Home EditorialDinossaurosRAP Assista as batalhas épicas de Rap disputadas por Eminem antes de se tornar o “Rap God”

Assista as batalhas épicas de Rap disputadas por Eminem antes de se tornar o “Rap God”

por Ricardo Santos

O “Rap God” anunciou recentemente o lançamento de um novo álbum e a produção de uma comédia sobre batalhas de Rap chamada Bodied.

Para ganhar o vulgo de Rap God o rapper de Detroit, Eminem teve que enfrentar duras batalhas ao longo de sua carreira, tanto na vida pessoal quanto na artística. Ele narrava suas batalhas contra seus “demônios” com o heterônimo Slim Shady, em pouco tempo se tornou uma lenda do horrorcore e logo do rap mainstream mundial. Então por que, não chama-lo de “Deus do Rap”?

Como vimos no semi-autobiográfico filme “8 Mile”, Eminem ganhou notoriedade nas ruas e atingiu a fama através de batalhas de Rap, e com a ajuda de seu fiel amigo Proof ele conseguiu superar a discriminação que sofria na época por ser branco no meio de uma cultura predominada por negros e também a crise familiar e a situação econômica de Detroit, até ganhar o mundo com suas rimas parcialmente cômicas, desaforadas e melancólicas.

Através do site NME conseguimos listar para vocês algumas batalhas de rap ‘fodas’, do Eminem antes de alcançar o estrelato.

 

 Contra Kuniva na loja de roupas Maurice Malone 

Em uma aparição na loja de roupas Maurice Malone (que recepcionava batalhas de Rap em meados dos anos 90) em 1996. Eminem batalhou contra – entre outros – Kuniva, que mais tarde se tornou membro da D12.

No vídeo dá para notar o senso de camaradagem que desmente a natureza aparentemente confrontante das batalhas de Rap.

Os rapperes em prática se abraçam depois que Eminem dá seu golpe final e indiscutível, enquanto muitas das melhores rimas são perdidas sob os suspiros e os gritos do público. Nela reside a verdadeira alegria de uma batalha de rap – é todo o teatro sob a fúria.

 

 Contra Rhymefest no festival Scribble Jam em 97 

Aparecendo no festival de hip hop de Ohio,Scribble Jam” em 1997, Eminem duelou contra o Rhymefest que domina o primeiro round enquanto Em’ saboreia o desejo de vingança. Infelizmente o vídeo só chega até este ponto do duelo.

 

 Contra Doseone também no Scribble Jam 

No mesmo ano e no mesmo festival citado acima Eminem enfrenta o também em início de carreira Doseone, rapper com palavras afiadas e um ‘speedflow’ deslumbrante comparável apenas com o Em’.

No vídeo Eminem compara Doseone com o ator hollywoodiano Mark Wahlberg que liderou um grupo de hiphop/rap dançante no começo dos anos 90, chamado Marky Mark and the Funky Bunch, o ator foi motivo de gozação causadas por esse hobby durante muitos anos, mas não se enganem ele já teve um hit no topo da Billboard.

 

 Quando Eminem fez um suco de ‘Juice’ 

Aqui vemos Eminem no caminho do estrelato, apenas dois anos antes do lançamento do inovador “The Slim Shady LP”. É inacreditável a sua superioridade sobre o oponente, Juice. O usuário do YouTube que subiu o vídeo, Jack England, descreveu o clipe da seguinte maneira: “Batalha impressionante, eu tive que comprar de um site de merda para que você assistisse de graça. Então você me deve 4 moedas”. O vídeo ultrapassou seis milhões de visualizações. Um investimento sábio, Jack.

Em’ humilha Juice com o verso: “Você não venderia duas cópias nem se seu álbum fosse duplo”.

 

 O freestyle que mudou a história do Rap 

Eminem foi descoberto por um estagiário da Interscope, que o viu surpreender o público nesta batalha californiana e ‘passou a fita’ para o olheiro Jimmy lovine. O produtor garantiu que a fita parasse nas mãos do Dr. Dre, que estava à procura de um apadrinhado. Dre o convidou para o estúdio de gravação em sua casa e jogou-lhe uma amostra, sobre a qual o rapper de Detroit rimou espontaneamente: “Hi / My name is / My name is / Slim Shady”. O restante da história vocês já conhecem.

 

1998: Eminem assina com a gravadora Aftermath Entertainment, especializada em hip hop fundada por Dr. Dre.5

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações