Home Rap Nacional BaianaSystem lança versões estendidas de “Água” e “Fogo”

BaianaSystem lança versões estendidas de “Água” e “Fogo”

por ZonaSuburbana

O futuro não demora é acreditar no tempo presente. Agora podemos ouvir temas sinfônicos que buscam abrir os sentidos revelando imagens de uma terra que resiste, alimentando nossas matas ao som de mantras brasileiros. Obra composta pelo BaianaSystem em parceria com o Maestro Ubiratan Marques e a Orquestra Afrosinfônica, que traz uma arquitetura baseada em motivos melódicos do universo brasileiro e textos universais. Esses dois movimentos foram base fundamental do disco “O Futuro Não Demora” (onde aparecem em versão menor) e agora suas versões originais são lançadas separadamente, mas como parte central da obra.

Água” é originalmente uma peça instrumental que traz como elemento principal a fusão da música afro brasileira com efeitos e paisagens sonoras eletrônicas. O foco é o desenho melódico da guitarra baiana construída a partir do universo modal com intervenções de um canto das águas. O texto em yorubá fala do homem como parte da natureza e do quanto perdemos em nos distanciarmos de sua beleza e desembocou numa letra de Russo Passapusso em parceria com Antônio Carlos e Jocafi, ícones da cultura brasileira que tornaram “Água” um movimento ainda mais forte e poético.

Fogo” possui um caráter modal constituindo um desenho circular como chave fundamental, o texto desse movimento fala do homem novo, tomado por uma percepção natural e protegido dos satélites de comunicação de via única, que seleciona seus valores a fim de facilitar a implantação e comercialização, cujo resultado é a padronização. O fogo simbólico é apresentado aqui como uma nova consciência que se traduz em exemplo, vontade, respeito, arquétipos relacionados à reflexão do homem em estado de liberdade.

A audição é a mais importante de todas etapas dessa criação, é onde as camadas de sons da sinfonia se misturam com outros ambientes permitindo recriar, a partir de um som de nascença, novos tempos, novos comportamentos.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações