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sexta-feira, abril 26, 2024

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Bastidores: Kendrick Lamar “Good Kid, M.A.A.D City”

[Este artigo foi publicado originalmente em Outubro de 2012 pela Complex]

Kendrick, Pharrell, Just Blaze, e outros falam sobre a edificação de um dos melhores álbuns de 2012.

Finalmente: Um álbum de rep digno de exagero. A estreia principal de Kendrick Lamar, “Good Kid, M.A.A.D City”, está finalmente nas lojas. O artista anteriormente conhecido como K-Dot fez algo que não parecia possível neste momento e idade: Ele fez um álbum sem concessões artísticas ou comerciais, um álbum que fala por uma geração, um álbum que merece ser chamado de clássico.

E não é apenas uma coleção de faixas magistradas, é um álbum conceitual — um “curta-metragem”, como diz o subtítulo. “Good Kid, M.A.A.D City” segue um dia na vida de um Kendrick adolescente andando nas ruas de Compton enquanto ele se conecta com uma menina, faz uma casa tremer e passa por muitas outras desventuras. O álbum certamente irá catapultar Kendrick para os escalões superiores do rep, onde sua estreia terá que ser comparada aos gostos de Jay-Z, Snoop Doggy e Nas.

Se você acha que essas comparações são exageradas, considere o fato de que as pessoas envolvidas na criação deste álbum compararam Kendrick com todos, de Bob Dylan a John Coltrane.

Vamos dar uma volta pelas ruas perversas de Compton com o rei Kendrick Lamar. Esta é a história dos anjos sobre a poeira dos anjos, a história dos bastardos disfuncionais da era Ronald Reagan. Essa é a história de um bom garoto em uma cidade louca… — Insanul Ahmed.

Representantes:

Kendrick Lamar Duckworth: Repper
Punch: Presidente da Top Dawg Entertainment
Derek Ali a.k.a. MixedByAli: Engenheiro e mixagem
Dow Jones do Tha Bizness: Produtor
Henny a.k.a. J-Hen do Tha Bizness: Produtor
Sounwave: Produtor
Chauncey Hollis a.k.a. Hit-Boy: Produtor
Johnny Reed McKinzie a.k.a. Jay Rock: Artista convidado
Elijah Blue Molina a.k.a. Scoop DeVille: Produtor
Pharrell Williams a.k.a. Pharrell: Produtor
Aaron Tyler a.k.a. MC Eiht: Artista convidado
Terrace Martin: Produtor
Tyler Williams a.k.a. T-Minus: Produtor
Like (do Pac Div): Produtor
Skhye Hutch: Produtor
Justin Smith a.k.a. Just Blaze: Produtor

Kendrick Lamar: Esse é um álbum de filme escuro. Eu queria tocar nesse espaço onde eu estava na minha adolescência. Todo mundo conhece Kendrick Lamar, mas ele teve que vir de um determinado lugar, um certo tempo e certas experiências.

Eu tinha isso planejado isso há anos. Tudo estava premeditado. Eu já sabia do que eu queria falar, o que eu queria transmitir. Eu tinha a capa do álbum há anos. Eu sabia que ia usá-la e que era a melhor descrição do que estava falando no álbum. Isso já estava para acontecer. Tudo sobre o que abordamos é a luz da luz.

Ter um álbum com um total controle criativo é um dos melhores sentimentos do mundo. Provavelmente não teria conseguido fazer um álbum escuro se eu não tivesse controle criativo. É por isso que uma vez [algumas pessoas] entram em uma situação, eles mudam seu estilo. Mas eu tenho controle criativo.

MixedByAli: O álbum ocorre em 2004, então esses skits são lembretes sobre o que está acontecendo na história. É como se você voltasse no tempo e colocasse um microfone no meio de Kendrick e seu povo antes de irem fazer a casa tremer ou visitar seu povo ou se encontrar com meninas.

Kendrick Lamar: Os skits trazem a história juntos. Esses skits são realmente minha verdadeira mãe e pai. Essas são pessoas pelas quais fui criado, então eu decidi colocá-las nos skits como elas mesmas. E esses são meus verdadeiros homeboys sendo eles mesmos. Ele vincula o enredo da forma perfeita. Meus pais adoraram o álbum. Eles adoraram ter a chance de contar a história que queriam contar com uma luz positiva.

Há reviravoltas e retornos. A história é sobre um dia na minha vida e meus homeboys. Eu realmente não queria fazer música por música. Cada peça, eu quero desencadear certos pontos onde você faz uma conexão. Quase como um sentimento [do filme] Pulp Fiction — você tem que ouvi-lo mais vezes para viver com ele e respirar com ele.

Punch: Eu sou o presidente da Top Dawg Entertainment. Anthony “Top Dawg” Tiffith — o fundador e CEO da TDE — esse é meu parente de sangue, meu primo. Eu trabalho nisso desde aproximadamente 2004. Eu completo as lacunas. Eu escrevo [reps] também, eu estava em algumas das gravações anteriores, então eu entendo a arte. Eu sou o meio para a arte e os negócios da empresa.

Esse projeto estava na vida toda de Kendrick. Essa é a história de sua vida. Ele tinha o conceito antes de todas as suas mixtapes. Ele tinha o título para este álbum antes do Kendrick Lamar EP ter sido disponibilizado. Ele estava escrevendo o conceito o tempo todo.

Ele realmente escreveu um projeto chamado good kid, m.A.A.d city antes do EP sair. O plano era que o EP de oito músicas fosse como um aquecimento para o good kid, m.A.A.d city que ele já tinha feito. No processo ele tinha mais músicas e o zumbido começou a crescer, então dropamos o EP.

Overly Dedicated deveria ser remixes, mas transformou-se em um projeto inteiro. Músicas como ‘Average Joe’ do Overly Dedicated foram um dos conceitos originais para o good kid, m.A.A.d city. Até mesmo ‘Keisha Song’ foi inicialmente para o good kid, m.A.A.d city, mas era de um ponto de vista diferente.

O álbum realmente se juntou na estrada porque ele esteve em turnê forte por cerca de dois anos seguidos. Então ele estava em um avião escrevendo uma música, voltando para casa e gravando, então tem que voar para fazer outra coisa. É apenas um testemunho do quão concentrado e quão forte ele é. Não sei se muitos artistas poderiam gravar esse álbum durante uma turnê.

Essa foto para a capa do álbum, ele descobriu que há dois anos atrás e disse, ‘Isso é o que eu vou usar para a capa do meu álbum.’ Eu realmente planejei tudo. Tivemos uma visão para tudo e seguimos essa visão, não são apenas músicas aleatórias. Essa é uma história real, uma vida real. Este álbum está lhe dando informações sobre quem ele era antes do Section.80, antes de OD, antes do EP. Nós tínhamos tudo mapeado.

MixedByAli: Dave Free, da TDE trabalhou no ensino médio que eu frequentava, Colonial High School. Ele estava sempre envolvendo os CDs de Jay Rock. Naquela época eu estava trabalhando com Tyga porque crescemos juntos. Eu e Dave nos conectamos cedo e falamos sobre Jay Rock e TDE. Eu estava interessado no que eles haviam feito, então ele me disse para ir ao estúdio uma vez e nunca mais saí. Isso tem sido um vínculo familiar desde então, como uma criança adotiva veio e nunca mais saiu.

Eu comecei a fazer ringtones no ensino médio. Eu tinha esse programa para gravar toques de celular e colocá-los nos telefones das pessoas. As pessoas queriam colocar sua própria voz nos toques, então eu comecei a gravar sua voz para colocar em seu telefone. Logo eu estava gravando músicas completas após a escola. Eu amo isso. Posso pegar a voz de alguém, fazer o que eu quiser com isso, alterá-la, comprimi-la, adicionar efeitos díspares para fazer o que eu quiser, ele soa bem. Eu estudei [engenharia], estudei Pro Tools, Logic, fui direto e tentei ser o melhor com isso.

Eu acho que eu tinha 17 anos quando conheci Kendrick. Eu estava com Punch, ele fazia toda a gravação na TDE. Punch me chamou e disse, ‘Não posso ir, mas K-Dot precisa gravar. Você pode ir?’ Eu estava nervoso demais porque eu era novel nisso. Não sabia nada sobre nada. Mas eu falei, ‘OK, eu vou fazer isso.’ Lembro que fodendo o tempo todo e Kendrick estava tão bravo que cancelou a sessão. Mas foi uma boa experiência. Aprendi o que não fazer em uma sessão, que é ser lento e tal.

1. Sherane a.k.a Master Splinter’s Daughter
Produzida por Tha Bizness

Kendrick Lamar: Eu estava em Atlanta quando Tha Bizness me deu a batida. Imediatamente eu recebi uma vibração onde eu queria falar sobre uma garota específica quando eu estava crescendo. Uma história específica que leva a linha para o álbum. Eu peguei a batida e comecei a escrever e voltei para casa e depois gravei.

Essas músicas, elas vêm naturalmente para eu escrever as experiências com as quais cresci e as coisas que eu tive ao redor. Era exatamente o que estávamos passando. É fácil para mim escrever histórias [reais] ao invés de fazer uma história louca.

Dow Jones: TDE é família. Nós ficamos com eles desde 2007. Conhecemos Kendrick pela primeira vez quando trabalhamos em uma música chamada ‘Westside’ para o álbum de Jay Rock e fizemos a primeira música do Black Hippy, ‘Zip That, Chop That’. Naquela época, ninguém sabia o que era o Black Hippy. Nós estamos caminhando com eles por anos. Eles conseguiram nos vigiar até o topo. Agora estamos observando-os subir para o topo. Então foi muito foda poder construir isso com pessoas que são realmente nossas amigas.

Henny a.k.a J-Hen: Começamos a trabalhar com Kendrick, trabalhamos em alguns sons novos. Quando nos encontramos com ele, já fizemos algumas músicas, mas ele estava procurando por algo diferente. Pegamos alguns beats que fizemos e quando começamos a usar o Native Instruments Maschine com o microfone. Havia instrumentos ao vivo, graves vivos. Tivemos alguns sons estranhos que eu estava fazendo com minha boca. Ele simplesmente se apaixonou pela faixa.

Ele havia dito, ‘Mano, é isso. Isto é o que eu preciso. Esse é o hino que eu sinto’, embora tenha sido temperamental. É ele. É o Kendrick. É o som dele, o tipo de um hino. Isso meio que traz de volta para o sentimento de Section.80. Entramos lá e fizemos nosso lance e levamos a faixa para Ali para mixá-la.

Dow Jones: É muito foda para nós ver que essa é a primeira música que as pessoas ouvem em um álbum de Kendrick Lamar. Somos nós e ele juntos. É muito grande porque para nós, isso parece a primeira vez que 50 Cent surgiu. Esse é um daqueles grandes lançamentos. Não houve muita expectativa para um álbum em um longo período de tempo, onde muitas músicas vazaram. Ele fez um bom trabalho para manter tudo perto do colete. Isso mostra o quanto ele se importa com a música.

Henny a.k.a J-Hen: Kendrick começou no fundo trabalhando com produtores e fazendo refrães para que ele já se desenvolvesse como produtor por direito próprio. Ao trabalhar com ele, ele lhe dirá o que ele gosta, a vibração que ele está procurando. Foi o que inevitavelmente o tornou tão grande. O fato de ele ter sido capaz de criar seu próprio som, mesmo com todos os produtores com os quais trabalhou, ele conseguiu tirar seu próprio som deles.

Com a gente, com algumas das músicas com as quais trabalhamos, antes de ter selecionado essa para o álbum — elas estavam todas prontas. Ele estava começando a perceber exatamente o que ele queria de nós, então nós demos a ele.

Punch: Eu não entrei com a minha criativa [assistência nessa música] até que tudo estivesse posto. A versão dessa música que está no álbum foi provavelmente a terceira versão dessa música. Havia diferentes mudanças de letras e estruturas e coisas diferentes. Foi mudado porque é um enredo básico e parte de um ponto estranho na história. Então queríamos ter a música onde não havia o refrão que rompeu a história.

[Uma das coisas que eu faço na TDE é] eu ajudo com o sequenciamento. O sequenciamento é muito importante. Kendrick tinha o primeiro e segundo verso e dizia, ‘Não sei aonde quero levar isso.’ Eu vou e falo, ‘Talvez devêssemos ir aqui, porque isso liga isso, isso e aquilo. Então vamos aqui depois disso.’ Eu dou muita história de fundo sobre por que as músicas teriam sentido ao lado de determinadas músicas. É como um roteiro de filme, dou aos personagens uma história de fundo para que você possa compreendê-la mais completamente do que o que está no roteiro.

MixedByAli: Todos nós experimentamos [o que Kendrick fala na música]. Todos nós fomos para festas caseiras. Todos nós tentamos nos encontrar com uma jovem no bairro errado e esperamos que você não tenha encontrado pessoas erradas quando você está fazendo isso. É louco como esse álbum reflete [coisas que todos nós passamos], especialmente coisas que eu passei na minha vida.

2. Bitch, Don’t Kill My Vibe
Produzida por Sounwave

Kendrick Lamar: Essa é realmente uma grande faixa subliminar onde todo mundo mixou em uma situação em que todos queriam ter controle criativo. Essa é a vibração que eu queria matar. É por isso que eu fiz essa música. Se você ouvir algumas das palavras, verá que são bem intrincadas, mas fazem sentido.

[Lady GaGa era para estar nessa música]. Marcamos uma data para gravarmos, mas tivemos que cumprir o prazo para a data do pedido antecipado. Essa é a parte do negócio que vem e bagunça tudo. Mas você sabe que é o plano de Deus. Eu não sou muito cismado sobre isso porque sei que temos algo especial.

Sounwave: Eu e Kendrick encontramos esse registro louco desse grupo estrangeiro e nós não sabíamos o que fazer com isso. Então nós pegamos isso, eu peguei o meu lugar e fiz a bateria. Eu adicionei tudo o que eu precisava, as guitarras extras, cordas, tudo isso. Isso inspirou Kendrick para trazê-lo para outro nível. Kendrick é prático [com beats]. Ele encontrará algo que ele gosta e me liga: ‘Yo venha ver isso!’ Assim como foi o caso de ‘The Spiteful Chant’. É assim que trabalhamos o tempo todo, sentamos, sintonizamos e escutamos [as batidas] repetidas vezes.

Punch: Eu não sei quem encontrou o sample, [mas Kendrick e Sounwave] trabalham tão bem juntos que é praticamente a mesma coisa.

MixedByAli : Estávamos em Chicago com Lady Gaga no estúdio quando tocamos a música para ela. Ela queria fazer parte disso, mas acho que ela fez isso em algum lugar da Europa e nos enviou os arquivos. Eles estavam indo para frente e para trás na música e pulando em torno de diferentes conceitos sobre o que eles poderiam fazer com a faixa. Na verdade tivemos uma gravação mas houve problemas de tempo com o álbum e ia exceder a data limite.

Sounwave: Era uma situação de tempo. Ela estava super ocupada, estávamos super ocupados.Foi complicado.

MixedByAli: A vibração de Kendrick [no estúdio] é engraçada. Ele se senta em um canto super sério para escrever uma música com os olhos fechados para encontrar algo engraçado no YouTube para assistir. Ele é um cara aleatório, mas é isso que o torna, ele. Você pode pegá-lo caminhando em círculos escrevendo ou você pode pegá-lo na cabine sozinho com as luzes apagadas escrevendo. Ele escreve tudo na cabeça dele. Ele escreve em seu telefone às vezes, ele apenas pega a vibração onde quer que esteja.

3. Backseat Freestyle
Produzida por Hit-Boy

Kendrick Lamar: Essa é realmente o começo de ‘The Art of Peer Pressure’. Isso flui para o álbum. É sobre mim e meus homeboys realmente estão entrando no banco de trás e começando nosso dia. Às vezes, vamos fazer rep, pegamos de tudo. Esse é um dos sentimentos que a faixa produz.

Hit-Boy: Conheci Kendrick em Nova York em SOB há alguns anos atrás. Ele acabara de começar a zumbir. Nós conversamos um pouco, mas continuamos construindo a partir daí. Então ele acabou assinando com a Interscope, e eu tenho contato com algumas pessoas lá, então eles sempre quiseram que eu trabalhasse com ele.

Nós tivemos essa outra faixa que fizemos no ano passado. Saímos para Vegas e vibramos e pensei que ele iria usar esse conjunto. Era como se ele não conseguisse obter o refrão em sua mente, então a música ficou morta e saiu esse freestyle.

Mais tarde, eu estava no estúdio — eu trabalho fora da minha casa — e Kendrick apareceu. Assim que essa batida surgiu, ele disse, ‘Essa é única! Quero isso no meu álbum.’ Ele foi lá e acabou gravando lá fora. Kendrick [mudou a batida que eu dei e] fez um loop dessa parte desde o início, porque não era assim quando eu lhe dei a batida pela primeira vez. Então ele está ouvindo o que ele queria ouvir. Ele definitivamente teve uma mão em como ele queria que essa faixa soasse. Assim que ele terminou, ele me disse tipo, ‘Yo, nós conseguimos. Essa parada é foda.’

É algo energético. Isso é o que eu estou sendo conhecido por músicas como ‘Niggas In Paris’, ‘Clique’ e ‘Cold’, tendo essa energia e essa juventude ao meu som. Meu objetivo é sempre recuperar a era dos super-produtores. Eu sinto como se eu fosse uma das poucas pessoas que realmente se importam com tudo, desde o meu estilo até a minha postura com minhas redes sociais. As pessoas realmente olham para o que estou fazendo e eu tenho que aguentar isso.

De vez em quando, nós conseguimos esses caras que empurram as divisões e trazem essa coisa autêntica. Kendrick é um desses caras. Ele não é apenas West Coast — ele significa muito para o hip-hop em geral. Ele está mostrando à todos que você pode fazer rep sobre o que você quiser e que você pode usar sobre assuntos reais.

MixedByAli: Crescendo, todo mundo queria ser um repper no ensino médio para que todos entrassem nesse lance de freestyle. Essa música leva você de volta aos dias do ensino médio, quando você estava em um carro fumando maconha com os homies. Aí um homie dava uma batida e você começava a usar para freestytle. Essa é a vibração que você recebe dessa faixa.

Punch: Esse é a minha faixa favorita. Essa música é realmente ousada, essa é a música de um jovem. Eu me sinto bem quando escuto essa música. Eu entendi isso. Há momentos em que você só quer ser ousado, é assim que você se sente em um quadro mental particular.

A menos que você ouça o álbum algumas vezes, você não entenderá. Nós sempre fomos grandes em álbuns com skits como The Chronic. Esses skits ajudaram a cimentar esses registros clássicos e isso é algo que sempre quisemos fazer.

50 Cent sempre disse: ‘É difícil capturar uma história inteira em três minutos, então você precisa de certos auxílios e guias para acompanhar isso para obter uma imagem maior do que está acontecendo.’ As saídas não são apenas coisas aleatórias. Isso acontece porque, como tudo mais, ele faz parte dessa curta-metragem. Não se chama ‘A short-film by Kendrick Lamar’ por nada.

4. The Art of Peer Pressure
Produzida por Tabu

Kendrick Lamar: Essa é provavelmente uma das primeiras gravações que eu gravei para esse álbum. Quando eu ouvi esse beat, imediatamente eu quis pegar as pessoas nesse passeio, nessa jornada. Isso é sobre ser um adolescente de L.A. e ser influenciado pelos seus amigos da mesma idade e quem você está se envolvendo.

[Eu superei a pressão da adolescência na minha vida porque] eu tive um pai na minha vida. Essa é uma grande parte da minha vida. Eu tive respeito por ele. Ele não estava bem ali, ele não podia estar lá o tempo todo, e ele não era uma pessoa perfeita. Mas, ao mesmo tempo, ele teve muito amor por mim. Ele se certificou de ter uma vida melhor. Ele se certificou de ter encontrado a vida através da música.

Punch: Eu e Kendrick somos muito parecidos. Venho de Nickerson Garden Projects mas nunca fui desse mundo de gangues. Mas foi tudo ao meu redor, [minha história é] a mesma que a dele, um bom filho em uma cidade louca. Nós dois tivemos nossos pais. Ambos tivemos nossos pais fortes em nossas vidas. Então são muitos paralelos.

Eu sou apenas cinco anos mais velho do que ele. Na verdade, ele tem a idade do meu irmãozinho. Eu vejo exatamente o que ele está falando porque eu estava lá, então eu sei exatamente onde ele está tentando ir. É raro que tenhamos diferenças criativas porque ele sabe que vejo sua visão.

Se você estiver olhando para o álbum como um filme, essa música é como a cena de ação — a história dele e seus meninos depois da ‘Backseat Freestyle’ e do que eles estão prestes a fazer. Suas letras são tão detalhadas que pintam essa imagem. As letras dizem tudo a cada passo. Eu vou deixar Kendrick responder [se a música é realmente baseada em suas experiências]. Apenas saiba que isso é um precedente dele antes de chegar a Top Dawg Entertainment.

5. Money Trees
Participando: Jay Rock
Produzida por DJ Dahi

Kendrick Lamar: Isso é sobre tentação. Depois de ‘The Art of Peer Pressure’, você escuta isso, e nota que esse era o estado mental de pensar que tudo é sobre um dólar. Era aí que estávamos no momento. Tudo era sobre dinheiro. Nós não nos preocupamos com nada mais verdadeiramente.

Eu tenho muitas mãos [com produtores] e é por isso que meus projetos são tão coesos. Eu não vou lá e acho um monte de instrumentais e faço rep sobre eles. Tenho um som específico na minha cabeça que quero transmitir. Eu realmente me sento com os produtores, eu proponho idéias e dou idéias. Na verdade, eu deveria ter alguma coprodução nessas faixas. [Risos]

Jay Rock: Honestamente, ele já havia feito o álbum [antes de entrar nisso]. Quando eu ouvi isso, essa se tornou uma das minhas faixas favoritas. Toda vez que ele tocava, eu dizia, ‘Toca essa faixa de novo.’ Ele estava mantendo o álbum completamente pessoal, ele não queria tantas participações. Nem mesmo de nós da TDE. Quando o irmão entra em sua zona, ele entra em sua zona. Ele está então em seu ofício. Ele não faz isso intencionalmente.

Ele então me disse, ‘Eu quero que você faça um verso para ‘Money Trees’. Eu me senti penhorado, então usufruí do meu tempo nisso, escrevi e gravei. Quando ele ouviu isso, ele disse, ‘Cara, você levou isso para o próximo nível.’

Punch: Nós íamos usar ‘Money Trees’ como um remix com Jay Rock. Mas o verso de Jay Rock era muito louco e se encaixava bem na história, então usamos isso como o original.

Jay Rock: Sempre conheci Kendrick por estar ao redor da cidade. Eu sou de Watts, ele é de Compton. Ele estudou na Centennial High School; muitos dos meus homeboys e membros da família estudaram lá também. Eu costumava fugir da escola para zoar e costumava vê-lo. Ele estava fazendo rep como um louco. É irônico termos acabado no mesmo [selo].

Nós nos conhecemos desde o primeiro dia, triturando. É bom ver o mundo finalmente [reconhecendo] quem somos e respeitando nossa música. Eu sou como o grande irmão da TDE. Todo mundo sabe sobre a minha situação anterior com a Warner Brothers Records. Às vezes, em negócios, você vive e você aprende. Minha equipe não estava feliz com a situação e como as coisas estavam funcionando, mas agradeço a Warner Brothers por me dar a oportunidade.

Minha equipe chegou e me retirou da Warner Brothers. Mas, em tudo, o que quer que eu fizesse, você sempre via Kendrick, ScHoolboy Q e Ab-Soul comigo. É assim, nós somos uma família. Nós sempre olhamos um para o outro.

Punch: Quando Jay Rock estava passando por toda essa situação com a Warner, Kendrick estava passando pela faculdade. Ele estava experimentando tudo o que Jay Rock estava experimentando. Tivemos uma mentalidade diferente na situação da Warner, pensamos que como Jay Rock era assinado, então é isso, estamos de boa agora. Mas esse não era o caso. Uma vez que Jay Rock saiu, nosso objetivo era nunca mais depender de ninguém. Nós íamos fazer tudo para nós mesmos [na carreira de Kendrick].

Jay Rock era nosso xodó, então nós colocamos todos os nossos esforços nisso e tudo o que ele estava passando, nós passamos. Jay Rock é muito importante para a história da TDE. O filho mais velho é o experimento. Seu segundo e terceiro filho é mais fácil. É por isso que vejo Rock como o filho mais velho.

6. Poetic Justice
Participando: Drake
Produzida por Scoop DeVille

Kendrick Lamar: Se você ouvir ‘Poetic Justice’, verá que é uma música sobre uma garota dizendo que essas pernas são poemas. Por trás disso, é realmente uma música à Sherane, então é uma música de dedicação para Sherane. E isso foi para ‘good kid’ e ‘m.A.A.d city’ que completa a história.

Eu e Drake estivemos trabalhando por um tempo fora do fato de que eu estava na sua turnê e eu estava no Take Care. Estávamos falando sobre as músicas que queríamos fazer. Quando Scoop tocou a batida para mim, imediatamente pesquei o conceito de fazer essa vibração e a primeira pessoa que eu tive em mente foi Drake. Drake matou nisso e ficou foda. Eu acho que isso vai reinar por um bom tempo.

Scoop DeVille: Eu entrei para a família TDE há quase cinco anos. Todos nos conhecemos trabalhando com The Game em suas sessões de estúdio e chegando ao mesmo tempo. TDE sempre me mostrou muito amor e eu ando com toda a equipe. Se houver alguém em uma nova era do hip-hop no Oeste, é a TDE.

[Um tempo atrás, entrei no estúdio com Kendrick em Nova York.] Depois que ‘The Recipe’ foi disponibilizado, era a principal prioridade para entrar e fazer mais algumas coisas. Nós tocamos muitas faixas naquela noite. Esse sample foi uma peça especial que eu estava economizando para o artista certo. Fui um fã do que Kendrick trouxe para a mesa e pareceu o ajuste certo e todo mundo também gostou. O sample [de ‘Any Time, Any Place’ de Janet Jackson] é bem louco, e mesmo o fato disso ter sido limpado me surpreende.

Punch: Começamos a gravar isso um pouco antes de ele realmente colocar os vocais. Esse foi provavelmente uma das faixas mais difíceis, porque sabíamos que as pessoas adorariam essa faixa e que poderia ser um esmagamento, então demorou um pouco para conseguirmos a abordagem correta. Estávamos em Nova York e ele gravou o primeiro verso e o refrão. Quando voltamos para L.A., ele terminou. Então ele reorganizou. Então colocamos Drake sobre isso. Demorou meses para termos essa música [concluída].

Nós definitivamente não estamos usando Drake só porque ele é Drake. A música parece Drake, parece que é sua faixa. Nós definitivamente não estamos forçando-o em tudo. É assim que funciona Kendrick — se isso se encaixa na música, então é o que quer que seja. Mas só porque você é uma superestrela não significa que você esteja certo para essa faixa. Então foi uma decisão consciente obter Drake para essa música.

MixedByAli: Estávamos tocando músicas para Drake e Kendrick sabendo que ele queria colocá-lo nisso. Drake e OVO e todos eles são como família, assim que eles ouviram que foi só amor. Assim que enviamos para eles, ele o enviou de volta. Tudo o que estamos fazendo é orgânico e temos que fazer com que se sinta assim durante toda a faixa, então, se Drake estiver lá, é porque Kendrick sentiu que sua voz precisava estar lá.

7. good kid
Produzida por Pharrell Williams

Kendrick Lamar: Isso representa o espaço que eu estava. Sabendo que você está fazendo coisas erradas, mas, ao mesmo tempo, você é uma boa criança no coração. Eu sabia o que estava fazendo e o que eu estava me envolvendo e as pessoas com as quais estou junto.

[Estar no estúdio com Pharrell] foi insano. Nós fizemos cerca de cinco músicas juntos. Ele edifica as batidas muito rápido, é incrível. Então estávamos apenas cortando alguns registros. Quando ele jogou essa batida, eu soube instantaneamente que era aquele que eu queria para o título. Apenas por quão dramático isso soa.

Pharrell Williams: Kendrick é o Bob Dylan negro. Ele é o MC mais fenomenal e seu álbum mudará completamente a direção do hip-hop. É o lance mais poético e sincero. Ele está nos dando músicas de rep cheias de esperança.

Em ‘good kid’ ele fala sobre como ele não deixou que a loucura acontecendo ao seu redor o mudasse. Ele está falando de uma Compton que é muito diferente do que [Dr.] Dre e Snoop nos abençoaram. Ele está nos dando uma nova perspectiva em um mundo que a maioria das pessoas nem sabe nada sobre.

Sua abordagem à música prova o quanto ele é revel por sua arte. Esse cara não se importa com o que está acontecendo com o rádio — ele se aproximou de seu álbum da mesma maneira que Adele e Frank Ocean fizeram. Esses tipos de artistas só se preocupam em fazer música verdadeira para quem são. Eu não poderia ter mais honra em fazer parte de seu álbum. É o retorno dos mochileiros para uma nova audiência.

Punch: Essa música começou em Miami, trabalhando com Pharrell. Foi uma atmosfera descontraída. Pharrell é um cara irado. A vibração estava fresca ali. Pharrell apenas sentou-se lá e fez toda a batida do zero e nós levamos de volta para Los Angeles. Eu acho que Chade pode ter adicionado mais algumas coisas. Não tenho certeza.

MixedByAli: Esse é um registro realmente poderoso. Vai passar pela cabeça de um monte pessoas. Esse registro conta a história sobre o filho do centro da cidade, que realmente não presta muita atenção. Ele é negligenciado e desrespeitado pela comunidade.

A polícia [é desrespeitosa] na cidade. Eles não se importam com você. Eles fazem o que quer que façam para obter o pagamento ou os aumentos. É isso que é a merda pior. Ele mostra a parte da cidade do centro da cidade que acabou. Isso não teve conflito entre gangues mas eles atravessaram a besteira mas não foram pegos em roubar e matar.

E há outro garoto, como um bom garoto que está preso dentro da caixa e como ele não tem escolha senão andar no meio do tiroteio, não tem escolha senão entrar nas casas e roubar, porque é o que ele está por aí. Estes são seus amigos e família fazendo isso, ele está indo com seu povo.

8. m.A.A.d city
Participando: MC Eiht
Produzida por Sounwave, THC, Rerrace Martin

Kendrick Lamar: ‘m.A.A.d. city’ é a linha de frente. Esse é o lado de Compton que todos sabem, o lado agressivo. A primeira metade da música [é como] a metade do interlúdio, a música real é com MC Eiht sobre ela. Esse é realmente o foco. Por isso indico o título atual: m.A.A.d city.

‘m.A.A.d. city’ tem dois significados; My Angel on Angel Dust e My Angry Adolescence Divided. Se você ouvir o álbum [você descobrirá] a razão pela qual eu não fumo maconha. Porque uma vez, você acharia coisas misturadas com cocaína [e pó de anjo]. Isso causou uma reação e eu coloquei isso dentro da música. Isso realmente aconteceu comigo. Esse é o motivo do título.

MC Eiht nos deu sua bênção [entrando nessa faixa]. Ele reconheceu que ele realmente esteve nesse mundo também. MC Eiht é uma grande influência para mim por ser de Compton e falar sobre algo que era real. MC Eiht me influenciou mostrando que não tenho que falar sobre um estilo de vida que não é meu para vencer na vida. Ele fala sobre o crescimento do seu estilo de vida. Isso fixou e as pessoas ainda se relacionam com isso. Ele me deu inspiração para falar sobre algo que era real para mim.

MC Eiht: Kendrick queria que eu fizesse parte dessa música. Neste dia e idade, você aprecia isso, mas você nunca pode dizer. Às vezes as músicas voam, às vezes não. Mas ele disse que queria que eu fosse ao estúdio. Nós fomos ao estúdio, ele me tocou a faixa, disse o conceito e o que ele queria. Eu joguei algumas idéias, joguei alguns versos e estudei os versos dele. E bingo! A música acabou se conectou.

Eu pensei que era um boa visão [para fazer a música]. Eu tento ficar em sintonia com o que está acontecendo hoje em dia com os manos mais jovens. Eu tinha ouvido algumas músicas de Kendrick. Sendo de Compton, as ruas sempre falam do próximo jovem que está chegando. Então eu estava ouvindo algumas coisas dele.

Vendo como estou tentando obter meus dois centavos para o que está acontecendo no mundo do hip-hop, quando ele me ligou e me pediu para estar no projeto, eu fiquei agradecido. Kendrick me disse que sempre ouviu minha música e ele cresceu em minhas coisas anteriores. Muitos manos jovens não gostam de homenagear a geração mais velha do rep. Ao ver que eu era uma espécie de influência para ele, foi bom fazer parte de seu álbum.

Eu sei que ele teve Game, ele teve Dre. Mas para realmente baixar ao que eles chamam ‘nível bairro’ da música, foi um grande passo. Então eu o apreciei e a TDE por me contatar e me colocar no projeto.

Seu álbum não está com nenhuma merda banal. Está lidando com muitos problemas reais e muita música real do hip-hop. É realmente significativo porque está seguindo um padrão de tentar trazer a Costa Oeste de volta como um todo. Não dizendo que queremos colocar o peso do Oeste sobre os ombros de Kendrick porque ele é um mano jovem e ele está fazendo sua correria, mas ele está representando.

Sempre que você tem alguém saindo da Costa Oeste em um projeto significativo como esse, é sempre bom elevar a Costa Oeste. Porque não há muita gente por aqui que estão falando ou gravando muita música. Então, para ter um grande lançamento como esse, com a Aftermath e Interscope atrás e tendo a chance de voltar para Compton, acho positivo demais para a Costa Oeste.

Sounwave: Originalmente, essa música tinha um sample do BB King. No último minuto, descobrimos que não poderíamos usá-lo [porque não pudemos limpar o sample]. Mas precisávamos disso no projeto. Não conseguimos perdê-lo. Então fiz alguns telefonemas e encontrei esse incrível jogador chamado Mary Keeting e ela levou isso ao outro nível. No início, era bom. Mas depois que ela fez o que fez com isso… Nós não podemos nem ficar de pé [para ouvir] a versão original agora.

MC Eiht é um dos velhos ídolos de Kendrick. Ele sempre olhou para ele por seu trabalho [no filme] Menace II Society e sua música. Kendrick estava apenas lançando idéias como, ‘E se eu conseguisse MC Eiht nessa faixa?’ Todos nos olhamos um para o outro, como, ‘O que você quer dizer com ‘E se?’ Você deve colocá-lo nisso!’ Eiht foi ao estúdio, sentou-se lá e escreveu seu verso exatamente como nós queríamos que ele soasse.

MixedByAli: Um amigo meu era família para MC Eiht, e tudo o que fiz foi conectar as coisas. MC Eiht ouviu que Kendrick era seu fã, então ele veio no estúdio naquele dia e nocauteou, rápido também. Eu sou um cara jovem, então nunca ouvi muita música dele, mas quando ouvi a música era perfeita.

Punch: ‘good kid’ é ele e a ‘m.A.A.d city’ é na verdade a cidade louca. É por isso que essas músicas merecem total atenção. Nós temos MC Eiht nisso para dar esse autêntico som de Compton. Mesmo quando tocamos em Nova York, as pessoas ficaram loucas quando ouviram sua voz. Eu não sabia que ele traduziu para o Leste assim. Foi chocante ouvir a moral que ele teve lá.

História engraçada: quando MC Eiht me enviava mensagens de texto, eu ouvia sua voz na minha cabeça ao ler seus textos. Ele diz ‘Chya’ em seus textos e ele diz isso exatamente assim na vida real. [Risos]

9. Swimming Pools (Drank)
Produzida por T-Minus

Kendrick Lamar: Essa é uma outra música que foca na influência das pessoas ao meu redor e na casa que eu cresci. Cada faixa flui em skits quebra a compreensão para que a música entre em outro skit.

Eu queria fazer algo que se soasse bem, mas que tivesse um significado por trás disso, ao mesmo tempo. Realmente trazendo esse mundo mainstream para nós, em vez de um repper com conteúdo ao longo da nação. Eu queria fazer algo que é universal para todos, mas ainda seja verdade para mim.

Qual a melhor maneira de fazer algo universal do que falar sobre beber? Eu venho de uma casa onde você tinha que tomar uma decisão — você era um bebedor casual ou você era um bêbado. É disso que essa música fala realmente, eu experimentando isso quando criança e tomando minhas próprias decisões.

MixedByAli: Com registros como esse, eu realmente vejo a música quando eu olho para ela. E quando ouvi o segundo verso e ouvi sua consciência entrando, eu sabia que precisávamos fazer algo para enriquecê-la ali mesmo. Então mudamos isso, fizemos algumas animações vocais e coisas assim.

Esse registro ocorreu quando T-Minus nos enviou a batida. Kendrick estava reproduzindo a batida e ele nem sabia o que fazer. Então, algumas semanas depois, ele gravou essa música e foi um sucesso.

Essa música foi realmente divertida ao mixar. Eu e Dr. Dre mixamos isso. A batida é realmente aberta para que você possa fazer o que quer que seja, até a confusão com os vocais. Então eu estava apenas brincando com alguns delays, alguns reverbs, aperfeiçoando-o, fazendo parecer realmente estranho.

Trabalhar com Dre é incrível, cara. Eu, com a idade que estou, cresci ouvindo a música desse cara. Dre é um gênio. Ele é um perfeccionista. E observando-o trabalhar, aprendi muito. Eu ganhei muita experiência e conhecimento, mesmo fora da música — tudo o que ele viu e passou em sua vida. Então eu sou abençoado por estar nessa posição. Ele disse que em 30 anos, toda a carreira dele, ele nunca se misturou com ninguém. Eu era como a primeira pessoa com quem ele já se misturou.

Sabendo que me fez sentir bem. Como, ‘Cara, isso é Dr. Dre!’ Ele conhece todas as frequências. Ele sabe todos os sons e ele sabe o que está faltando. Quando o álbum completo estiver pronto, ele pode apenas ouvir e saber que está faltando alguns hi-hats aqui. Ele pode fazer você voltar e improvisar. Não há ninguém melhor do que Dre.

T-Minus: Sou um bom amigo dos A&Rs da Interscope. Nós estávamos trabalhando juntos e ele tinha um monte de batidas minhas. Ele tocou para Kendrick e ele acabou se apaixonando por essa batida. Isso foi divertido. Eu estava pensando que talvez um artista de R&B iria entrar nessa batida.

Ele tinha a batida, ele gravou nela, e enviou de volta para mim. Eu fiz um pouco de pós-produção. No final, ele fez com que seu povo retivesse as coisas no registro, vocalmente e instrumentalmente. Essa é uma coisa que é realmente importante, obtendo essa produção pós-produção porque muitas vezes os produtores só querem enviar batidas e esperar que a música acabe acontecendo. Mas é preciso mais do que isso.

Kendrick e TDE, eles sabem o que estão fazendo. Eles têm um som que eles estão avançando e eles têm um estilo. É isso que é realmente importante. Eu acho que com os artistas nos dias de hoje, eles geralmente querem algumas batidas quentes para gravar uma música e é isso, gravar e soltar no mundo.

Com Kendrick, ele vem com todo o pacote. Não é apenas um disco quente, é um som. É uma coisa com a qual eu estou acostumado com Drake porque Drake tem seu próprio som. Nós gostamos de empacotar tudo. Nós não fazemos gravações quentes, nós gostamos de fazer projetos conceituais, álbuns conceituais. Então essa é uma coisa que eu amei sobre esse projeto.

Eu realmente não falo muito, mas esse registro eu sinto que tem muita integridade. As pessoas nunca abordam [alcoolismo]. Muitas pessoas, quando ouviram pela primeira vez, pensam que é apenas beber e os efeitos positivos de ficarem bêbados. Mas esse registro também fala sobre os efeitos negativos. O que é realmente foda porque muitas pessoas não querem tocar todas as outras coisas. Essa é uma das minhas faixas favoritas que eu produzi.

Punch: É uma faixa verdadeiramente enganosa se você é um ouvinte casual. Parece que estamos comemorando ter um bom tempo antes de realmente mergulhar no que ele está dizendo. Ele escreveu isso de forma enganadora propositionalmente. Se você for um ouvinte casual, divirta-se. Mas se você realmente é fã dele, você receberá a mensagem por trás da faixa.

Isso também faz parte do sua vida real, o que ele viu crescer como criança. Foi sempre em torno da minha casa e das famílias de muitas pessoas que conheço.

O álbum tem essa faixa na versão estendida porque ele joga mais na história geral. Então é talvez mais um minuto e meio a dois minutos de música.

10. Sing About Me / I’m Dying of Thirst
Produzida por Skhye Hutch, Sounwave / Like

Kendrick Lamar: Essa é a música que estou enfatizando o incidente real que mudou minha vida: um dos meus parceiros tinha morrido e eu estava ali para testemunhar isso.

Skhye Hutch: Eu tinha entrado com TDE através de Tae Beats [do Digi + Phonics] e Ab-Soul, que me abriu o ouvido e me deixou produzir no Control System. Kendrick me procurou por sons e outras coisas. Eu já estava na minha zona no momento, criando toneladas de batidas, então eu estava enviando-lhe coisas. Na verdade, eu ia enviar essa batida para Ab-Soul, mas eu segurei. Eu enviei para Tae e o deixei ouvir primeiro. Ele ficou louco e eu disse, ‘Eu vou enviá-la para Kendrick.’ Algumas semanas depois, Kendrick me chamou, ‘Yo, eu realmente preciso dessa batida.’

Eu não sabia que seria sua faixa mais pessoal. Eu tive um daqueles momentos de Kanye onde ele deu a batida de ‘This Can’t Be Life’ para Jay-Z. E ele disse, ‘Eu não sabia que seria isso [pessoal]!’ Eu não estava esperando algo pessoal. Eu apenas ouvi sua voz lá.

Este álbum inteiro, coletivamente, é uma peça incrível. Ele realmente coloca seu tempo em cada música, com seus pequenos improvisos — qualquer coisa. Ele é literalmente perfeito com isso. Kendrick é um indivíduo assaz complexo. Você acha que conhece uma coisa, mas nah, é outra coisa.

Ele muda sua mente a cada segundo. Sua mente está constantemente em mudança. É assim que muitos grandes fazem isso — até Dr. Dre.

Punch: Kendrick veio até mim e indagou, ‘O que você acha de juntar essas duas músicas?’ Imediatamente falei, ‘Sim, isso é genial, por que não?’ Essas duas músicas são provavelmente as músicas mais pesadas e profundas.

Kendrick Lamar: No mesmo dia [meu homeboy foi baleado], encontrei uma senhora mais velha. Eu não quero dizer que ela era religiosa, mas ela era uma dama espiritual que disse o que a vida realmente é para nós.

‘I’m Dying of Thirst’ representa estar em uma situação em que tudo isso acontece durante o dia, mas no final do dia, encontramos essa senhora particular e ela quebra a história de Deus, positividade, vida, sendo livre, e ser real consigo mesmo. Ela estava nos informando o que é realmente real. Porque você tem que deixar essa terra e falar com alguém de um poder superior.

Essa música representa ser batizado, a água real, mergulhando em água benta. Representa quando meu espírito inteiro mudou, quando minha vida começa — minha vida que você conhece agora, é aí que começa. O álbum inteiro é realmente próprio. Posso voltar e ouvir essas histórias e saber que elas são da realidade.

Like: Eu e Pac Div estávamos em turnê no ano passado com Mac Miller e no Dia de Ação de Graças tivemos um dia de folga na Carolina do Sul. Era como duas da manhã e comecei a fazer batidas. E essa que encontrei, em particular eu realmente estava emotivo. Algo estava me dizendo para enviar para Kendrick.

Eu não iria enviá-la para ele, eu tinha o seu e-mail, então eu entrei em contato com ele diretamente. Era como três da manhã quando eu terminei a batida. Eu enviei para ele e ele me bateu de volta, como, ‘Yo man, isso é uma loucura. Vou desligar as luzes e acender as velas ao escrever isso, cara. Isso é uma jóia.‘ Eu não pensei nisso, eu só sabia que era uma batida foda. Se ele não usasse, eu definitivamente usaria isso para mim.

Alguns meses depois eu encontrei ele no SXSW e ele disse, ‘Yo eu tenho clássicos para suas rimas.’ E eu estava dizendo, ‘Porra, é isso aí.’ E ele foi longe e pegou o iPhone e começou a jogar minhas batidas com seus vocais sobre isso — era como três ou quatro músicas. Eu era como, ‘Merda, mano, é isso.’

O Oeste — estamos trabalhando por um longo tempo, cara, e não para ser egoísta, mas sim, queremos o nosso reconhecimento de volta. Você sabe, não é o mesmo desde Tupac. Nós apenas nos certificamos de que os manos sabem o que há e ele definitivamente está segurando. Esse álbum poderia muito bem ser nomeado para um Grammy.

11. Real
Participando: Anna Wise
Produzida por Terrace Martin

Kendrick Lamar: Esse é o começo de mim reconhecendo tudo o que estava fazendo durante todo esse dia, isso não foi real. Todo mundo tem sua própria percepção do que é um ‘nigga verdadeiro’. Na maioria das vezes, um nigga real é um mano da rua ou alguém colocando algum tipo de trabalho e fazendo violência. Foi o que pensamos que eles eram. Alguém sobre essa vida.

Mas nesse registro, foi eu entendendo o que é real, e meu pai quebrando esse registro. Isso mostra a influência que ele teve na minha vida. O real é cuidar da sua família. O real é a responsabilidade. O real é acreditar em um poder elevado, acreditar em Deus.

O real é ter moral. O real é transportar-se de uma maneira que você não seja influenciado por ninguém. Você tem sua própria mente, sua própria visão da vida. Você não está fazendo o que é apenas a tendência ou fazendo o que as pessoas querem que você faça.

Punch: Terrace e Kendrick tiveram uma certa química. Eles têm trabalhado juntos por anos. Terrace é basicamente um membro honorário da Top Dawg Entertainment. Quero dizer, ele tem sido desde o início, mesmo que alguns dos membros do elenco original, de modo que é família. É assim como ele trabalha com Sounwave — eles têm sua própria coisa particular.

Terrace Martin: Eu estava em Nova York em Dezembro passado e tivemos algum tempo livre, então nós conseguimos um estúdio. Eu percebi que eu não tinha nenhum equipamento comigo, tudo o que eu tinha era o meu laptop. Qualquer um que me conhece sabe que eu gosto de usar o meu teclado. Então eu fiz meu homeboy enviar o Logic no email. Eu instalei o Logic e eu nunca tinha usado isso antes. Então eu disse, ‘Vamos fazer algo diferente. Foder tudo isso. Como você se sente?’

Eu estava brincando com uma banda brasileira na Blue Note em Nova York, então eu estava ouvindo samba nas últimas sete, oito noites. Eu nem vou mentir, quando ele entrou pela primeira vez na cabine e cantou o refrão, eu era como, ‘Esta merda é horrível.’

Mas então ele continuou empilhando vocais e eu continuei a ouvir as harmonias e as vibrações. É estranho porque não percebi que ele soava realmente como samba, verdadeira música brasileira com suas tonalidades em sua voz e tudo mais. Ele matou nisso.

Ele canalizou essa coisa brasileira da forma mais autêntica. Ele canalizou aquela melodia e um ritmo diferente em sua voz, uma tonalidade diferente. ‘Real’ é realmente um samba que não está escrito. Ele canalizou isso como se estivesse tocando na banda de Stevie Wonder há 20 anos.

Foi uma noite especial, e nós compramos um vinho barato — como menos de $2 e um grupo de garotas que parecia horrível e a música brasileira rolando, mas funcionou. Era a música brasileira de Compton. Em seguida, voltamos para Los Angeles e Dr. Dre mixou. Deus, isso foi demais.

Estou extremamente perto de Kendrick e Jay Rock, porque todos começamos juntos. Nós conseguimos nosso primeiro amor pelo dinheiro juntos. Nós conseguimos nosso primeiro desgosto juntos. Nos conhecemos há sete ou oito anos. Eu sempre estava tocando em clubes de jazz também e é por isso que todos nós adoramos porque eles gostam da minha influência de jazz sobre as batidas e sempre gosto do seu senso de poesia sobre minha música.

Kendrick Lamar é o John Coltrane de hoje. Porque se você tiver uma chance de ler o livro – JC Thomas escreveu no início dos anos 70 — é chamado Chasin’ The Trane. Ele descreve Coltrane como uma pessoa tímida e de fala suave que praticava oito ou nove horas todos os dias.

Coltrane era suave, como Kendrick, e ele queria ser melhor e melhor, como Kendrick. Todo mundo estava chamando Coltrane o melhor, mas ele disse, ‘Nah, eu não sou o melhor. Eu vou melhorar, e melhorar, e melhorar.’ A mesma coisa com Kendrick. Todo mundo está considerando-o o melhor, e ele estava dizendo, ‘Estou apenas tentando melhorar, melhorar e melhorar.’ Ele realmente se importa com a arte. Todo o resto é como uma coisa ofuscada para ele.

Coltrane reconheceu Charlie Parker, Sonny Stitt, Dizzy Gillespie e Thelonious Monk. Kendrick sempre menciona Snoop Doggy, DJ Quik, Ice Cube, Jay-Z — ele sempre menciona todos esses personagens em suas entrevistas, e essa é uma verdadeira experiência de humildade. Eu acho que artistas como esse vão por um longo caminho porque você tem que saber onde você esteve para saber para onde você está indo.

E Kendrick em seu rep vai com tanta intensidade como Coltrane ia com sua intensidade. Ele apresentará diferentes padrões e frases diferentes.

Em poucas palavras, é profundo. Se você ouve John Coltrane em Giant Steps, e você ouve a Section.80 e ouve a cadência, é quase idêntico. É estranho como esse pequeno filho da puta canaliza todas essas coisas sem ouvir essas coisas.

Esse espírito dos grandes do jazz e os grandes do hip-hop combinaram e colocaram um bebê em Kendrick Lamar. Estou falando sério. E é por isso que ele é um dos melhores. Não que ele seja o melhor repper, mas porque ele tem uma verdadeira compreensão da história e da própria forma de arte. Se você respeitar a arte, a arte irá respeitar você.

12. Compton
Participando: Dr. Dre
Produzida por Just Blaze

Kendrick Lamar: Esse é o começo da minha vida. Esse é o começo da positividade que eu mantive. Esse é o começo exato. O filme termina após ‘Real’. Você ouvirá o carregamento da cassete. Ele termina com ‘Real’. O novo capítulo começa com ‘Compton’.

Punch: ‘Compton’ é uma faixa que eu queria realmente colocar antes de ‘Recipt’. Eu senti como se fosse uma afirmação desse tipo com Dre porque era uma soma de todo o projeto.

Kendrick é tão perfeccionista que às vezes eu simplesmente deixo o estúdio. Eu vou embora. Acho que ele era bem as primeiras 20 vezes. Acho que ele tirou muito isso do Dr. Dre, porque quando Dre trabalhou pela primeira vez com ele no Detox, Dre realmente fez uma impressão para nós.

Kendrick Lamar: Uma das razões pelas quais a música perfeita é que a história por trás dessa música é incrível. Foi a primeira música que gravei com Dre. Foi a primeira vez que o encontrei e, na verdade, andando no estúdio, essa foi a batida que estava tocando. Ele estava me testando, para ver se eu conseguia — esse realmente sou eu performando, melhor do que aqui. Essa foi a primeira música. Foi uma ótima experiência. Nunca vou esquecer esse momento exato.

Punch: Estávamos na casa de Dre gravando às quatro horas da manhã. Nós estávamos trabalhando nessa música por horas. Dre disse, ‘Estou cansado. Eu vou dormir. Você pode continuar trabalhando se quiser.’ Ele foi para seu quarto, talvez 10 minutos depois você ouve a mesma música que estava trabalhando na explosão em seu quarto. Ele foi para o andar de baixo e trabalhou até as oito da manhã. E Dre, ele está configurado. Ele não precisa trabalhar mais um dia em sua vida. Então ao ver sua ética de trabalho, realmente nos deu uma impressão.

Kendrick não vai mudar ou se comprometer com sua arte. Então se ele não está pronunciando algo certo, ele vai se certificar de que ele conseguiu antes que o público ouça isso. Porque Dre desceu e trabalhou por mais quatro horas e ele não precisa fazer nada disso — ele está pronto para sempre.

Just Blaze: Nós sempre soubemos que o registro seria sobre Compton. Mesmo antes de tomar a decisão de fazer definitivamente um registro de Dre e Kendrick. Originalmente, isso era para Detox. Nós estávamos tentando descobrir quem nós íamos colocar e houve algumas revisões.

Dre, ele põe músicas colaborativas. Ele pode gostar de um par de barras de um verso de uma pessoa, um par de barras de um verso de outra pessoa. Então ele tinha um monte de pessoas escrevendo para ele porque ele estava tentando descobrir quem ele queria apresentar na música. Então Kendrick escreveu para ele. Quando ele decidiu colocar Detox em espera novamente, ele nunca esquecia sobre essa faixa. Ele era como, ‘Eu quero usar isso para mim e para Kendrick em vez de segurá-lo para o meu álbum.’

Uma das principais coisas sobre o registro é que eu gosto de meus registros ter um começo e um acabamento. Coisas assim tornam-nos mais memoráveis. Eu fiz o mesmo tipo com músicas como ‘Lord Knows’ de Drake no final. Eu sou legal se eu tiver um registro que acabe por gráficos e está em toda a onda. Mas eu gostaria de transmitir declarações e emoções, não apenas através de palavras, mas através da música. Então eu apenas tento dar às pessoas um sentimento ou algo que eles vão se lembrar muito depois que o single vem e é disponibilizado.

Quando eu tinha feito isso originalmente para Dre, era apenas um esqueleto, não estava totalmente finalizado. Então não teve abertura e fechamento. Voltei e adicionei esse sintetizador completo e vocoder no final de torná-lo um evento, finalizar o registro e fazer uma declaração. Mesmo que não seja necessariamente um registro de um som estilo L.A., eu queria tentar trazer o círculo completo. Eu queria que o registro refletisse o que eu faço, mas também reflita quem eles são, geograficamente e musicalmente, também.

Uma das coisas que eu sempre consegui das pessoas na Aftermath foi, ‘Yo, você é um dos poucos produtores que Dre realmente respeita e é realmente um grande fã.’ Então trabalhar com ele é sempre muito fácil, porque ele me deixa fazer. Isso em si é muito humilhante. Há momentos em que eu estou sentado lá me dizendo, ‘Yo, eu realmente estou no telefone com Dr. Dre.’ Posso pegar o telefone e levá-lo ao telefone. Não estou me vangloriando quando digo isso. É incrível porque esse é alguém que definitivamente foi parte integrante da minha história musical.

Estou feliz por estar aqui. Eu estou aqui há muito tempo e a vida útil dos produtores no hip-hop não é tão longa. Você recebe alguns registros, você está dentro e você está fora. Então, para mim, 15 anos depois, para estar aqui e ser parte de algo tão esperado, só agradeço.

13. The Recipe
Participando: Dr. Dre
Produzida por Scoop DeVille

Kendrick Lamar: Essa faixa é um single de rua. Esse foi o aquecimento para permitir que as pessoas realmente saibam o que está por vir. Scoop DeVille realmente chegou com essa batida e eu fiquei realmente falando sobre o quanto eu ia fazer com isso. Eu fui esgotado automaticamente. Eu compus, Dre entrou, arrumou, e foi assim.

Essa é a única que eu pensei que poderia ser uma faixa de rádio. Mas eu nunca quis minha estréia se tornar uma grande música porque então você tem que acompanhar isso. Eu não quero meu álbum — não quero que minha carreira comece nesse ponto mais alto e depois caia. Eu sempre quis escalar mais alto a cada passo. Tudo está configurado por um motivo.

Scoop DeVille: Stat Quo veio no meu apartamento para ouvir alguns beats. Ele estava vibrando pesado comigo. Coloquei a batida ‘The Recipe’ em suas mãos originalmente. Depois que Stat deixou minha casa, ele me ligou de volta meia hora depois e colocou Dre no telefone. Ele me perguntou se eu iria trabalhar com ele em algumas peças. Claro que eu disse que estava com isso.

Eu fiz a batida há cerca de um ano, mas eu sempre soube que havia algo especial sobre isso. Eu ouvi esse registro original estreando em uma estação de rádio aqui em Los Angeles (KCRW) e era muito difícil de gravar, então tive que fazer algo fabuloso. Então falei com Stat. Esse registro era um aspecto importante. Tenho a honra de ter isso como uma faixa bônus. Isso está apenas começando; espero mais colaborações comigo e TDE.

Punch: Queremos que você ouça algo novo. Nós não queremos soltar uma mixtape e largar um álbum inteiro com as mesmas músicas lá. Então o enredo básico da faixa um a doze, e as faixas bônus, são extensões à linha da história. ‘The Recipe’ é uma visão geral de Los Angeles fora de Compton, a L.A. inteira, então faz sentido que ela seja depois de ‘Compton’.

Nós fizemos um vídeo para isso, mas não veio exatamente como nós queríamos. No momento em que íamos e avançando com as edições ‘Swimming Pools’ estava pronta, então decidimos continuar com isso. Nós preferimos dar material novo para o álbum em oposição às coisas que já existiam há meses.

Dre fez o que deveria fazer: deu a Kendrick uma presença no rádio, que era algo que não tínhamos.

14. Black Boy Fly
Produzida por Rahki, Dawaun Parker

Kendrick Lamar: Essa música está falando sobre todos que eu vi ganhar na cidade quando eu estava crescendo. Eu falo em dois indivíduos particulares. O primeiro cara é Arron Afflalo, ele jogou para minha escola, Centennial High, e ele está na NBA agora.

E eu falei com outro mano, outro mentor meu chamado Jayceon Taylor a.k.a The Game. Antes de conhecê-lo, eu ainda estava na escola e reconhecendo que ele era de Compton e ele estava fazendo isso. Então eu pensei, ‘Porra, esses dois manos estão fazendo isso, e nós, o que estamos fazendo? Ainda estamos presos. Sem fazer nada.’ E isso está sendo inspirado por isso. É por isso que eu disse ‘Black Boy Fly’. Eles fizeram algo com eles próprios para sair da pobreza e fazer uma melhor situação com suas vidas.

Punch: Eu pensei que essa era uma música muito importante para Kendrick e o projeto, mas [não se encaixava realmente na narrativa das músicas regulares].

O problema com Kendrick é que o processo de gravação é meio estranho. Ele vai fazer algo e depois parar e fazer algo completamente diferente. Então, como semanas depois, ele voltava e adicionava quatro barras e mudava um refrão e colocava em algum outro lugar. É como um enigma para ele.

Não é como se ele estivesse se concentrando em uma música, terminando aquela música então passando para a próxima. Ele tem todas as peças sentadas na frente dele, onde ele está tentando fazer com que elas se encaixem. Ele é como um scanner indo e voltando para coisas díspares.

15. Now or Never
Participando: Mary J. Blidge
Produzida por Jack Splash

Kendrick Lamar: Esse sou eu reconhecendo tudo o que está acontecendo agora [na minha vida]. Dos shows para ir ao redor do mundo e estar inspirado por isso. Na verdade, vendo os [sonhos] que eu tinha anos atrás se tornando realidade e reconhecendo que isso é uma celebração. É uma faixa do tempo atual. O álbum bem sinistro, então, quando as pessoas estão apontando para onde eu estou hoje, é aqui que eu me encontro.

Eu não estou realmente concentrado em ir para o mundo de outra pessoa. É realmente sobre eles vindo até nós e vindo para as pessoas que andaram comigo desde o primeiro dia — meus fãs — e recebê-los em nosso mundo. Esse era o estado em que eu estava quando gravei essa faixa, o que eu queria transmitir.

Eu não estou realmente focado no que as massas pensam. Eu estou representando algo inovador das pessoas que realmente passam por certas situações e um dia em suas vidas, e elas podem experimentar isso comigo. Então é realmente sobre a outra massa que eu atrai para entrar em nosso mundo.

Punch: Essa música parece que os créditos rodam para um filme. Originalmente, era suposto ser Jazmine Sullivan no refrão. Sentimos esse tipo de música, precisávamos de uma presença como Mary J. Blige. Mary é a rainha do soul do hip-hop.

Manancial: Complex

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