Home Rap Nacional BaianaSystem e Tropkillaz lançam remix de “Saci” com videoclipe concebido pela CAVE e AKQA

BaianaSystem e Tropkillaz lançam remix de “Saci” com videoclipe concebido pela CAVE e AKQA

por ZonaSuburbana

Assim que o BaianaSystem lançou o seu terceiro disco, “O Futuro Não Demora” (fevereiro de 2019), uma das faixas ganhou rápida projeção e receptividade ao vivo. Intitulada “Saci“, a música apresenta um personagem lúdico e passível de variadas interpretações dentro do álbum (e ainda perpassa o folclore brasileiro). Originalmente produzida por Dudu Marote, “Saci” acaba de ganhar novos contornos sonoros em um remix feito pelo Tropkillaz. As novas possibilidades também foram exploradas no campo visual por meio de um videoclipe, já disponível no canal de YouTube do grupo.

Percebemos que o ‘Saci’ permitia muitas interpretações e sempre pensamos nessa música como a ideal para dar autonomia interpretativa para outros artistas e outras linguagens“, afirma o BaianaSystem, que completa 10 anos de carreira em 2019. Daí, surgiu a somatória criativa do grupo com Rafael Kent, da Cave e responsável pela direção do clipe, e com a agência AKQA, referência no mercado audiovisual. Estes foram designados a reimaginar a figura presente no single. Gravado em São Paulo, o videoclipe de “Saci” apresenta um personagem mais urbano, mas, em sua essência, com os mesmos “superpoderes” do ser folclórico.

Apesar do Saci ter uma carga infantil, lúdica e ligada ao nosso folclore, na Bahia os termos “Saci” ou “Sacizeiro” é utilizado para personificar pânico ou consumo de drogas“, explica o BaianaSystem. “Nisso se cria uma linha tênue, muito perigosa e que destrói a possibilidade desse Saci se firmar como uma força, um espírito leve, de alegria e de uma inventividade típica do imaginário brasileiro; e que está ligado à nossa ancestralidade“, completa.

Com a abertura de horizontes proposta por Tropkillaz e o lançamento do videoclipe, o grupo segue na construção do seu inventivo e necessário discurso, reafirmando valores culturais, propondo o entendimento das suas referências e a contextualização do momento atual.

Você pode gosta

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações