Home Agenda Ação de inclusão social une literatura e skate em Curitiba

Ação de inclusão social une literatura e skate em Curitiba

por Dj Abraão

Cada vez mais longe. Cada vez mais alto. Cada vez melhor. O skate parece exercer uma atração cada vez maior sobre as crianças e adolescentes, que se vêem fascinados com a possibilidade de se aventurar sobre o carrinho. Por outro lado, o número de bilhetes aceitos para embarcar na viagem da literatura parece sempre diminuir. Equilibrar essas forças é o desafio do projeto Manobra Literáriaque busca incentivar a prática do esporte, mas também apresentar o caminho da leitura como forma de inclusão social.

Com a sua primeira ação neste sábado (30) no Portal do Futuro Cajuru, a iniciativa dos alunos da Universidade Federal do Paraná tem o objetivo de usar o potencial do skate para canalizar a energia do jovem tanto física, por meio da prática esportiva, quanto intelectual, por meio da literatura.

Para tornar isso possível o projeto irá dialogar com aquilo que já faz parte do universo dos jovens para os quais o projeto é destinado. Por esse motivo, as atividades literárias irão tratar da linguagem do rap presente em artistas como Criolo, Rael e Emicida como entrada para a apreciação de obras como “Capão Pecado”, do escritor paulistano Ferréz.

Essa, no entanto, será apenas uma das quatro atividades que irão compor o evento, que vai dividir os participantes em dois grupos etários. Enquanto as crianças de 08 a 12 anos terão uma escolinha de skate e uma contação de história, os mais velhos, de 13 a 17, vão participar de uma oficina de manutenção de skate e uma roda de leitura.

Ao final do evento haverá ainda a distribuição de skates completos, peças isoladas e, claro, livros, levando em conta que em muitos casos os jovens têm interesse pelo esporte e pela leitura, mas não tem acesso ou condições materiais para praticá-los.

folder_Projeto Manobra LiteráriaPara viabilizar essa distribuição o Manobra Literária contou com diversas parcerias dos dois universos. A Freguesia do Livro, o Café Teatro Toucher La Lune, os site Campeonatos de Skate e Nosso Rolê, o Go Skate CWB, a Drop Dead Skate Park e o Ciclo de Leitura Ebulição Marginal se juntaram à vontade da equipe do projeto: o licenciado em letras, Chardie Batista, os jornalistas Guylherme Custódio e Anna Carolina Azevedo e o bacharel em História, Memória e Imagem, Tairon Villi.

 

 

O evento, que conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), que cedeu o espaço para a realização do mesmo, contará ainda com a exibição de documentários sobre os temas que envolvem o projeto.

Projeto Manobra Literária
Data: 
Sábado, 30 de Abril, às 14h30
Local: Portal do Futuro Regional Cajuru – Rua Guilherme Lowry, 1655 – UberabaCuritiba – PR

You may also like

Leave a Comment

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, se assim desejar. Continuar Mais informações