás e vcs mostram este lado também em PORTUGUES, qual site tem este tipo de conteudo traduzido com informacoes reais? apenas voces
e como disse aí, vcs construiram seu castelo, e a base está MUITO solida, profissionalismo de voces é coisa de outro mundo

agradeço de coração pelo que fazem,por mim , por todos outros que visitam aqui vida longa ao zona suburbana, o maior e melhor site de conteudo da cultura hiphop no brasil….

voces ainda vao colher muitos frutos pelo que tem plantado !!!
eu sempre que me recordo tento deixar um comentario aqui, espero que aceitem sempre, sou sincero e as vezes eu parabenizo os mcs, as vezes eu desço o pau porque eu sou assim…é uma pena nao entrar o comentario direto logo quando eu envio
se for pra ser democratico assim que tem que ser, é uma pena também que os leitores nao entram na vibe e comecem a interagir por aqui, eu mesmo nao utilizo facebook porque pra mim é um grande quebrador de produtividade … e voces colocaram uma maneira de deixar um comentario alternativo ao facebook o que pra mim é bom demais!

sugiro por no canto um contador de visitasum para o site no geral,e outro em cada uma das noticias para as pessoas e os proprios artistas verem a repercussão do trampo de voces para/com eles e os outros e procurarem alguma idéia da interação entre os fãs e curiosos da musica rap em geral estar debatendo mais por aqui,

bom falei demais
escrevi de qualquer jeito, mas é isso! ótima semana

Reply
Romildo 26/07/2016 - 10:42

Cara que materia parabéns disse tudo.

Reply
Deivisson Rodrigues 31/07/2016 - 20:05

Papo de futuro mano, é isso, estamos do mesmo lado e jogamos no mesmo time, passamos todos por dificuldades, mas vamos chegar, porém o que falta é essa visão ampla do todo e não só de um partimento da cultura, temos que caminhar juntos, por que fortes já somos, falta a disposição dos demais envolvidos com a cultura pra sentarmos e trocarmos ideia, pelo bem de uma estrutura mais ampla, forte e ainda independente, mas como já disse, vamos chegar!

Reply

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações