spot_img
terça-feira, abril 16, 2024

Últimos Posts

2005: Eminem, “Nós os atingimos”


[Este artigo foi originalmente publicado em Janeiro/Fevereiro de 2005 pela XXL]

Extra! Extra! Leia tudo sobre isso! Marshall Mathers retorna à sua revista favorita para falar sobre liberdade de expressão, sátira, raça, música, Michael Jackson e o presidente.
Preste atenção!

Entrevista: Chairman Jefferson Mao

Na área de espera do 54 Sound, um estúdio de gravação de última geração escondido em um trecho tipicamente indescritível da 9 Mile Road de Detroit, está se desenvolvendo um cenário que poucos fanáticos do hip hop poderiam imaginar: Eminem.

Tendo acabado de completar 32 anos, Eminem pode finalmente ser suficientemente maduro para fazer uma piada às suas próprias custas. No entanto, ele ainda é jovem o suficiente para apreciar os rudes crentes de um personagem de cachorro e fantoche com um sotaque engraçado.

Para mais informações sobre a dicotomia de Em, não procure mais do que o novo álbum do bombeiro loiro, Encore, um disco exemplar, apesar do fato de que o lado sério de Marshall Mathers e o mais doente do que nunca, Slim Shady, parecem estar se afastando ainda mais. Por um lado, as narrativas quase cinéfilas como “Yellow Brick Road” e “Like Toy Soldiers” abordam as controvérsias de 2004 envolvendo rixa com discernimento e habilidades de contar histórias magistrais. Por outro lado, números completamente escorregados como “Rain Man”, “Big Weenie” e “Ass Like That”, o encontram evitando conteúdo sério, experimentando brincar com flows únicos e associações de palavras aleatórias com a vertigem de uma criança testando brinquedos novos na manhã de Natal. Para cada “Mosh”, a nobre luta contra Bush, projetada para mobilizar eleitores jovens e inspirar uma nação complacente do hip hop, existe uma “Just Lose It”.

Falando de “Just Lose It”, há uma grande probabilidade de que você, meu querido leitor, esteja ciente de que o Slim Shady disse que o single se desencadeou com outra mega-estrela, muitas vezes incomodada, que uma vez representou a Motown. Problemas com a imagem satírica de si mesmo no vídeo da música, Michael Jackson chorou na imprensa e nas rádios, e várias figuras públicas (Robert Johnson, o comediante Steve Harvey, etc.) estiveram do seu lado apoiando a ideia. Também entre os simpatizantes de MJ, David Mays e o CEO da The Source, Raymond “Benzino” Scott reiterou as acusações anteriores de que Eminem fez “uma chacota” do hip-hop e (sem sucesso) pediu que ele retirasse a música e se desculpasse publicamente com o Rei do Pop.

Três dias depois que Bush retomou a Casa Branca por mais quatro anos, Eminem estava dando início ao seu extenso trabalho de produção no mais recente álbum póstumo de 2Pac, Loyal To The Game (um projeto que ele descreveu como “um sonho se tornou realidade”), para discutir o último lote de problemas que surgiram na disponibilização do Encore.

XXL: Com suas músicas mais recentes, parece que sua produção está influenciando seus vocais. Você está experimentando outras cadências, rimando na melodia mais do que nunca. Você está fazendo isso conscientemente?

Eminem: Hum, bem, eu vi uma citação recentemente do Nelly, onde ele disse que há reppers que ficam no topo do ritmo, há reppers que ficam atrás do ritmo e ele quer estar dentro da batida. E essa seria a melhor maneira de descrever isso. Quero dizer, eu não acho que eu e Nelly, de forma estilística, somos semelhantes. Mas eu definitivamente concordo com essa citação dele, porque eu também estou querendo estar dentro da batida, apenas ouvindo a melodia e bloqueando o ritmo. Seja qual for a bass line (linha de bairo) que está ali, qualquer que seja o drum (tambor), eu quero afundar diretamente nisso. Em The Marshall Mathers LP, fiquei um pouco melhor com as batidas, como ficar em cima delas. Mas no The Eminem Show comecei a enfatizar mais o hi-hat, em vez do snare ou do bass drum (bumbo; tambor), como em “Cleanin’ Out My Closet”. Toda vez que eu faço uma nova música, é como se eu estivesse aprendendo um novo truque.

Existem certas músicas neste álbum onde você parece ter mais vontade de se divertir com flows e colocar menos ênfase no conteúdo.

Eu sempre me concentro no lirismo, quer eu esteja tentando fazer um ponto ou estou apenas me esquivando. A música “Like Toy Soldiers” tem um loop de bateria de oito barras que parece bateria de banda. Cheguei em casa e estudei o padrão que estava fazendo. Eu escrevi as rimas diretamente. Apenas memorizei o padrão e aprendi de cor. Eu tentei fazer com que todas as palavras batessem nos kicks e snares.Geralmente quando eu comecei a gravar, as primeiras cinco, seis ou sete músicas foram sombrias, como algo realmente emocional. E então, geralmente no final, ​​entrei com Dr. Dre, e é aí que eu começo a fazer uma merda louca. Suas batidas mexem comigo. Elas apenas me inspiram a dizer coisas loucas. Quando eu ouço suas batidas, eu juro que suas batidas falam por mim. Então, com a melodia, não há nenhum truque para isso. Parece que as suas batidas estão dizendo tudo.Dre produziu “Just Lose It”, que foi uma das últimas músicas que você fez para este álbum, correto?

Sim, foi a última música. Nós meio que sentimos que não tinha um primeiro single ainda com as coisas que fiz aqui em Detroit. Então [Dre e eu] fomos a um estúdio na Flórida e acabamos de trabalhar no resto do álbum.Você, obviamente, se preocupa muito com o que você faz, mas eu sinto que suas coisas pessoais são sempre mais atraentes do que os singles de rádio.

Eu também sinto assim.Quando ouço “Just Lose It”, posso entender por que as pessoas comuns gostam disso. Mas não é a música deste álbum que vai me falar como um ouvinte do hip-hop.

Há um certo nível onde você deve seguir um meio feliz. Não vou disponibilizar nada que eu não tenha gostado, mas essa foi apenas outra música divertida. “Mosh” foi a única música realmente séria, com um humor e uma mensagem séria, que surgiu daquele grupo de músicas que fizemos [na Flórida]. Mas você tem um álbum inteiro para o qual deseja levar as pessoas. Você quer que a maioria das pessoas o ouça o mais possível. Então, se esses são os truques que você precisa fazer para que as pessoas o ouçam, e trazê-las para o seu álbum…O rep é habitualmente baseado em vendas de primeira semana. Sua maior semana tem que ser a sua primeira, e então, apenas começa a diminuir depois disso. Então você tem que tocá-los na caixa com um single. E de vez em quando não precisa ser um “Just Lose It” ou um “The Real Slim Shady”. [8 Mile] “Lose Yourself” saiu da caixa e não foi uma dessas músicas que eram uma coisa sem originalidade — uma música com significado para se divertir ou algo assim.Parece que você alcançou um nível de sucesso onde você poderia colocar um single de rua que também é seu single comercial, como Nas em “Made You Look”.

Bem, você sabe, tivemos discussões sobre isso — eu e Dre. E não é só eu correndo nessa cadeia alimentar. Não é só eu sempre chamando as responsabilidades. Eu não sou necessariamente sempre o meu próprio chefe, por assim dizer. Entre eu, o selo e Dre, tem que ser uma decisão mútua. Isso vai causar um impacto assaz grande? Nós fomos fundo nisso, resultou num lance muito sério e escuro para onde as pessoas nem sabiam que o álbum estava nas ruas. Por que não foi tocado no rádio? Você rola os dados assim? Ou você tira uma música como “Just Lose It” e joga lá para as crianças e para os clubes, e sabe que você tem algo como “Mosh” para acompanhar atrás para dizer: Isto é o que eu quero dizer. Esta é a minha mensagem? Eu consegui fazer você me ouvir, eu entendi seus ouvidos. Agora, aqui está a minha música que vai fazer uma declaração. Porque “Just Lose It” não é realmente sobre nada. Às vezes eu entro nelas com um humor engraçado onde eu apenas digo qualquer coisa.Quais são suas reflexões sobre toda essa situação de Michael Jackson? Ele veio e foi de certa forma, mas algumas pessoas vieram contra você.

Bem, eu realmente não pensei muito sobre isso. Eu pensei que era uma maneira fora de proporção. Quero dizer, há uma linha lá: “That’s not a stab at Michael/ That’s just a metaphor/ I’m just psycho” (Isso não é uma facada no Michael/ Isso é apenas uma metáfora/ Eu sou apenas psicopata) — basicamente [explicando] que vou dizer qualquer coisa. Isso é Slim Shady falando. Mas as pessoas não olham isso assim muitas vezes. [Quando filmamos o vídeo], começamos a tentar pensar nos ícones pop dos anos 80 que eu poderia me vestir — obviamente Michael era um deles, e Madonna — que não é a coisa mais agradável de fazer. [Risos] Mas você quer pegar o melhor de tudo das pessoas, e você quer que as pessoas riem e toda essa merda.Ei, você fez isso para Michigan.

[Risos] Sim… sem dúvida! Acho que [Michael] é muito sensível e ele provavelmente sentiu como se ele fosse o pior. Pensamos que seria igualado ao longo do vídeo. Estou fazendo movimentos do MC Hammer, o Pee Wee Herman. Obviamente, isso é uma piada.

Então, como você reage quando a crítica não vem de alguém da música como tendo isso por você — quando são outras pessoas?

É quando você tem que jogar as mãos para o alto, porque nem está em minhas mãos. Eu dropo o vídeo e as pessoas absorvem. Seja o que for que você faça, você aceita e cabe a você tomar sua decisão. Michael Jackson sentado à beira da cama com meninos pulando no final do vídeo — não é nada que ele não nos contou.Então se transforma em uma questão de raça. Então, esse cartão é puxado. E é como, Que porra é essa? Confie em mim, a última coisa que estava na minha mente era a raça [quando eu estava] vestindo como todo mundo nesse vídeo. Mas é a história da minha vida. As coisas parecem ser piores quando eu digo, quando eu as faço. As palavras parecem ser piores quando eu as uso. É quando faço algo que tende a ser pior. Se Chris Rock disser: “Michael Jackson apareceu ao tribunal, como Captain Crunch”, está bem. Mas se eu fizer uma falsificação…

Algumas pessoas acreditam, no entanto, que você não pode fazer uma piada sobre você mesmo. É verdade que Weird Al Yankovic iria fazer uma paródia de “Lose Yourself”, mas você não o permitiu?

Nós realmente o permitimos fazer a música. Ele fez a paródia. Fui legal com isso. Eu pensei que era engraçado. Houve algum tipo de problema [com o vídeo]. Não sei o que aconteceu. Mas não era entre eu e Weird Al. Era um tipo de problema entre Columbia e Interscope onde ele não podia gravar um vídeo.

Você discute a responsabilidade da rixa na música “Like Toy Soldiers”. Até que ponto isso se estende entre os seus colegas? Você está no remix “Lean Back” e fez uma música com o D-Block, mas, em seguida, Fat Joe e Jadakiss aparecem na música New York com Ja Rule, e Ja tem algumas coisas inflamatórias a respeito do seu acampamento. As pessoas acabam por ter que escolher os lados porque esses problemas ainda não vão desaparecer?Eu não sei. É uma pena ter chegado a esse ponto. Mas com uma música como “Like Toy Soldiers”, eu estava tentando enviar uma mensagem: Do meu lado das coisas, eu apenas viro as mãos antes de alguém na comitiva de alguém se machucar ou matar. O que “Like Toy Soldiers” significou para mim, metaforicamente, é que às vezes você se sente como um penhor em um jogo de xadrez entre gravadoras. Quando as rixas acontecem entre os artistas, as vendas tendem a inclinar-se. Muitas cabeças maiores nas gravadoras vão para casa e vão dormir à noite. E, entretanto, você precisa se preocupar quando você vai fazer o seu próximo show, como você tem que fazer uma música. Você tem uma comitiva de cem pessoas profundas, literalmente. Então, chega ao ponto em que fica ridículo. E essa foi a minha mensagem. Essa foi a minha maneira de simplesmente dizer: Olha, se vocês pararem, vamos parar. Porque eu estou jogando minhas mãos para cima. Estou tentando fechar este capítulo na minha vida.

Você tem algum arrependimento por não ter disponibilizado “Mosh” antes?

Sim, tenho um pouco de arrependimentos sobre isso. Nós conseguimos lá o mais rápido possível. Foi uma das primeiras músicas que misturamos. Mas estávamos tentando obter “Just Lose It” lá fora. Nós não queremos obter “Mosh” lá fora e sair muito político. Eminem nunca foi muito político. Nunca fui o rapper político do tipo militante. Acabei de ser o tipo de falar minha mente sobre certos assuntos que eu conheço. Fizemos o nosso melhor para sair assim que pudéssemos. Mas eu gostaria que ele pudesse sair duas semanas antes? Sim.

Certas personalidades de rádio de Nova York disseram: “Bem, a música de Eminem não fala sobre os problemas dos negros.”

[Exasperado] Eu não entendo por que eu estou constantemente batendo contra essa questão da raça. É uma dessas coisas, como… Eu e os rapazes do D12, simplesmente nos sentamos e olhamos para o mundo e somos como, Esses filhos da puta realmente não nos conhecem! Eles realmente não nos conhecem — apenas falando para a minha equipe. Quero dizer, eu olho para [Dre e 50 Cent] como família também, especialmente Dre. Eu olho para Dre como um salva-vidas. Dre salvou minha vida. Um homem negro salvou minha vida. Mas a gente no D12, todos os outros membros são negros. E nós nos olhamos e não nos importamos. Nós realmente não damos a mínima para a cor [que somos]. Do jeito que crescemos, aprendemos a superar isso.

Essa é a maneira como eu sinto o racismo começar. O racismo começa com as pessoas ignorando as culturas do outro, não misturando. Digamos que você tenha um quarto cheio de pessoas brancas. Se tudo que você fizer com pessoas brancas, e você não conhece nenhuma pessoa negra, e você não conhece pessoas asiáticas, qualquer povo hispânico, você está mais propenso a dizer alguma merda sobre um filho da puta que não está no quarto, entende? Você está mais propenso a dizer algo sobre alguém que não está lá, porque você não os conhece. Você tende a julgar — se você teve uma experiência ruim com uma pessoa de outra raça e a maioria de seus amigos são esta raça — e isso vale para qualquer raça. Se todos os seus amigos são negros e você não conhece pessoas brancas, você tem uma experiência ruim com pessoas brancas e você olha a forma como a sociedade é, você odeia todas as pessoas brancas. Vai em todos os sentidos, com cada raça. Pode ser de qualquer jeito. Se você me mostrar um filho da puta neste mundo que nunca fez uma sensação racial, nunca teve um pensamento racista em sua cabeça em algum momento de sua vida, quando eles eram um filho crescendo, eu vou te mostrar um maldito mentiroso!

Oh, eu nunca fiz isso… Concordo com você.

[Risos] Entende? Então, quando você tem alguém tipo — e eu não quero me recarregar na guerra —, mas a coisa entre eu e a revista The Source, não vejo essa merda morrer. Não vejo a rixa entre eu e o Benzino acabada. Talvez chegue um momento em que nos vejamos no mesmo lugar e não nos atacamos. Mas, no que me diz respeito, nunca chegará um momento em que eu possa me sentar e conversar com esse homem. Ou Dave Mays, qualquer um deles. Esses filhos da puta tentaram não apenas destruir todo o sustento da minha carreira, mas [eles tentaram destruir] o que o hip-hop fez racialmente na diversificação [da sociedade], tentando dar um passo para trás. Está muito doente. É doentio.

A última vez que você esteve na capa desta revista, eles descreveram você como o “melhor repper vivo”. Alguns leitores discutiram essa descrição e a usaram como uma plataforma para ventilar sobre você e a questão da raça. Você leu essas cartas?

Nah, eu não as li. Eles rasgaram essa página antes de me entregarem. Eu não posso sentar lá e me debruçar sobre isso. Não posso gastar minha energia assim. Você vê o que diabos eu estou fazendo. Estou gravando música. Estou ficando criativo. Você não vai me tirar da minha zona com toda essa merda estúpida. Porque, no final das contas, você não me conhece.

Você está satisfeito com o que você está no momento, tanto quanto sua vida e carreira?

Sempre procuro medrar em certos aspectos. Eu quero continuar crescendo no hip-hop e produzir mais registros. Tipo, só de colocar minhas mãos nesse projeto do 2Pac é algo fabuloso para mim em todos os aspectos. Eu sempre estou olhando para crescer como produtor. E quando eu decidir aposentar o microfone, eu ainda quero ajudar o hip-hop a construir e ajudar a evolução da próxima geração de MCs. E melhor como eu mesmo. Melhor como ser humano. Melhor pessoalmente. Nunca disse que era perfeito. Nunca afirmei ser perfeito. Eu cometi erros. Eu posso fazer mais.

Manancial: XXL Magazine

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca